fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

4 maio 2011

Palestra: A Gnosis de Jung

Ao longo do século passado, teóricos da psicologia desenvolveram diversas abordagens terapêuticas, com o objetivo de melhor compreender a origem do sofrimento humano. A maior parte destas abordagens se concentra no estudo das funções cognitivas, das emoções, das interações sociais e dos comportamentos dos indivíduos.

Mesmo nos dias atuais, a psicologia não acomoda de maneira apropriada as inclinações místicas e religiosas do ser humano. Quando muito, rotula a espiritualidade como uma espécie de subproduto de processos cognitivos, fechando os olhos aos horizontes psíquicos aos quais ela pode conduzir.

Entre as louváveis excessões à este mau hábito científico encontramos Carl Gustav Jung, eminente psiquiatra suíço e fundador da Psicologia Analítica. Jung considerava que a experiência espiritual era essencial para o bem-estar dos seres humanos.

A palestra desta segunda-feira, dia 09 de maio de 2011, abordará o fascínio que a Gnosis e o Gnosticismo exerciam sobre Jung. Além de sua famosa colaboração para o estudo e a difusão dos documentos gnósticos da Biblioteca de Nag Hammadi, Jung faz uso constante de símbolos gnósticos ao longo de toda sua obra.

Informações essenciais sobre o evento:

DATA: 09 de maio de 2011 (segunda-feira).
HORÁRIO: início às 19:30hs e término às 20:30hs.
LOCAL: Lumisial Gnóstico Pistis Sophia de Curitiba.
PROFESSOR: Giordano Cimadon.
TELEFONE: (41) 3024-3717.
ENTRADA FRANCA.

Participe e traga seus amigos.

3 Respostas

  1. Claudio Dantas

    Bom dia amigos.
    Tenho como receber, com antecedência essa programação de palestras? Moro em Guarapari, Espírito Santo e palestras como esta, sobre a Gnosis de Jung, muito me interessa, mas só tomei conhecimento, por email, hoje 05/05 o que inviabiliza qualquer tentativa, devido a distância em que me encontro do evento, precisaria me programar com mais tempo, passagens etc…
    Agradeço.
    Claudio Dantas

  2. Antonia Volpato

    Bom dia, muito louvavel uma conferência publica aberta e gratuita a todos,lamentavel o fechamento dos cursos que tinhamos antigamente,justamente neste momento em que a humanidade mais precisa de uma “IGREJA”, alternativa e não encontra nada de ensinamento real, porque o verdadeiro ensinamento gnostico ficou retido para poucos que ja o teem,dentro dos Lumisiais,circulos internos etc, e nem por isso o praticam, ao invés de fechar as escolas gnosticas, todos os grupos deveriam te-los transformado em “Igrejas” e passarem a verdaeira religião na sua mais pura essência,com dois fatores como catecismo mesmo,e mais além o terceiro fator o ” NASCER”.

  3. nousvate

    realmente este foi um personagem diferenciado
    e com sua vida construiu ao longo do tempo uma referencia importante para o gostosíssimo.

    seu pensamento era levado as grandes questões tão discutidas na sua época,estas questões também fez o próprio mestre samael escrever varias obras sobre psicologia e sexologia.

    o que mais observo em Jung e seu espírito de liberdade de ideais ele apesar de ser um intelectual formal transitava-se no mundo espiritual e oculto e místico.

    era permeável com suas ideais e investigatórias e com as questões pouco aceitável no meio ortodoxo, ele ia alem e surpreendia.

    sues conceitos foram de grande respaldo perante a comunidade intelectual da época e ate os dias de hoje.

    talvez froid se tiveste dado mais atenção a jung ele mesmo teria mudado de idéia muitas vezes sobre suas teorias.

    a idéia da psicanalista freudiana e uma tentativa de explicar algo que muitos vezes não esta presos a normas e regras.

    jung tinha uma mente livre e não se prendeu a grande ilusão freudiana e avistou alem do mero pensamento freudiano.

    o que froid definia como real e imutável, jung definia como possibilidades relativas com dupla dualidade não fixada a um único existencialismo.

Deixe um Comentário