fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI
Categoria

Meditação

Palestra: Meditação e o Mundo Interno como Base da Experiência

Entre os objetivos propostos pela meditação budista estão o aumento da concentração, a sensação de tranquilidade e a habilidade de perceber o próprio mundo interior. E são exatamente esta percepção e a compreensão de que ela é a base de nossas experiências os temas desta palestra que tratará da meditação de uma forma profunda e ao mesmo tempo prática.

O Samurai e o Mestre Zen

Há muitos séculos vivia um poderoso Samurai, muito hábil com sua espada. Era tamanha a sua destreza que ele se tornou um guerreiro muito orgulhoso. Certo dia, resolveu fazer uma visita a um Mestre Zen. Por mais altivo que pudesse ser, quando ficou frente a frente com o Mestre e se deu conta de sua sabedoria, o Samurai percebeu que se sentia inferior à ele.

Palestra: Meditação e Equilíbrio entre Corpo, Mente e Emoção

Meditação é a arte de acalmar a mente e se concentrar em um objeto. Ela pode ser utilizada para o relaxamento e a redução dos níveis de estresse, trazendo como consequência a noção clara de que existe uma conexão entre a mente e o corpo, facilitando assim a nossa capacidade de lidar com os momentos de desarmonia pelos quais passamos em nossas vidas.

Os Ratinhos Astutos e o Gato Traiçoeiro

Apesar de sua simplicidade, algumas histórias carregam grande sabedoria e representam aspectos bastante práticos dos processos pelos quais atravessa a alma humana. É o caso deste conto que fala sobre dois ratinhos astutos e um gato traiçoeiro, e oferece uma dica preciosa a respeito dos processos de meditação e despertar da consciência.