Bem-vindo a Sociedade Gnóstica Internacional

Movimento Gnóstico

Em meio à agonia social, religiosa e política do século passado, o mundo assistiu ao retorno do Gnosticismo sob uma forma simples, objetiva, clara e acessível, quando o místico colombiano Samael Aun Weor deu início, pouco antes do início da década de 1950, à formação de um pequeno grupo de estudantes e praticantes do esoterismo gnóstico. Em menos de três décadas este grupo se consolidou no Movimento Gnóstico, uma das mais poderosas correntes de pensamento esotérico da atualidade, estudado por milhões de adeptos espalhados por todos os continentes em Lumisiais Gnósticos e através de mais de seis dezenas de livros traduzidos para as principais línguas do mundo.
Foi em terras sul-americanas que Samael Aun Weor, então um jovem e audacioso investigador dos Mistérios Gnósticos, depois de absorver os fundamentos básicos do espiritualismo, do rosacrucianismo e da teosofia, as mais poderosas doutrinas esotéricas do século passado, abandonou a estagnação que marcava as escolas e os professores daqueles tempos e decidiu aplicar na prática e em si mesmo os princípios destas mesmas doutrinas. Com isso despertou as suas faculdades internas e passou a se dedicar à formação de núcleos de estudo e prática da Gnosis, chamados de Santuários Gnósticos.
Este trabalho foi sendo acompanhado pela publicação e pela distribuição de uma série de mensagens, livros e folhetos, sendo o primeiro deles a obra O Matrimônio Perfeito, que trouxe à público as chaves até então secretas da Alta Iniciação, e deu início à uma verdadeira revolução espiritual em pleno solo colombiano. Seus escritos traziam aos leitores os fundamentos práticos de ciências herméticas que até então haviam sido estudadas com grande profundidade teórica pelos mestres do passado, mas que tinham sido tão pouco aplicadas em sua essência. Estas obras continham uma mensagem simples, objetiva e contundente, a qual oferecia os recursos para que toda pessoa se visse livre da dependência dos personalismos, dos autoritarismos e do comércio que marcavam a maioria das escolas esotéricas de então, revelando o caminho secreto e abrindo as portas para a autêntica Iniciação.
Ao longo dos meses e anos seguintes foram sendo publicadas outras obras que aos poucos iam revelando aspectos cada vez mais amplos e detalhados da proposta gnóstica daquele arrojado mensageiro da Luz Invisível, trazendo às claras o caminho que a Loja Branca havia reservado para a humanidade de nossos tempos. O cenário para o surgimento dos primeiros Santuários Gnósticos foi a região setentrional da Colômbia, entre a planície costeira do Caribe e os altos picos da Serra Nevada de Santa Marta colombiano. Centenas e até milhares de estudantes se reuniam em diferentes localidades para formar centros esotéricos gnósticos e estudar a Gnosis, à luz da obra de Samael Aun Weor.
Aquela foi uma época de muita dificuldade e sofrimento para o Mestre, sua família e seus discípulos, especialmente no ano de 1952 quando Samael Aun Weor foi preso pelas autoridades locais sob a acusação de curandeirismo e atentado à moral e aos bons costumes, uma vez que havia revelado publicamente o grande segredo da magia sexual. Assim como os primeiros cristãos e os gnósticos de todos os tempos, seus esforços pela liberação das consciências foi premiado com perseguições, escárnio e censuras, as quais eram tão intensas que ao fim precipitaram para o ano de 1955 a jornada missional do Mestre e sua família que deveria acontecer apenas em 1962 pela América Central em direção ao México. Mas o ano de 1952 foi também aquele em que começou a ser estabelecido o Sumum Supremum Sanctuarium da Serra Nevada de Santa Marta, inicialmente na forma de uma pequena e humilde casa para o Mestre, sua esposa e filhos, além de uma sala de conferências e um Santuário, que mais tarde se converteria num poderoso Templo de Mistérios Maiores.
Estabelecido oficialmente em 1954 na Colômbia e com a frutuosa viagem missional de Samael Aun Weor iniciada em 1955, em pouco tempo o Movimento Gnóstico se espalhou por todo território onde outrora floresceram poderosas culturas pré-colombianas, passando por Panamá, Costa Rica, Honduras, El Salvador e Guatemala, até chegar ao México, e dali conquistar todo o continente americano. Na segunda metade da década de 1950, enquanto trabalhava em conjunto com os irmãos gnósticos colombianos para desenvolver internacionalmente o Movimento Gnóstico, o visionário Samael Aun Weor realiza esforços para estabelecer alianças com líderes religiosos e espiritualistas, visando ao estabelecimento de um diálogo entre os mesmos, com o objetivo de propagar o respeito a todas as formas religiosas e o reconhecimento do caráter sagrado da busca pelo encontro com a divindade. É então que envia ao Papa Pio XII a sua Epístola da Paz, na qual destaca a necessidade de substituir o sistema de competição religiosa por um sistema de cooperação humana capaz de impedir o avanço e a proliferação do materialismo ateísta.
Entre os espiritualistas e esotéricos a união acabou sendo mais efetiva, e no ano de 1958 ocorreu uma aliança entre ocidente e oriente através das figuras do líder espiritual hindu Swami Sivananda Saraswati, autor de mais de duas centenas de livros sobre Yoga, filosofia Vedanta e outros assuntos relacionados, e do argentino Francisco A. Propato, esoterista, orientalista, humanista, escritor e fundador do ALAS, ou Ação Libertadora da América do Sul. Desta aliança mística nasceu a AGLA, ou Ação Gnóstica Libertadora da Ameríndia, um poderoso movimento universal, cultural e intelectual que apoiava seus conhecimentos no tríplice caminho da ciência, da filosofia e da mística. Suas atividades cessaram em 1963, com o desencarne de Sivananda e Propato.
É importante destacar que ao longo de todas as décadas deste gigantesco trabalho realizado por Samael Aun Weor, muitos foram os discípulos, amigos e companheiros que andaram ao seu lado e empreenderam esforços inestimáveis, sustentando e impulsionando a difusão dos ensinamentos gnósticos pelo mundo. Sendo tantos, sintetizamos aqui o reconhecimento geral na figura de Arnolda Garro de Gómez, a Mestra Litelantes, sua esposa, Júlio Medina Vizcaíno, o Mestre Gargha Kuichines, apoiador e organizador do Movimento Gnóstico em nível mundial, e Joaquim Amortegui Valbuena, o Mestre Rabolú, maior exemplo de dedicação apostolar e missional. Estes três grandes Mestres inspiraram e continuam inspirando milhões de estudantes, pois não mediram esforços e dedicaram suas vidas a grande causa gnóstica.
Ainda nos anos de 1960, no exercício de seu papel crístico e social, Samael Aun Weor publica livros que apresentam ao público o pensamento social, político e econômico do Gnosticismo. Em seu conjunto, esses ideais formam uma plataforma de ação prática para a organização social, política e econômica da futura Era de Aquário, e nos dias atuais serviram para a criação do Instituto de Caridade Universal, organização humanitária que se dedica a aliviar as dores da humanidade, e também para a formação do partido chamado POSCLA, sigla em português significa Partido Trabalhador Social Cristão Latino-Americano, que defende o Socialismo como alternativa ao Capitalismo e ao Comunismo.
É nesta década também que a visão gnóstica de Samael Aun Weor estende-se por toda a América Latina e finalmente chega ao Brasil, e então são formados os primeiros núcleos de estudos e traduzidos e editados os primeiros livros em português. Contudo, será apenas na década de 1970, quando a sede nacional do Movimento Gnóstico é estabelecida em Curitiba, é que a gnosis brasileira ganha verdadeira expressão, sendo difundida para um público maior através de um inovador sistema de monografias. partido trabalhador social Cristão latino americano.
Então surge a década de 1970, o momento de consolidação do Movimento Gnóstico e da criação da instituição cultural AGEACAC, sigla que significa Associação Gnóstica de Estudos de Antropologia e Cultura, e também a organização eclesiástica Igreja Gnóstica Cristã Universal, cuja missão era estender os ensinamentos gnósticos pela via sacramental à um público de mentalidade mais religiosa e devocional. Realizaram-se ainda importantes Congressos Internacionais, que contaram com a presença de milhares de estudantes provenientes de todo o mundo, e Concílios dedicados a uniformização dos ritos praticados nos Lumisiais Gnósticos.
Ao longo da década de 1970 foram estabelecidos os primeiros grupos no Canadá e nos Estados Unidos, e em pouco tempo ocorreu a proliferação de uma extensa cadeia de Lumisiais Gnósticos pela Europa. Esta expansão em escala mundial fez com que Samael Aun Weor determinasse uma reformulação dos estatutos do Movimento Gnóstico, garantindo a autonomia dos Lumisiais Gnósticos, a coordenação nacional e internacional, e a escolha de seus representantes administrativos através do voto dos membros inscritos. Ainda separou o Movimento Gnóstico e a Igreja Gnóstica, para que ambos cumprissem seus papéis com liberdade e em harmonia.
Entretanto, com o falecimento de Samael Aun Weor na noite de 24 de dezembro de 1977, a comunidade gnóstica internacional enfrentou um de seus desafios mais terríveis, e entrou num período de medo, confusão e disputas que a fez esquecer as últimas orientações de seu fundador. Entraram em cena os personalismos, os autoritarismos e os exclusivismos, e aos poucos a harmonia e o espírito de fraternidade que decorriam da vivência da gnosis foram substituídos por verdadeiras facções lutando umas contra as outras pela hegemonia e o controle sobre as pobres almas buscadoras da luz. Os estudantes gnósticos acabaram sendo privados dos direitos que lhes haviam sido garantidos pelo próprio Samael Aun Weor, e os Lumisiais Gnósticos acabaram sendo sequestrados por organizações, líderes, guias, restauradores e patriarcas que muito lentamente distorceram os propósitos originais do Movimento Gnóstico, agregando moralismos, ritos e conceitos medíocres, sempre sob as mesmas justificativas torpes, obscurecendo a essência da própria Doutrina Gnóstica.
Em meio à este cenário, muitos estudantes e Lumisiais optaram por permanecer neutros, trabalhando de forma independente, mas com isso acabaram isolados, fechados em si mesmos, e o destino não tardou em revelar sua triste ironia quando a grande maioria de tais grupos independentes acabou por repetir os mesmíssimos erros que pretendia evitar. Hoje em dia, enquanto as grandes instituições que adotaram o caminho da centralização de poder e da deformação da doutrina vão lentamente entrando em processo de decadência, muitas pessoas e grupos estão descartando as alterações e os desvios realizados no passado, e resgatando as últimas orientações de Samael Aun Weor a respeito da organização dos Lumisiais Gnósticos e seus estudantes numa autêntica fraternidade.
Este é o caso da Sociedade Gnóstica Internacional, organização criada para estar em sintonia com aquelas que foram verdadeiramente as últimas orientações dadas por Samael Aun Weor, e para promover o estudo, a prática e a difusão de sua doutrina. Somos parte integrante e continuadores do que um dia foi o Movimento Gnóstico, e esperamos que nossos esforços sirvam para que a humanidade possa realmente encontrar a Gnosis e vivê-la com luz, amor e liberdade, sem fanatismo, intolerância e qualquer espécie de dependência psicológica.