fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

18 mar 2013

Hangout Gnóstico n°3: Cinema Gnóstico

No dia 24 de fevereiro de 2013 demos continuidade aos Hangouts Gnósticos que começamos há algumas semanas, numa iniciativa que foi lançada pela Sociedade Gnóstica Internacional para aproveitar as tecnologias da comunicação e reunir em um ambiente virtual os membros da comunidade gnóstica que estão espalhados pelas diversas partes do planeta.

Em nosso Hangout Gnóstico n°3: Cinema Gnóstico, fomos honrados pela presença do jornalista, escritor e professor Wilson Roberto Vieira Ferreira, que além de Mestre em Comunicação Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi e Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na USP, é blogueiro e responsável pelo blog Cinegnose.

O próprio professor Wilson define seu blog como um espaço “dedicado à divulgação e discussão de resultados de pesquisas e insights em torno das confluências entre Gnosticismo, em particular, e das representações e experiências do Sagrado no Cinema, Audiovisual e Cultura Pop em geral.”

Se você tem percebido nos últimos anos que muitos filmes vêm trazendo mensagens gnósticas em suas narrativas e personagens, recomendamos que você assista a esse Hangout.

Aproveitamos também para convidar a todos para que participem dos próximos Hangouts. Se você deseja fazer parte desta iniciativa, não esqueça que as atividades começaram sempre às 19:00h (BRST). Esperamos que todos estejam em frente às suas câmeras com pelo menos 10 minutos de antecedência. Fique atento ao fuso horário, pois em Curitiba estamos no UTC/GMT -3 horas.

O espaço de participação é limitado a até 10 pessoas, mas é possível assistir ao vivo diretamente no YouTube. Chegue cedo e garanta a sua participação, mas antes dê uma olhada nos links a seguir, pois eles podem ser úteis caso você nunca tenha participado de um evento como esse.

Se você ainda não sabe o que é um Hangout, aprenda aqui como funciona. Se você tem interesse em participar do Hangout, veja quais são os requisitos necessários. Você ainda pode precisar dar uma olhada em algumas informações adicionais. Caso queira apenas assistir AO VIVO, diretamente do YouTube, assine o canal onde os Hangouts Gnósticos são exibidos.

Assista ao Hangout Gnóstico n°3 abaixo:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Yhl93xiLO1k]

IMPORTANTE: este Hangout foi criado para promover o contato entre gnósticos de diferentes partes do mundo e para promover o diálogo amistoso e estimular o estudo e a prática dos mais variados assuntos que estejam relacionados ao Gnosticismo Universal, em especial as suas manifestações contemporâneas.

Participe do grupo da SGI no Facebook e acompanhe as novidades.

6 Respostas

  1. Boa noite Gostei tanto do debate que resolvi opinar. rsrsrs
    recentemente assistir um filme chamado “Vidas Secas 1942” recente mente descobri a Gnose e se não fosse por esse despertar da consciência jamais você será capaz de entender e sentir a essencial do filme.

    Obrigado

  2. Oi Marcus,

    Que bom que você gostou… E opinou!

    Pode nos dizer algo mais sobre o filme mencionado?

    O que parece haver de essencial nele?

    Abraços!

  3. Olá Giordano, eu ja tinha lido o livro de Graciliano Ramos na minha sexta serie eu acho e a historia é comovente por si só.
    A Versão do filme “Vidas secas 1942” que vi recentemente nos faz para e fazer um reflexão mas profunda, Vidas secas não por que se passa na Caatinga brasileira Vidas secas por falta de conhecimento do mundo e de si mesmos. Excluídos em um lugar esquecido saga e a luta de um família para se manter viva com dignidade e pela frente tudo contra até mesmo clima e em ma parte do filme o menino mais velho que é uma criança de 7 anos. ao ver um rezadeira fechar as feridas do seu pai que foi espancado e preso injustamente pela policia local. declamando rezas antigas católica misticas. ele escutar a rezadeira dizer inferno repetidamente. e Criança começa a se questionar e vai perguntar ao pai o que é inferno. o pai sem conhecimento para aliviar a duvida do seu filho o espanta. e o menino vai perguntar a mãe. mãe o que é inferno?
    ela se recusa a explicar, depois muita insistência do menino ela fala algumas palavras soutas como: lugar ruim,condenados e espetos quentes! depois de apanhar da mãe o menino sai e descobre ao faz o publico perceber que eles vivem no inferno. e fazem a escolha de partir em retirada como sendo a Marte marcha. para sair da zona infernal. acho que tudo no filme tem outro significado que faz menção a algum sentimento superior.

  4. nousvate

    gostei também,hoje em dia a tecnologia pode ser um grande aliado da gnosias.

    qualquer hora vou querer participar de algum tema também.

Deixe um Comentário