fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI
Tópico

religião

Gnosis e Gnosticismo no Conversa Entre Adeptus

Neste Episódio 36 do podcast Conversa Entre Adeptus, o professor e escritor Giordano Cimadon fala sobre a Gnosis e o Gnosticismo Contemporâneo estruturado pelo mestre gnóstico do século XX, Samael Aun Weor, quem constituiu um poderoso Movimento Gnóstico, hoje espalhado por todas as partes do planeta.

Eu Maior (Filme)

Combinando imagens espetaculares da natureza e da civilização humana com depoimentos de grandes expoentes das mais diversas áreas do conhecimento humano sobre o ser humano e o universo, incluindo líderes espirituais, artistas, cientistas, artistas, intelectuais e esportistas, o filme Eu Maior traz uma reflexão contemporânea sobre autoconhecimento e busca pela felicidade.

Soluções para o Conflito entre Religião e Ciência

Ao longo de tantos séculos de convivência, a relação entre ciência e religião tem sido tumultuada, complexa e confusa. Muito embora pareçam estar condenadas a serem eternas rivais, existem alternativas muito interessantes para um conflito que somente prejudica o indivíduo e que possui desdobramento terríveis, como o preconceito e a superstição.

Os 7 Super-Heróis Mais Famosos e suas Religiões

Os super-heróis também têm religião. Nem todos eles, é claro, pois alguns são ateus, e nem todos manifestam sua religião de forma assim tão clara. Mas há muitas histórias que mostram as influências religiosas e as práticas espirituais da grande maioria de seres superpoderosos que habitam o mundo dos quadrinhos.

Os Quatro Cavaleiros do Novo Ateísmo

A última década foi testemunha do surgimento de uma versão mais agressiva e mais popular de ateísmo. Seus principais proponentes, os Quatro Cavaleiros do Novo Ateísmo, estão determinados a contrapor e criticar, mediante o uso de argumentos racionais, os fundamentos históricos, míticos e dogmáticos das grandes religiões mundiais.

Os Novos Teístas e o Naturalismo Religioso

Um novo tipo de espiritualidade está tomando forma ao redor do planeta, e seus adeptos emergem do seio das mais variadas religiões. É o Novo Teísmo, que descarta a sobrenaturalidade, o dogmatismo e o autoritarismo, enfocando o humanismo, a liberdade individual e a liberdade religiosa.

O Santo Sudário e a Ressurreição de Jesus

Adicionando mais um capítulo às inúmeras e controversas narrativas a respeito a respeito da vida de Jesus, o historiador Thomas de Wesselow afirma que o Santo Sudário, o pano usado no enterro de Jesus foi o responsável por fazer os Apóstolos acreditarem na ressurreição de Cristo.