fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

12 maio 2011

Palestra: Alquimia e Psicologia

Entre as mais variadas tradições místicas e esotéricas que propõem a busca pela transcendência e o retorno à natureza espiritual, ou seja, ao Ser, a Alquimia pode ser considerada uma das mais ricas em símbolos e alegorias. Como dizia o próprio Carl Gustav Jung: “a Alquimia representa a projeção em laboratório de um drama ao mesmo tempo cósmico e psicológico.”

Com grande maestria, este gênio do gnosticismo moderno utiliza de forma clara e objetiva a rebuscada metáfora dos velhos alquimistas para ilustrar o processo de individuação, elemento central da abordagem junguiana do psiquismo humano, e que corresponde à busca da perfeita realização da pessoa humana.

Esta tradição antiga e de origem incerta, inspirou sonhos e quimeras nos ambiciosos, mas serviu de caminho aos que souberam enxergar para mais além de meras substâncias químicas e seus recipientes. O objetivo dos ensinamentos alquímicos é promover a transmutação de metais pesados em preciosos, ou seja, do chumbo da personalidade no ouro do espírito.

A palestra desta sexta-feira, dia 13 de maio de 2011, promoverá a reflexão sobre os principais elementos que compõem o processo alquímico medieval e estabelecerá a conexão dialética com os princípios anímicos que correspondem a estes elementos.

Informações essenciais sobre o evento:

DATA: 13 de maio de 2011 (sexta-feira).
HORÁRIO: início às 19:30hs e término às 20:30hs.
LOCAL: Lumisial Gnóstico Pistis Sophia de Curitiba.
PROFESSOR: Giordano Cimadon.
TELEFONE: (41) 3024-3717.
ENTRADA FRANCA.

Participe e traga seus amigos.

4 Respostas

  1. fabiano garcia

    ola gostaria de ministrar palestras sobre alquimia algum interesse de voces?

  2. Bom dia! Tenho profundo interesse nestes assuntos, na próxima ocasião destas palestras, estarei presente, abraço

  3. elizabeth ribeiro

    peco avisar-me sobre eventos , cursos e palestras sobre esses assuntos , a serem realizados no rio de janeiro

Deixe um Comentário