fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

20 nov 2011

O Dinheiro como Dívida (Documentário)

Existem dois grandes mistérios que dominam nossas vidas, e estes são o amor e o dinheiro. A questão do amor já foi muito estudada e explorada em contos, mitologias, canções, livros, filmes e programas de televisão. Mas o mesmo não se aplica à questão do dinheiro.

Não é de se admirar que não exista um grande sucesso do cinema que trate da teoria monetária. Afinal de contas, esta é uma matéria que nem sequer é abordada nas escolas.

Para a imensa maioria das pessoas, o dinheiro vem de uma máquina que cunha moedas e imprime cédulas, e isto leva a crer que o dinheiro é algo criado pelos governos. Algo que só é verdadeiro em parte.

Se existe uma Casa da Moeda responsável pela emissão de papéis, existem também grandes instituições privadas responsáveis pela criação de grandes quantidades de dinheiro.

Produzido pelo canadense Paul Grignon, o documentário Money as Debt dura apenas cerca de 40 minutos, mas ilustra de forma bastante objetiva como o dinheiro é criado, e quais são as consequências deste processo para todos nós.

Ele nos mostra como a é feita a produção e a distribuição do dinheiro, num processo muito semelhante ao utilizado pelos cassinos, onde tudo é montado para enganar o ser humano.

Assista abaixo ao documentário completo:
(legendas em português)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NoGZ3-CMzJg]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-h_Z6BTnVPc]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7S2pE70Re3I]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sCxVLgc-2iU]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KFythi4sdSo]

2 Respostas

  1. nousvate

    Particularmente já fiz um estudo para mim mesmo sobre essa questão tão polemica dinheiro verso espírito.

    A pessoa na gnose tem grande dificuldade de conciliar trabalho com finança e ate mesmo às pessoas em geral não sabe equilibrar essas duas questões espírito e o financeiro.O que se sabe e que o dinheiro e muito importante na vida de quaisquer pessoas seja ela de qualquer crença, o que estraga em todos e o ego que esta dentro de todos nos , não se tem a felicidade por meio do dinheiro mas tem por meio dele as possibilidades de se fazer algo em um jogo de poder nesse mundo capitalista.

    Existe um mistério esotérico e profundo na questão financeiro esta relacionado ao poder do cristo social e o cristo cosmico.

    Paz.

Deixe um Comentário