fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

27 jul 2013

Palestra: Comunicação Empática e os Círculos de Cura

Comunicação empática é mais do que falar com o coração, é ouvir com ele. É estabelecer relações de parceria e cooperação, em que predomina a comunicação eficaz e a empatia. Nós vivemos numa sociedade profundamente enferma, que construiu os seus alicerces através de relações sociais profundamente violentas. É necessário não só pensar antes de falar, mas sentir.

Comunicação Empática e Círculos de CuraInspirado pela resistência pacífica de Gandhi, o americano Marshall Rosenberg desenvolveu um processo de pesquisa continuada intitulado “Comunicação Não-Violenta” (CNV) que traz alguns passos que nos auxiliam a olhar para dentro e melhorar a nossa comunicação, trazendo ações com bases em valores humanos comuns, necessidades compartilhadas por todos.

A conexão através do coração auxilia a nossa desprogramação dos paradigmas de domínio e poder sobre o outro para o poder com o outro, transformando a competição em cooperação. A comunicação pacífica baseia-se principalmente na compaixão, quando focamos a atenção no coração, no sentido que há por trás das nossas ações e palavras – lá onde pulsa a nossa humanidade compartilhada.

Ao buscarmos essa fonte para nossa atuação no mundo, abandonamos os padrões de ameaças e barganhas, aumentando no nosso empoderamento pessoal, trazendo a liberdade com responsabilidade. Havendo um ambiente propício para essa troca, cria-se um campo de conexão segura para as mudanças que cada um deseja pra si. Logo, a inteligência coletiva e a força do grupo ajudam a promover uma resignificação dos conflitos, reconstruindo relações, promovendo a cura de traumas e feridas.

Nesta palestra os temas serão abordados de forma teórica e prática pela Olívia Braschi, a qual promove encontros, vivências e palestras sobre educação, autoconhecimento e desenvolvimento humano. Formada em Direito pela PUC-PR, atua na área humanística em parcerias com diversas iniciativas como Programa Germinar, Instituto Nhandecy, Roda Experience, Sociedade Gnóstica, Holística Comunicação, Maternarum, Inovar para Educar, Projeto Papo Livre e em especial a causa Educação Livre, Crianças Felizes.

Informações essenciais sobre o evento:

DATA: 29 de julho de 2013 (segunda-feira).
HORÁRIO: início às 19:30h e término às 21:00h.
LOCAL: sede Curitiba da Sociedade Gnóstica Internacional (SGI)
ENDEREÇO: Rua Voluntários da Pátria, 475, sala 1608, Edifício ASA (mapa).
PROFESSORA: Olívia Braschi
TELEFONE: (41) 3209-6431 ou (41) 8865-6431.

Contrapartida Consciente: todos são co-responsáveis pela realização e sustentabilidade do evento, sendo convidados a contribuir de forma livre e voluntária, na medida que se sentirem tocados pelo evento e dentro da sua possibilidade financeira.

2 Respostas

  1. Sou fã das ideias que seus boletins veiculam. Aprendo muito com vocês e repasso a outras pessoas por meio do coletivo Plasticine (www.plasticine.com.br). Gratidão ao trabalho bonito que vocês realizam.

Deixe um Comentário