fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI
Categoria

Filmes

Eu Maior (Filme)

Combinando imagens espetaculares da natureza e da civilização humana com depoimentos de grandes expoentes das mais diversas áreas do conhecimento humano sobre o ser humano e o universo, incluindo líderes espirituais, artistas, cientistas, artistas, intelectuais e esportistas, o filme Eu Maior traz uma reflexão contemporânea sobre autoconhecimento e busca pela felicidade.

CineGnose: Matrix

Seguindo com nosso projeto CineGnose, um encontro mensal que tem como objetivo refletir sobre os princípios gnósticos na sétima arte, neste domingo dia 1° de setembro, vamos nos reunir às 16:00h na sede da Sociedade Gnóstica Internacional em Curitiba para assistir e comentar o filme Matrix, aquele que talvez seja um dos mais ricos em elementos gnósticos de todos os tempos.

CineGnose: Revolver

Este projeto nasceu da inspiração através da sétima arte e toda magia que ocorre quando encontramos fora de nós os princípios que fundamentam o nosso trabalho interno. Refletir sobre os elementos gnóstico no cinema já foi tema de Hangout com Wilson Ferreira, que realiza um trabalho consistente através do blog CineGnose, homenageado com o título da atividade.

A Revelação das Pirâmides (Documentário)

Este documentário de alta qualidade apresenta reflexões bastante pertinentes sobre uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, fazendo à comunidade científica as perguntas mais desafiadoras, e recebendo dela as respostas mais incríveis, para com isso remover o véu de mistério que envolveu por muitos séculos as estruturas épicas das Grandes Pirâmides de Gizé.

A Busca pela Atlântida (Documentário)

Um dos mistérios mais intrigantes da história da humanidade é o de sua própria origem. Ao longo de muitos séculos, cientistas vêm desenvolvendo inúmeras teorias a este respeito, sempre tomando como base suas cuidadosas observações. Contudo, não são poucas as evidências que acabam contradizendo totalmente estas formulações conceituais.

Carlos Castañeda e as Lendas da Selva (Documentário)

Este documentário produzido pela BBC investiga a controvérsia que foi provocada pela publicação dos livros do famoso e enigmático Carlos Castañeda, o antropólogo xamã que estudou de perto os antigos rituais mágicos dos índios norte-americanos. O documentário também investiga as práticas dos índios yaqui da atualidade, analisando a tradição mágica de Don Juan Matus.

Branca de Neve e o Resgate do Feminino

A Branca de Neve e os Sete Anões é um dos maiores clássicos da literatura infantil, mas aborda uma temática impostante também para muito adulto. Sua trama possui uma energia fundamentalmente feminina, e conversa de forma direta e reta ao coração de muitas mulheres, iluminando questões tão íntimas que talvez nem nós mesmas tenhamos nos dado conta.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Redenção e Ressurreição

Entre as cenas mais emocionantes de toda a saga de Guerra nas Estrelas, o momento em que Luke Skywalker enfrenta a maldade de seu pai, Anakin Skywalker e mediante seu sacrifício oferece uma possibilidade de redenção para aquele que representa a encarnação da maldade, representa o desfecho clássico das narrativas mitológicas universais.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Humanos e Máquinas

Em sua empreitada para sobrepujar o herói em sua batalha pelo equilíbrio e pela justiça, as forças do mal empregam máquinas e instrumentos tecnológicos para alcançar seus objetivos. Esta é uma poderosa metáfora da aniquilação da humanidade e de seus valores, tais como a espontaneidade e a diversidade, em favor da burocracia, da opressão e da padronização.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Encarnações da Maldade

Os mitos clássicos apresentam a luta entre as potências do bem e do mal como uma arena na qual o herói enfrenta suas batalha mais definitivas. Seus valores são testados mediante a apresentação de múltiplos desafios e obstáculos, mas também de doces tentações, pois a maldade também possui seu encanto, e não são poucos os que sucumbem à ela.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Os Bobos da Corte

Atrapalhados, esquisitos, monstruosos e até mesmo tolos, muitos dos personagens mitológicos que acompanham o herói em sua jornada são responsáveis por desatar eventos trágicos, lançar terríveis desafios e ordálias, ou ainda apenas quebrar o padrão emocional de tensão e drama que marca a aventura, trazendo alívio cômico à narrativa mitológica.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Companheiros de Jornada

As aventuras de um herói durante a sua jornada não costumam ser solitárias. Muitos companheiros se juntam à ele ao longo do caminho, seja para ajudá-lo a cumprir uma tarefa específica ou para permitir que ele aprenda algum ensinamento valioso. Grandes feitos exigem algo a mais do que simplesmente coragem e a sabedoria de um mentor.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Guias e Mentores

Elementos fundamentais nas mais diversas tradições mitológicas, os mentores são os indivíduos que instruem e acompanham o herói em sua jornada. Na saga de Guerra nas Estrelas vemos os personagens Yoda, Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn exercerem a função de magos, sacerdotes e guias espirituais e filosóficos dos heróis Anakin e Luke Skywalker.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: a Jornada do Herói

Muito semelhante à uma escritura sagrada dos dias atuais, a obra de George Lucas atualizou os arquétipos das mais importantes tradições antigas e apresentou velhos mitos repaginados para as novas gerações. Guerra nas Estrelas inaugura o mito moderno, que é exibido nas grandes telas do cinema e carregado de sons, imagens e efeitos especiais.

Religiões Ridículas (Documentário)

Este é um documentário controverso sobre a relação das pessoas com suas religiões. Se você é um crente, é provável que se sinta bastante ofendido, e se você é ateu, encontrou um bom entretenimento. Mas se você é uma pessoa verdadeiramente religiosa, será capaz de aproveitar as provocações do filme e perdoar seus autores.

Os 7 Melhores Filmes Sobre Extraterrestres

É raro haver um retrato falado de um extraterrestre. Mas a imaginação ajuda a criar formas a partir daquilo que conhecemos e daquilo que acreditamos conhecer sobre a vida fora da Terra. No cinema existe uma infinidade de extraterrestres, e todos refletem a ampla expectativa de um encontro definitivo com os seres de outros planetas.