fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

29 maio 2011

Os Elementos Quimicos na Alquimia – Mercurio (1/2)

Conversaremos hoje um pouco sobre o Mercurio, um dos principais elementos da Alquimia. O Mercurio e um dos seis elementos que estao em estado liquido em temperatura ambiente ou naquelas proximas, sendo que, alem do Bromo, este e o unico elemento que encontra-se neste estado nas Condicoes Padrao de Tempertatua e Pressao (0°C e 1 bar).

Seu simbolo e Hg e seu numero atomico e 80. Comparado com outros metais, nao e um bom condutor de calor entretanto e um bom condutor de eletricidade. Estabelece uma liga metalica facilmente com outros metais, como o ouro e a prata, o que denominamos de “amalgama”. E insoluvel em agua e soluvel em acido nitrico, que os antigos alquimistas denominavam de “Aqua fortis”.

Sendo seu numero atomico 80, simboliza que existem num atomo com carga neutra 80 protons e 80 eletrons. Associando um estudo da Cabala com o Tarot, poderiamos reduzir 80 em 8+0= 8, nos remetendo ao arcano 8 do Tarot, este indicando dificuldades, provas, dor e sacrificios, adjetivos precisos associados ao trabalho com tal elemento interno. Podemos nos lembrar tambem das 8 provas de Jo.

Este elemento e conhecido desde a antiguidade e, por ter uma caracteristica metalica que nos lembra a prata, recebeu o nome de “hydrargyrum”, que significa prata liquida.

Desta forma, ja temos as primeiras informacoes para basear nossa reflexao, podendo nos iniciarmos as compreensoes sobre o Mercurio. Sabemos que a Prata esta relacionada a Lua, que representa a inconsciencia em nosso interior. Os alquimistas tinham o interesse de transformar a Lua em Sol, ou seja, metais comuns em Ouro.

O Mercurio e dificilmente encontrado livre na natureza, sendo mais comumente observado em um mineral denominado Cinabre que e, pasmem voces leitores, a uniao do Mercurio com o Enxofre (HgS). Aqueles mais versados em Alquimia ja devem ter observado que dois dos tres elementos mais importantes na Alquimia, o Mercurio e o Enxofre, estao unidos neste mineral encontrado na natureza – nossa eterna professora.

Este elemento tambem pode ser encontrado associado aos Hidrocarbonetos gasosos e liquidos, como o petroleo e betume. No post sobre o petroleo discorremos sobre o que sao Hidrocarbonetos – Uniao de Hidrogenio e Carbono – e quais sao suas simbologias alquimicas. Parafraseado Samael Aun Weor, nao devemos perder jamais nossa capacidade de assombro.

(Continua…)

 

2 Respostas

  1. nousvate

    Relações dos elementos químicos e as dimensões

    Podemos dizer que tudo energia todo em cima como em baixo o que muda basicamente e o peso átomo desta energia com aumentos das leis, por tanto todo produto químico também sofre mudança com aumento das leis dimensionais.

    As relações dos elementos esta diretamente relacionada com sua classificação e grupos que vem da própria região que foi criado.

    Partindo do mundo físico a gnose diz que e regido por 48 leis onde que 24 são física e 24 se mi, e que 24 e responsável pela a matéria e outras 24 pelas energia.
    E que 12 leis e responsável pelo o mundo astral e mental, e que 6 leis e do mundo causal.

    Partindo deste principio podemos dizer que são 48+12+6 que soma um total de 66 leis para se fixar a energia sexual no corpo físico tridimensional do homem.
    Estamos aqui falando somente da energia sexual.

    Temos aqui a influencias diretas de 66 produtos químicos direta dentro da energia sexual onde que 33 parte da sexta dimensão que são 6 átomos responsável pela a cristalização desta energia e outro 33 e aderido a energia no seu processo de condensação ate a terceira dimensão.

    Para que a energia sexual volte a criar ela precisa estar sendo movida por 12 leis que e chamado na gnose de hidrogênio si-12.1+2=3 o três a leis que cria. Ou os três átomos da criação pai, filho, espírito santo.

    Veja que a soma de todas as leis da sexta dimensão ate terceira se da um total de 66 , mas a energia sexual precisa estar movida por 12 leis para voltar a criar, as outras excedentes são para outros fins, por exemplo, para cristalização da matéria e suas realidade vida celular etc..

    Se tirar menos doze leis se tem 54 leis que corresponde a 54 elementos químicos pesados o que faz a energia bruta ser fixada na maquina humana e corresponder com os movimentos necessários à vida. Ou esta energia que todo usa para procriar para transformara os alimentos físico etc., já a energia transmutada e um estado mais leve tem que ser um trabalho direcionado que a qualificação do elemento químicos em outro estado,Qual o objetivo da transmutação sexual?Voltar ao principio da pro própria criação.

    E o principio da energia no corpo humano em sua forma original e regida por doze metais cujo seis partes da sexta dimensão e seis transita entre o mundo mental astral e físico. Cujo cada metal corresponde a um planeta que esta ligada a criação.

    Este metais formam a energia adequada para se criar os corpos do ser que depois tem que ser novamente elevado ate ser absorvido pela a lei do três.

    Ou seja, a energia básica esta que o homem nasce não e propicia à criação ela deve entra em um estado de elevação que a transmutação sexual dentro do laboratório.

    Este e o trabalho do alquimista e sua matéria prima e fogo e a água- são os princípios desta energia os mesmo princípio que deus usou par criar o mundo,aqui são duas leis que se junta e cria a terceira como copia fiel de si mesma.

    A união destes dois principia se cria o terceiro que o verbo a força, ação o movimento que seja aqui já temos três leis junta que se manietas e cria mais três e com isto nasce à sexta dimensão.

    Aqui temo três elemento básico água fogo ar, deste três vai sair três secundário que ao os reflexos do mesmo de cima.podemos dizer que o ar e o verbo o som que cria dentro do vazio imanifestado.

    E aqui se começa formar todos os elementos químicos que conhecemos quanto mais s vai descendo ate a terceira dimensão mais se vai ganhado variaços dos elementos químicos com isto se adequando as leis e seus níveis.

    O que faz irmos para as dimensões inferiores e adesão de novos elementos pesado na energia sexual. Um destes elementos são os metais frios que corresponde à natureza lunar ou os elementos que forma a energia negra.

    Podemos dizer o seguinte que quando se cria um
    determinado elemento químico se cria seu subproduto, ele se adere sempre às leis da região que esta suas expressões primarias.