Bem-vindo a Sociedade Gnóstica Internacional

25 out 2006

Matéria Sobre o Universalismo da Gnosis

Recentemente foi publicado no periódico online Jornal Infinito uma matéria bastante abrangente e esclarecedora sobre a Gnosis e o Gnosticismo em suas formas antiga e contemporânea.

Destaca-se na matéria a seguinte frase do escritor e estudioso Serge Hutin, a qual permite que os interessados no Gnosticismo Histórico (especialmente aqueles que insistem em sufocar o Gnosticismo dentro dos primeiros séculos da Era Cristã) compreendam o seu universalismo e sua abrangência:

“Se o gnosticismo não fosse mais que uma série de aberrações doutrinárias, próprias de hereges cristãos dos três primeiros séculos, seu interesse seria puramente arqueológico. Mas é muito mais que isso; a atitude gnóstica aparecerá espontaneamente, além de qualquer transmissão direta. O gnosticismo é uma ideologia mística, que tende a reaparecer incessantemente na Europa e em outros lugares do mundo em épocas de grandes crises ideológicas e sociais.”

A matéria é assinada por Virgílio Campos Novaes, dotado de experiência suficiente para ter produzido um texto ao mesmo tempo amplo e sintético, dada a dificuldade de explicar de forma breve o que é a Gnosis.

1 Resposta

  1. gilmar candido de souza

    sempre busquei o aprendizado no gnosticismo e quero apreder mais nessa ciência tao abrangente e maravilhosa quero fazer parte dessa sociedade maravilhosa manteha mim enformado abraços e muinta paz

Deixe um Comentário