fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

O Contador de Estórias: Mais um Koan de Yamaoka Tesshu

22 maio 2015

O Contador de Estórias: Mais um Koan de Yamaoka Tesshu

/
Publicado por
/
Comentários0
/

Encho era um famoso contador de histórias. Seus contos de amor atiçavam os corações dos ouvintes. Quando narrava uma estória de guerra, era como se os ouvintes estivessem no campo de batalha.

Um dia Encho conheceu Yamaoka Tesshu, que quase tinha alcançado a maestria no Zen. “Sei que você”, disse Yamaoka, “é o melhor contador de histórias de nossa terra, e que faz as pessoas rirem ou chorarem à vontade. Conte a minha história favorita do Momotaro, o menino pêssego. Quando eu era uma criança, costumava dormir ao lado de minha mãe, e ela me contava essa lenda. No meio da história eu dormia. Conte da mesma forma como minha mãe fazia.”

Encho não se atreveu a fazer o que Tesshu lhe pediu. Ele pediu tempo para estudar. Vários meses mais tarde ele voltou até Tesshu e disse: “Por favor, dê-me a oportunidade de contar a história.”

“Outro dia,” respondeu Tesshu.

Encho ficou desapontado. Ele estudou mais e tentou outra vez. Tesshu rejeitou-o muitas outras vezes. Sempre que Encho ia começar a falar, Tesshu o fazia parar, dizendo: “Você não é como minha mãe.”

Levou cinco anos para que Encho finalmente pudesse contar a Tesshu a lenda do Momotaro do mesmo jeito que sua mãe fazia.

E desta forma, Teshu comunicou o Zen para Encho.

Deixe um Comentário