fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

28 jul 2013

O Samurai e o Mestre Zen

Há muitos séculos, vivia um poderoso Samurai, muito hábil com sua espada. Era tamanha a sua destreza na batalha que ele acabou se tornando um guerreiro muito orgulhoso. Certo dia, resolveu visitar um Mestre Zen. Por mais altivo que pudesse ser, quando ficou frente a frente com o Mestre e se deu conta de sua sabedoria, o Samurai percebeu que se sentia inferior à ele.

Pasmo com sua própria reação, o samurai dirigiu-se ao Mestre e perguntou: “Por que estou me sentindo inferior? Há apenas um momento atrás, tudo estava bem. Mas, quando aqui entrei, subitamente me senti inferior, e jamais me sentira assim antes. Eu que já encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum, por que estou me sentindo assustado agora?”

O Samurai e o Mestre ZenEnigmático, e sem olhar nos olhos do samurai, o Mestre Zen assim falou: “Espere aonde está. Quando todos os outros tiverem partido, eu responderei ao seu questionamento.”

Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o Samurai ia ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto já estava vazio, o Samurai perguntou novamente: “Agora o senhor pode me responder porque me sinto inferior?”

Então, o Mestre o levou para fora. Aquela era uma noite de lua cheia e ela iluminava todo o jardim, onde havia duas árvores.

Ele disse: “Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior que se sentia inferior à ela. Esta árvore é pequena e aquela é grande; este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.”

O Samurai, contrariado, replicou: “Isto acontece porque elas não podem se comparar.”

E o Mestre então disse: “Exatamente; veja como a sua pergunta se tornou inútil. Você já sabe a resposta que procura. Quando você não compara, inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe.”

2 Respostas

  1. OLGA APARECIDA CAMPOS MACHADO SILVA

    Um grande mestre ensina com histórias…
    Com elas podemos ter uma aprendizagem substancial e buscar nossa transformação. Afinal “saber e não praticar, ainda é não saber”. Gostei muito de conhecer esta Sociedade.

  2. anchieta

    O Pai Eterno está conosco, com essas mensagens espiritualizadas – Anchieta

Deixe um Comentário