fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

18 set 2014

Resumo do 5º Congresso da Confederação Gnóstica Mundial

Recebemos no dia de ontem um comunicado internacional trazendo o resumo do 5º Congresso da Confederação Mundial de Instituições Gnósticas. Considerando a sua importância para toda a comunidade gnóstica, decidimos traduzi-lo e publica-lo aqui, de modo que um maior número de pessoas possa estar ciente dos recentes desdobramentos desta maravilhosa iniciativa.

Para aqueles que ainda não conhecem, a Confederação é uma instituição sem fins lucrativos, que foi criada para agrupar associações gnósticas de diferentes partes do mundo, e assim criar laços de fraternidade que permitam trabalhar de maneira mais eficaz na difusão dos ensinamentos gnósticos. Segue abaixo o comunicado, escrito na forma de um resumo das atividades do Congresso:

Confederação Mundial de Instituições GnósticasO Congresso da Confederação Gnóstica Mundial aconteceu na cidade de Pereira, na Colômbia, entre os dias 15 e 18 de agosto deste ano, e contou com representantes de 10 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, EUA, Guatemala, México, Peru e Venezuela.

No evento houve o estreitamento dos laços de amizade entre diferentes instituições, tais como o Instituto Gnóstico de Investigação, do Peru, a Igreja Gnóstica da Colômbia, a Igreja Gnóstica da Venezuela, a ACCENPA da Argentina e muitos outros grupos que vieram de diferentes latitudes.

Os filhos mais velhos do Mestre Samael estiveram presentes e cada um deles deixou suas palavras. O Dr. Salomón Dueñas Gomez saudou os participantes e, em seguida, convocou os diferentes líderes de cada país para participar na elaboração dos estatutos que serão a base da Confederação das Instituições Gnósticas.

Então, o Sr. Imperator Gomez Dueñas disse a todos os participantes que era necessário não criar seguidores da Gnosis, nem do Mestre Samael, nem de ninguém, já que os seguidores se convertem em escravos dos líderes. Disse ainda que devemos ensinar aos estudantes a saber governar a si próprios e a tomar suas próprias decisões, para que desta maneira assumam a responsabilidade por seus atos. Ele também denunciou os líderes gnósticos da chamada Nova Ordem de Honduras, que se apropriaram da palavra Gnosis e a transformaram em marca registrada, impedindo assim a formação de novas instituições gnósticas que entregam os ensinamentos.

O evento foi animado por grupos musicais das tradições pré-hispânicas, representando a Argentina e a Colômbia. As danças regionais da Colômbia foram apresentadas pelo grupo de Chinchiná, da Colômbia, que recebeu os aplausos dos presentes.

Houve uma grande quantidade de conferências, todas elas voltadas para o Crescimento Espiritual e a Liberdade Interior.

Entre as conferências que se destacaram, sem querer diminuir as demais, estão:

A) Onde as Crianças se Transformam em Estrelas, apresentada pela Dra. Inés Gozet, do México.
B) Acordismo (união, serviço), apresentada pelo Sr. Sergio Linke, do Brasil.
C) O Poder do Perdão, apresentada por Enio Chiapetti, do Brasil.
D) Nutrição Consciente, apresentado pelo Sr. Jhon Fernando Montoya, da Colômbia.

O Sr. Germán Gutierrez mostrou as imagens do Monastério Gnóstico Melquizedec, localizado nos arredores da cidade de Bucaramanga, na Colômbia, e o colocou à disposição de qualquer instituição ou grupo gnóstico que quiser fazer uso de tais instalações, sem exigência de pagamento ou logística, mas desde o propósito seja o serviço à humanidade, e não a exploração econômica.

ACCENPA, da Argentina, mostrou fotos do Templo de Alden, e os avanços das novas instalações para receber visitantes do exterior.

O Sr. Jorge Torres apresentou o Monastério de Ocaña, na Colômbia, e também o colocou à disposição de todo o mundo.

O Sr. Guillermo León Quintero enviou um vídeo no qual saúda a todos os participantes e os convida ao Monastério da Amazônia para fazer o curso de missionários no mês de fevereiro do próximo ano, aproveitando a tranquilidade da floresta e a ausência de tecnologia.

Para terminar com chave de ouro, no dia 19 foi realizada uma excursão para um lugar chamado Océano, nos arredores de Pereira, um lugar preparado para retiros espirituais em meio à bela vegetação. Ao sair dali, o grupo se dirigiu a Salento, pequeno povoado de beleza típica e inigualável, onde puderam comprar produtos típicos da região.

O evento foi marcado pela amizade, sinceridade, fraternidade, companheirismo e de maneira notável não houve culto à personalidade de ninguém, e pode ser vista e sentida a maturidade das pessoas que praticam os ensinamentos gnósticos.

Não houve discordância, nenhuma ambições de poder, nem imposições de qualquer espécie.

Ramon Hernandez Piña
Responsável pela Divulgação

Para mais informações sobre a Confederação, acesse:
www.gnosisconfe.org/site

Deixe um Comentário