fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

18 set 2011

Encontros com Homens Notáveis (Filme)

Encontros com Homens Notáveis é um filme britânico de 1979, dirigido por Peter Brook e baseado no livro homônimo de G. I. Gurdjieff. O filme conta a história de G.I. Gurdjieff e suas viagens em busca da iluminação e do desenvolvimento interior. Começa com sua infância e segue sua viagem pela Ásia Central, enquanto ele descobre novos níveis de espiritualidade através da música, da dança e de encontros com a morte.

Filmado quase inteiramente no Afeganistão, já que as sequências de danças foram filmadas na Inglaterra, narra a busca de Gurdjieff e de seus companheiros pela verdade, seguindo a proposta do livro. Contudo, no filme esta busca resulta na iniciação de Gurdjieff nos mistérios da Irmandade Sarmoung. O filme é notável por tornar públicas algumas visões do Quarto Caminho, a escola criada por Gurdjieff.

O livro Encontros com Homens Notáveis é a autobiografia de Gurdjieff. Conta a história de sua juventude e de suas experiências com o fantástico, além de suas recordações acerca dos homens notáveis que encontrou, começando por seu pai. Incluem o sacerdote Pogossiano, da Igreja Apostólica Armênia; o bêbado Soloviev, o príncipe Lubovedsky e um príncipe Russo com interesses em metafisica.

O livro é a segunda parte da trilogia conhecida como Tudo e Todas as Coisas, escrita por Gurdjieff entre 1924 e 1935. Sua narrativa nos guia através de um viagem que o próprio Gurdjieff realizou. O autor pretende investigar o que chama de fábrica humana sob o ponto de vista da totalidade de seus centros de energia – motor, instintivo, emocional e intelectual – e a forma de harmonizar os diversos aspectos do ser.

Para isso, é fundamental desenvolver o conhecimento de si, por meio da observação de si. Para tanto, Gurdjieff não se limita à palavra escrita, mas operava em seu trabalho com danças sagradas – trazidas de suas andanças pelo Oriente, em particular de seu contato com os dervixes de Istambul e de outros países – e a música – transformadas em composições com a ajuda de seu discípulo Thomas De Hartmann.

O sistema de Gurdjieff parte do pressuposto de que os homens estão dormindo, são máquinas ambulantes que não sabem o que fazem. Isto porque o que geralmente achamos que é o EU é, na realidade, um conjunto de EUS que povoam nosso psiquismo. Este é o elemento central de sua proposta de trabalho, inspirada nas antigas ideias gnósticas.

Assista abaixo ao filme completo:
(legendado em português)

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=A2XaNLGIbUY]

7 Respostas

  1. Wilma

    Boa tarde Giordano

    O vídeo do filme Encontro com Homens Notáveis foi retirado do site? Ao abrir consta que o vídeo não existe. Grata Wilma

  2. lourdette brito saraiva

    Giordano,

    Você teria este filme legendado em Português?

    Fico no aguardo do seu retorno.

    Grata pela atenção.

  3. Oi Alice,

    Obrigado pelo seu comentário.

    O vídeo foi removido do YouTube, e por isso não é mais possível assisti-lo.

    Quando encontrarmos novamente, voltaremos a postar no site.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

Deixe um Comentário