fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

10 abr 2012

Palestra: O Iluminismo, a Teosofia e o Ocultismo

O espírito da Renascença, que resgatou a sabedoria clássica, e com ela os princípios originais do gnosticismo, preparou a civilização ocidental para a chegada do Iluminismo. Foi quando surgiu uma nova onda de ocultismo, como reação às religiões oficiais e como manifestação da liberdade de pensamento.

Este período viu o nascimento ou a consolidação de irmandades ocultas, como a Fraternidade Rosacruz e a Maçonaria Especulativa. O cristianismo foi estudado sob uma perspectiva mais mística, e as bases do espiritismo francês e do espiritualismo norte-americano.

Já no final do século XIX, a tradição esotérica ocidental se viu dividida em duas partes, especialmente graças ao surgimento da figura de Madame Blavatsky. Ela formatou a Teosofia, um conjunto de ensinamentos que, mesmo baseado nos princípios herméticos, deixou de lado a alquimia, a cabala e a magia para focar nos sistemas orientais de yoga.

Por outro lado, surgiram ordens iniciáticas derivadas da maçonaria que continuariam a tradição em sua formatação mais clássica, enfatizando o a Teurgia, especialmente no caso dos grupos ocultistas como a OTO e a Golden Dawn, influenciados pelo trabalho de Eliphas Levi e levadas a cabo por personagens como Westcott, Mathers e Crowley.

Esta palestra faz parte de um Ciclo de Conferências sobre o Gnosticismo e a Tradição Esotérica Ocidental, que está sendo realizado na UNIPAZ Paraná. Você pode conferir as informações gerais sobre este Ciclo clicando no artigo sobre o Gnosticismo e a Tradição Esotérica Ocidental ou na página do evento no Facebook.

Nela serão abordados os elementos herméticos presentes nas manifestações esotéricas durante o Iluminismo e a Idade Moderna, onde a tradição esotérica ocidental foi dividida em duas partes, uma pendendo ao orientalismo e outra mantendo em suas práticas cerimonialistas o caráter clássico ocidental.

Informações essenciais sobre o evento:

DATA: 16 de abril de 2012 (segunda-feira).
HORÁRIO: início às 19:30h e término às 21:00h.
LOCAL: UNIPAZ Paraná.
ENDEREÇO: Rua Prudente de Moraes, 327 (mapa).
PROFESSOR: Giordano Cimadon.
TELEFONE: (41) 3027-6722 ou (41) 3018-0223.
ENTRADA FRANCA.

1 Resposta

Deixe um Comentário