fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

Lumisiais Gnósticos

Seguindo os princípios das Escolas de Mistérios de todos os tempos, o Movimento Gnóstico sempre esteve organizado em centros de estudo e prática chamados de Lumisiais Gnósticos, expressão que em linguagem divina significa Fonte de Luz. Sendo um elo na corrente de Mestres e Adeptos, a Sociedade Gnóstica organiza-se também da mesma maneira.

Nos dias atuais, os Lumisiais Gnósticos correspondem aos antigos Templos de Mistérios, já que ensinam a mesma Gnosis eterna e universal, os mesmos Mistérios que foram ensinados no Egito, na Grécia, em Roma, na Índia e nas Américas, assim como em toda civilização que cultivou os Mistérios da Serpente. Neles são realizadas Cerimônias Iniciáticas que guardam os mesmos fundamentos e a mesma simbologia dos ritos do passado.

Esta é a fonte à qual recorrem os gnósticos, pois ela emana a Luz, a Gnosis, que nasce nas profundezas da alma quando o aspirante adota uma disciplina intelectual e emocional apropriada, através do estudo, da meditação e das cerimônias ritualísticas. É por isso que se diz que o Movimento Gnóstico é, ao mesmo tempo, Escola e Religião.

Trata-se de uma Escola diferente das escolas formais, porque sua pedagogia busca o desenvolvimento completo e harmonioso do ser humano, incluindo seu corpo, suas emoções, seu pensamento e, fundamentalmente, a sua consciência. Trata-se ainda de uma Religião diferentes das religiões convencionais, já que em suas atividades místicas estimula a busca pela Gnosis e não a conformidade da crença.

Existem pelo mundo milhares de Lumisiais Gnósticos, nos quais se estuda, pratica e vive a Gnosis, a chamada Doutrina Secreta do Salvador do Mundo, ao mesmo tempo que se oficiam os Santos Rituais Esotéricos da Igreja Gnóstica dos Mundos Superiores. Esta não é uma Igreja física, mas uma assembléia espiritual, uma comunidade de almas que buscam o seu aperfeiçoamento material, mental e espiritual.

Em termos práticos, os Lumisiais Gnósticos são Academias de Estudo das obras que compõem a Tradição Esotérica, especialmente a obra de Samael Aun Weor. São também Centros de Meditação, onde os praticantes se reúnem para aplicar as técnicas de relaxamento, concentração e êxtase. E são ainda Santuários de Liturgia, onde se vive conscientemente a relação mágica com os aspectos cósmicos solares.

Muito embora o Gnosticismo ensine a Síntese de todas as Escolas e Religiões, estimulamos o estudo e a compreensão de todas as obras escritas por Samael Aun Weor, pois sua linguagem objetiva, direta e simples nos auxilia a gravar em nossas consciências a urgência pela autorrealização. Mais do que isso, nos Lumisiais Gnósticos estudamos as obras que compõem a Tradição Esotérica e Religiosa do mundo, pois tal atitude nos fornece uma melhor compreensão do universalismo que é essência da Gnosis.

Um estudo de tamanha envergadura intelectual exige do investigador dos Mistérios Gnósticos que este se dedique à prática da ciência da meditação. Somente uma mente que se torna ampla, serena e profunda com as técnicas de concentração ensinadas pelo Gnosticismo Universal é capaz de cultivar o discernimento que permite ver a essência da Sabedoria Oculta, ao mesmo tempo que evita o fanatismo e a superficialidade.

As técnicas de meditação utilizadas pelos gnósticos em seus Lumisiais foram ensinadas por Samael Aun Weor em diversas de suas mensagens, e se apoiam em formidáveis tratados sobre o domínio da matéria mental e o alcance do êxtase místico. Os gnósticos sabem que além dos benefícios individuais, a prática constante da meditação em grupos é capaz de originar um vórtice magnético que atrai sobre os seus integrantes certas forças divinas que impulsionam a Alma em direção ao Espírito.

Todas as práticas ensinadas e realizadas nos Lumisiais Gnósticos têm como objetivo favorecer a identificação entre a Alma do estudante, sua Sophia Íntima, com os aspectos cósmicos solares de seu Espírito, seu Cristo Íntimo. Ensinamos a realizar as Bodas Alquímicas do Sol e da Lua, a celebrar o Matrimônio Perfeito de Cristo e Sophia, a realizar o enlace de nossa Personalidade Física com a imanência suprema do Pai Solar.

Neste sentido, estudo e meditação são complementados pela realização de uma elaborada e profundamente significativa Liturgia Gnóstica, elaborada sobre princípios tradicionais egípcios, gnósticos, cátaros, templários, rosa-cruzes e maçônicos, para que a Alma assimile as forças superiores que se convertem em ímpetos revolucionários indispensáveis ao trabalho da Grande Obra.

Ainda aspirando a ser um autêntico Homem, no sentido esotérico da palavra, o ente humano carrega em seu psiquismo, vivendo às custas de suas energias psíquicas divinais, o Ego Lunar. Este se desenvolve no interior daquilo que chamamos Corpos Lunares, os frios veículos internos que carecem da estrutura energética capaz de servir como uma ponte entre a existência humana e nossas origens espirituais.

Em terminologia esotérica, os Lumisiais Gnósticos são templos de paredes transparentes, cujo teto é formado pelas estrelas dos céus infinitos. Esta linguagem divina nos ensina que os Lumisiais Gnósticos não são formados construções humanas, mas sim por Almas que se esforçam pela realização íntima do Espírito; e o fazem praticando os Três Fatores de Revolução da Consciência.

Os dois grandiosos trabalhos de Morte Mística e Nascimento Espiritual encontram seu complemento perfeito na Caridade Consciente, ou Sacrifício pela Humanidade. Trata-se da entrega desinteressada da Sabedoria Gnóstica para que mais e mais Almas encarceradas pela ignorância, pelo desejo e pelo sofrimento possam receber os eflúvios da Luz Invisível, aprenderem as chaves que as levarão a uma total e completa transformação interior.

É por este motivo que os Lumsiais Gnósticos constantemente organizam palestras, conferências, encontros, cursos, seminários e outra série de atividades, cujas finalidades são criar condições para o ensino e a aprendizagem, para a realização das práticas esotéricas, e para a chegada de novas Almas inquietas e Buscadoras da Verdade.

No interior dos Lumisiais Gnósticos são preparados, de tempos em tempos, os Professores que haverão de difundir este conhecimento aos que procuram a Luz. É natural que os Lumisiais tenham como uma de sua missões a sua multiplicação, e por este motivo oferecemos cursos de capacitação de Professores Gnósticos.

Todas as pessoas que estudam a Gnosis através da obra de Samael Aun Weor e que estejam próximas umas às outras podem se associar para formar grupos de estudo e prática em sua região (cidade, estado ou país). Estes grupos receberão apoio da Sociedade Gnóstica Internacional, que providenciará os meios necessários para que se tornem Lumisiais Gnósticos funcionais e operantes com suas Câmaras Exotérica, Mesotérica e Esotérica.

Em sua estrutura pedagógica, os Lumisiais Gnósticos estão constituídos por estas Três Câmaras, que em termos comuns, simples e correntes, são denominadas Primeira Câmara, Segunda Câmara e Terceira Câmara. Nas atividades de Primeira Câmara é recebido o público em geral, sem qualquer discriminação, seja de sexo, etnia, classe, crença ou cor.

Os Lumisiais são autônomos:
Quedan en plena libertad los Directores de LUMISIALES para escoger
su horario y fechas de reunión en cada una de las tres cámaras.
Los Directores de LUMISIALES deberán tener en cuenta las
circunstancias de los hermanos.

Estes novos grupos e Lumisiais integram-se uns aos outros através da Sociedade Gnóstica Internacional

Todos los LUMISIALES GNOSTICOS
deben lanzar intensísima propaganda GNOSTICA, folletos hojas volantes,
libros, avisos por RADIO, PERIODICOS, etc. etc. etc

 

La manera
más perfecta para deshacerse del Guardián del Umbral como lo llaman los
de la manó izquierda es por medio del proceso de la Iniciación qué para
nosotros los gnósticos comienza con la entrada a los santuarios o
Lumisiales, valiéndonos de las enseñanzas que dirige y promueve el Avatar
de Acuario “Samael Aun Weor”.

tenemos que expulsar los mercaderes de nuestro propio
templo, tenemos que aprender a manipular en nuestro propio Altar. Para ello
el devoto concurre asiduamente a los rituales de los Lumisiales; allí aprende
a amar y servir a Dios sobre todas las cosas y al prójimo, se familiariza con
esos rituales y más tarde comprende que toda la información del rito del
culto tiene intima relación con el altar vivo y descubre maravillas
inconfesables. El JACHIN y BOAZ de los altares se requieren para el manejo
de su altar y hasta llega el momento en que aprende a dar los siete pasos
que se requieren para trabajar conscientes en el altar del Dios vivo y en
presencia de la bendita diosa.

Todos aquellos que se sientan sucios, con larvas, o en la miseria deben
utilizar los cinco perfumes para sahumarse con ellos a condición de hollar la
senda de la Perfecta Castidad. En los Lumisiales debe establecerse la
costumbre de limpiar a los hermanos que se hallan llenos de larvas. Así ellos
recibirán el beneficio de sus almas y en sus cuerpos.