fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI
Categoria

Eventos

Resumo do 5º Congresso da Confederação Gnóstica Mundial

O Congresso da Confederação Gnóstica Mundial aconteceu na cidade de Pereira, na Colômbia, entre os dias 15 e 18 de agosto deste ano, e contou com representantes de 10 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, EUA, Guatemala, México, Peru e Venezuela.

Astrologia e Gestão do Fenômeno Humano

Entre as ciências mais importantes da sabedoria hermética está a Astrologia, uma das formas mais fascinantes de estudar as relações entre psiquismo humano e as esferas celestes. Seu estudo se confunde com o passado da civilização. Ela já foi objeto de interesse dos sacerdotes das antigas culturas, e foi empregada por grandes personagens da história inclusive Papas.

As Deusas Gregas | Encontro Especial

Neste encontro especial, convidamos você a entrar em contato com as várias faces do Eterno Feminino através de uma experiência única. Para muitos povos arcaicos, o mundo surgiu de uma Deusa Mãe, a Grande Deusa Criadora, que é o útero e a força geradora do universo. Esta Grande Deusa reina absoluta sobre o ciclo eterno do nascimento, da vida, da morte e do renascimento.

CineGnose: Matrix

Seguindo com nosso projeto CineGnose, um encontro mensal que tem como objetivo refletir sobre os princípios gnósticos na sétima arte, neste domingo dia 1° de setembro, vamos nos reunir às 16:00h na sede da Sociedade Gnóstica Internacional em Curitiba para assistir e comentar o filme Matrix, aquele que talvez seja um dos mais ricos em elementos gnósticos de todos os tempos.

Palestra: Druidismo e a Paisagem Sagrada

O Druidismo não é apenas uma ‘nova velha’ religião atualizada, mas sim o resgate de uma velha forma de ver o mundo. Esta é uma forma responsável, que nos vê como atores ativos, como parte de uma comunidade, de uma tribo, em um mundo repleto do Sagrado tanto na paisagem como nas ações e na vida que vivemos.

Palestra: Meditação e o Mundo Interno como Base da Experiência

Entre os objetivos propostos pela meditação budista estão o aumento da concentração, a sensação de tranquilidade e a habilidade de perceber o próprio mundo interior. E são exatamente esta percepção e a compreensão de que ela é a base de nossas experiências os temas desta palestra que tratará da meditação de uma forma profunda e ao mesmo tempo prática.

Palestra: Erotismo e Espiritualidade no Kama Sutra

Escrito pelo sábio filósofo Vatsyayana, o Kama Sutra é um antigo texto sagrado indiano, um dos mais importantes tratados do mundo a respeito da sexualidade humana. No mundo ocidental, o Kama Sutra visto com grande curiosidade e excesso de pudores, até o momento em que adaptações de seu conteúdo foram incorporadas à literatura pornográfica.

CineGnose: Revolver

Este projeto nasceu da inspiração através da sétima arte e toda magia que ocorre quando encontramos fora de nós os princípios que fundamentam o nosso trabalho interno. Refletir sobre os elementos gnóstico no cinema já foi tema de Hangout com Wilson Ferreira, que realiza um trabalho consistente através do blog CineGnose, homenageado com o título da atividade.

Palestra: Comunicação Empática e os Círculos de Cura

Comunicação empática é mais do que falar com o coração, é ouvir com ele. É estabelecer relações de parceria e cooperação, em que predomina a comunicação eficaz e a empatia. Nós vivemos numa sociedade profundamente enferma, que construiu os seus alicerces através de relações sociais profundamente violentas. É necessário não só pensar antes de falar, mas sentir.

Palestra: Meditação e Equilíbrio entre Corpo, Mente e Emoção

Meditação é a arte de acalmar a mente e se concentrar em um objeto. Ela pode ser utilizada para o relaxamento e a redução dos níveis de estresse, trazendo como consequência a noção clara de que existe uma conexão entre a mente e o corpo, facilitando assim a nossa capacidade de lidar com os momentos de desarmonia pelos quais passamos em nossas vidas.

Palestra: Geometria Sagrada da Grande Pirâmide

Nesta palestra serão mostrados alguns dos enigmas mais surpreendentes relacionados com a Grande Pirâmide: sua construção, seu posicionamento e os padrões numéricos e geométricos que ela contém em si mesma. Será possível ter noção muito mais clara de que os povos da Antiguidade eram mais sábios do que imaginamos, e que ainda podemos aprender muito com eles.

O Matrimônio de Jesus e Maria Madalena | Palestra

Maria Madalena é uma das personagens mais intrigantes da história do Cristianismo, e já foi considerada uma prostituta de quem Jesus Cristo teria expulsado demônios, uma discípula fiel e sábia que chegou a ser considerada o apóstolo dos apóstolos, e também a amante e esposa do próprio Jesus de Nazaré, com quem teria deixado descendentes.

A Jornada do Herói e o Caminho da Iniciação | Encontro Gnóstico

Neste encontro formado por conferências e vivências serão estudados, de maneira mais profunda, os estágios do Caminho da Iniciação através do esoterismo cristão, da visão mitológica de Joseph Campbell e da obra de Samael Aun Weor. Estará presente no evento o conferencista internacional Fernando Salazar Bañol, que foi secretário particular e discípulo direto de Samael Aun Weor.

Simbologia Esotérica e Mística do Natal | Palestra

Segundo a tradição esotérica ocidental, o Natal é um evento muito mais antigo que o próprio Cristianismo, e seus elementos míticos, simbólicos e alegóricos estão presentes nas doutrinas das religiões antigas e nos movimentos da natureza, mostrando ao ser humano um caminho de desenvolvimento espiritual.