fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

O Que Significa a Expressão "Arcano A.Z.F."?

12 set 2016

O Que Significa a Expressão “Arcano A.Z.F.”?

/
Publicado por
/
Comentários2
/

Muitas são as expressões usadas na literatura gnóstica para designar um dos Três Fatores da Revolução da Consciência, os quais são também conhecidos como os Princípios Fundamentais da Gnosis: Magia Sexual, Tantrismo, Sexologia Transcendental e Mistérios do Sexo são apenas alguns exemplos.

Contudo, nenhuma delas é tão enigmática quanto a expressão “Arcano A.Z.F.”, que muitos já conhecem a partir da leitura das obras de Samael Aun Weor. Seu significado, no entanto, continua sendo desconhecido para a imensa maioria das pessoas, já que em nenhum de seus livros ele explica o que representam cada uma das letras.

Essa questão sobre o significado da expressão “Arcano A.Z.F.” foi levantada em um dos encontros do Curso de Capacitação de Professores Gnósticos, e aproveitamos este momento para agradecer aos participantes que a trouxeram. Trata-se de um tema muito precioso, que vem sendo explorado de modo equivocado e que há muito tempo merece ser esclarecido com coerência e fundamento.

Como muitas pessoas já devem ter evidenciado – e como já mencionamos anteriormente -, não há na obra escrita ou transcrita (a transcrita está editada na obra “O Quinto Evangelho”, publicada pela AGEAC) de Samael Aun Weor uma explicação sobre o significado do misterioso acrônimo A.Z.F.

O único documento confiável ao qual temos acesso e no qual consta explicitamente este significado é uma carta datada de 15 de maio de 1957, endereçada ao Mestre Gargha Kuichines, que na época era o principal organizador do Movimento Gnóstico, em especial na Colômbia, já que Samael Aun Weor encontrava-se neste momento no México. Esta carta está, junto com uma infinidade de outros documentos sobre a história do Movimento Gnóstico e da Igreja Gnóstica, nos arquivos da Sociedade Gnóstica Internacional, e pode ser acessada livremente através do link abaixo:

https://goo.gl/wLj7SD

Samael Aun Weor costumava se comunicar através de cartas com seus discípulos e companheiros de jornada espiritual com grande frequência. Nestas cartas ele escrevia questões pessoais e também ensinamentos de grande valor. Nesta carta em questão podemos ler as instruções dadas por Samael Aun Weor ao Mestre Gargha Kuichines, outro grande Mestre do Gnosticismo Contemporâneo, sobre a Sagrada Ordem do Tibete. Num certo trecho da carta ele escreve sobre o significado das letras A.Z.F., e a seguir oferecemos uma breve descrição sintética deste conteúdo.

Conforme o que pode ser visto no conteúdo da carta, a letra “A” corresponde à ÁGUA e à MULHER, e a letra “F” corresponde ao FOGO e ao HOMEM. Estas correspondências e atribuições não são nenhuma novidade; já foram vistas por outras pessoas que, para o bem ou para o mal, dedicaram-se a estudar a obra de Samael Aun Weor.

No entanto, o que sempre permaneceu oculto foi o significado da letra “Z”, o mistério entre as letras “A” e “F”. Felizmente, no canto esquerdo da carta, ainda que quase completamente apagada, aparece a letra “Z”, e à ela o Mestre atribui claramente o significado de “Alquimia Sexual”. E como a palavra “Arcano” significa “Segredo” ou “Mistério”, a expressão “Arcano A.Z.F.” significa:

Segredo da transmutação alquímica que acontece mediante a energia sexual colocada em movimento pela união entre a água e o fogo, entre o homem e a mulher.

Muito simples, como é a natureza dos ensinamentos do Mestre.

Esta era a sua missão: abrir as portas da Santa Igreja Gnóstica para toda a humanidade, mostrar à ela o caminho da Alta Iniciação, fazendo estes ensinamentos chegarem de maneira livre, ao mesmo tempo, aos instruídos na tradição esotérica e aos que a desconhecem completamente. E nesta última categoria devemos incluir as pessoas que não tenham qualquer tipo de educação intelectual.

Assim qualquer pessoa pode encontrar entendimento simples e direto destes aspectos tão sublimes dos Mistérios Gnósticos, para aplicá-os em sua vida prática e experimentar por si mesmo o que os Mestres vêm nos ensinando ao longo dos séculos através de alegorias, símbolos e metáforas de grande valor esotérico.

Este artigo possui uma continuação. Acesse AQUI.

2 Respostas

  1. ali onaissi

    Arcano AZF significa “De A a Z pelo Fogo”: do começo ao fim do Trabalho pelo Fogo…
    Ou o Alpha e o Ômega são o Fogo Crístico…

Deixe um Comentário