fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

O Mundo das Relações

Psicologia Revolucionária, Capítulo 23
15 out 2016

O Mundo das Relações

O mundo das relações tem três aspectos muito diferentes, que de forma muito precisa precisamos aclarar.

Primeiro: Estamos relacionados com o corpo planetário. Quer dizer, com o corpo físico.

Segundo: Vivemos no planeta Terra e por conseqüência lógica estamos relacionados com um mundo exterior e com todas as questões atinentes a nós: familiares, negócios, dinheiro, questões de ofício, profissão, política, etc., etc., etc.

Terceiro: A relação do homem consigo mesmo. Para a maioria das pessoas este tipo de relação não tem a menor importância.

Infelizmente as pessoas só se interessam pelos dois primeiros tipos de relações, olhando com a mais absoluta indiferença o terceiro tipo.

Alimento, saúde, dinheiro, negócios, constituem realmente as principais preocupações do “Animal Intelectual” equivocadamente chamado “homem”.

Agora bem: Resulta evidente que tanto o corpo físico como os assuntos do mundo, são exteriores a nós mesmos.

O Corpo Planetário (corpo físico), as vezes se encontra enfermo, as vezes são e assim sucessivamente.

Cremos sempre ter algum conhecimento de nosso corpo físico, mas em realidade nem os melhores cientistas do mundo sabem muito sobre o corpo de carne e osso.

Não há duvida que o corpo físico dada sua tremenda e complicada organização, está certamente muito mais além de nossa compreensão.

No que diz respeito ao segundo tipo de relações, somos sempre vítimas das circunstâncias; é lamentável que, todavia, não hajamos aprendido a originar conscientemente as circunstâncias.

São muitas as pessoas incapazes de adaptar-se as coisas, as pessoas ou a ter êxito verdadeiro na vida.

Ao pensar em si mesmo desde o ângulo do trabalho esotérico Gnóstico, se faz urgente averiguar com qual destes três tipos de relações estamos em falta.

Pode ocorrer o caso concreto de que estejamos equivocadamente relacionados com o corpo físico e como conseqüência disto estamos doentes.

Pode ocorrer que estamos mal relacionados com o mundo exterior e como resultado tenhamos conflitos, problemas econômicos e sociais, etc., etc., etc.

Pode que estejamos mal relacionados conosco mesmos e que sequencialmente soframos muito por falta de iluminação interior.

Obviamente se a lâmpada de nosso aposento não se encontra conectada a instalação elétrica, nosso aposento estará em trevas.

Quem sofre por falta de iluminação interior, deve conectar sua mente com os Centros Superiores de seu Ser.

Inquestionavelmente necessitamos estabelecer corretas relações não só com nosso Corpo Planetário (corpo físico) e com o mundo exterior, senão também com cada uma das partes de nosso próprio Ser.

Os enfermos pessimistas, cansados de tantos médicos e medicinas, já não desejam curar-se e os pacientes otimistas lutam por viver.

No Cassino de Monte Carlo muitos milionários que perderam sua fortuna no jogo, se suicidaram. Milhões de mães pobres trabalham para sustentar seus filhos.

São incontáveis os aspirantes deprimidos que por falta de poderes psíquicos e de iluminação íntima, renunciaram ao trabalho esotérico sobre si mesmos. Poucos são os que sabem aproveitar as adversidades.

Em tempos de rigorosa tentação, abatimento e desolação, deve-se apelar para a íntima recordação de si mesmo.

No fundo de cada um de nós está a Tonantzin Asteca, a Stella Maris, a Isis Egípcia, Deus Mãe, aguardando-nos para sanar nosso dolorido coração.

Quando alguém se dá o choque da “Recordação de Si”, se produz realmente uma mudança milagrosa em todo o trabalho do corpo, de modo que as células recebem um alimento diferente.

(Samael Aun Weor, Psicologia Revolucionária, Capítulo 23)

1 Resposta

  1. renatakavinne123

    Boa tarde!

    Realmente em grande maioria, a humanidade se preocupa mais com a matéria, como bens, negócios, adquirir mais e mais patrimônios, enfim, com tudo o que é exterior, e se descuidam e dão menor importância ao culto interior, que é o descobrir-se a cada dia como ser divino.
    A matéria é perecível, mas a alma é eterna. o despertar da consciência é fundamental para a evolução do ser humano.
    Abraços.
    Renata

Deixe um Comentário