Bem-vindo a Sociedade Gnóstica Internacional

7 set 2010

A Influência da Maçonaria na Independência do Brasil

A influência decisiva da Maçonaria na Independência do Brasil é um assunto pouco comentado fora dos círculos maçônicos e, apesar da ampla documentação existente a este respeito, é difícil encontrar entre os leigos aqueles que conhecem um mínimo sobre este assunto.

Certamente a Independência foi o produto dos esforços de diversos setores da sociedade que viria a ser a brasileira, mas muitos dos protagonistas deste evento eram maçons ilustres. Entre estes destacados articuladores da Independência, José Bonifácio de Andrada de Silva, Ministro do Reino, é sem dúvida uma figura de grande importância.

O Patriarca da Independência – como ficou conhecido – foi responsável por diversos fatos determinantes. Foi o primeiro Grão Mestre do Grande Oriente, fundada no início de 1822 no Rio de Janeiro, e que reunia as lojas então existentes.

Meses mais tarde, em julho do mesmo ano, influencia diretamente a iniciação do próprio Dom Pedro na maçonaria, e sua imediata elevação ao grau de Mestre Maçom.

No mês seguinte outra figura proeminente, Joaquim Gonçalves Ledo, entra decisivamente em cena. Durante viagem do Grão Mestre José Bonifácio, o Grande Primeiro Vigilante Ledo assume uma reunião extraordinária do Grande Oriente.

Era Ledo quem verdadeiramente refletia o sentimento popular em relação ao tema, assume uma reunião e nesta reunião ele promoveu um discurso enérgico a favor da Independência, colocando imediatamente em votação a proposta, que foi aprovada.

Leia ainda:

A Origem do Poder dos Cavaleiros Templários
Os Gnósticos Templários e a Adoração à Baphomet
A Guerra nos Céus e os Anjos Caídos
Os Mestres Ascensionados e os Sete Raios

Joaquim Ledo vinha sendo o mais enérgico incentivador da Independência no meio maçônico. Por diversas vezes encaminhou manifestos e exortações a Dom Pedro, ressaltando os pontos positivos da conquista da soberania brasileira. Tanto é assim que o dia 20 de agosto, data da reunião que exigia a Independência, é celebrado como o dia do maçom brasileiro.

A cópia da ata desta reunião memorável seguiu às mãos de Dom Pedro, quem leu seu conteúdo às margens do Ipiranga naquela tarde de 7 de setembro de 1822 e, diretamente influenciado por ela, pela inteligência de José Bonifácio e pelo entusiasmo de Joaquim Ledo, proclamou a Independência do Brasil.

3 Respostas

  1. Fernanda

    Muito interessante! Eu sabia que a Maçonaria havia influenciado a Independência dos Estados Unidos, mas da nossa, nem imaginava… Quanta coisa que não se aprende nos livros didáticos!… rsrsrsrs… O principal é justamente o que não está neles… Grata por nos proporcionar a oportunidade de aprender mais! ^_^

  2. nandinho_lima10@hotmail.com

    Muito obrigado A SGI por enriquecer meu intelecto cada dia mais.
    Eis aqui um grande admirador desse tipo de conteúdo.

  3. Fernando

    Influenciou sim, tanto que em meu curso de pós graduação minha monografia vai ser, A influencia da maçonaria na Independência do Brasil…espero algum dia publicá-la. um T.´.F.´.A.´.

Deixe um Comentário