fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

A Experiência da Gnosis e a Utilidade da Razão

4 fev 2012

A Experiência da Gnosis e a Utilidade da Razão

/
Publicado por
/
Comentários11
/

Poucas coisas são sentidas com tamanha profundidade na alma como a experiência da Gnosis. E esta experiência se revela de diversas formas, mesmo para um mesmo indivíduo, uma única alma, o que faz com que jamais possa ser limitada por um conjunto exclusivo de palavras e conceitos.

Mesmo assim, ao viver tão intensa experiência carregada de uma mescla transcendente de espanto e felicidade, é mais do que normal, e até necessário, expressá-la pelos meios que estão à disposição do ser humano, sendo esta uma das funções mais nobres da filosofia, da ciência, da arte e da religião.

Por diversos motivos que neste momento não vêm ao caso discorrer a respeito, a maioria dos gnósticos recorre quase que de imediato à razão, buscando descrever em palavras aquela vivência extraordinária, de modo a completarem o ciclo inevitável que começa com a apreensão da Gnosis e termina com sua manifestação.

É muito comum que a expressão racional da experiência gnóstica seja algo intangível e até mesmo paradoxal, pois não são poucas as pessoas que manifestam a sua experimentação da Gnosis afirmando a aparente existência muitos mistérios que fogem ao entendimento da própria razão.

Tal afirmação se parece com aquela feita por um sujeito considerado insano, um dos dois mais famosos protagonistas de William Shakespeare, sendo o outro o também insano Romeu, e que na quinta cena do primeiro ato da peça que leva seu nome, exclama: “Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia”.

Fez muito bem Shakespeare ao colocar tal afirmação na boca de um insano, pois aos olhos da racionalidade medíocre, só mesmo um louco seria audacioso e herege a ponto de considerar que a filosofia e a razão não são capazes de explicar todos os fenômenos do universo, seja ele o exterior ou o interior.

Pois a Gnosis é um fenômeno do universo interior com o qual a razão é incapaz de lidar. Mesmo a pouca vivência gnóstica já é suficiente para fazer o indivíduo perceber a inutilidade da razão quado se trata de alcançar na prática aquela experiência íntima e transcendente que ao mesmo tempo preenche a alma e cria nela o vazio da necessidade por estar junto Àquilo novamente.

E antes que nos atirem pedras retóricas e semânticas de todos os lados, esclarecemos que não estamos tomando partido da fé ou da crença em detrimento da razão, e nem mesmo estamos descartando a possibilidade de todas estas palavras possuírem um sentido especial para cada leitor.

Certamente também não estamos dizendo que a razão não deva servir pra nada e coisa alguma, e que o bom gnóstico é aquele que despreza esta poderosa ferramenta, tornando-se um desajustado nos campos social, familiar, acadêmico, amoroso e profissional, marcado pelo pior sentido da palavra excentricidade.

A razão e a emoção não são, de maneira alguma e por si só, obstáculos para a experiência da Gnosis, exceto quando são usadas como ferramenta para alcançar esta experiência. Na busca pela transcendência, deve o gnóstico se valer do instrumento transcendente que possui, que é a sua alma, ou consciência, e assim a refinar a proximidade à divindade que gradualmente vai conquistando.

Isso pode parecer estranho para quem inicia neste caminho, já que estamos acostumados a captar informações através dos sentidos, acumulá-las em nossa memória e manipulá-las através do intelecto e, além disso, estamos também condicionados a chamar este processo de Sabedoria.

Os gnósticos, em sua busca pela sabedoria transcendente, recorrem à consciência, deixando a razão ordinária de lado, para ser utilizada nos assuntos que lhe dizem respeito. Se bem que alguns, ao longo da história do pensamento humano, já chamaram a consciência de razão, ou razão superior, ou ainda razão pura, e esta abundância de rótulos para uma mesma faculdade espiritual é apenas mais um desafio a ser superado.

Para os gnósticos, conhecer a Deus não é o mesmo que, ao menos num primeiro momento, adquirir a sabedoria absoluta do Universo, mas antes reconhecer a profundidade dos Mistérios Divinos e a sua insondabilidade através dos instrumentos mais primários dos quais o ser humano dispõe.

Estes instrumentos são a emoção e o intelecto, tão preciosos para a vida cotidiana e horizontal, mas que no campo do espírito e do saber gnóstico, são acessórios que o sábio dispensa para poder reconhecer sua própria ignorância, este precioso reconhecimento íntimo que pavimenta o caminho que conduz à autêntica sabedoria.

Portanto, se você está em busca da experiência da Gnosis, não deixe de cultivar sua razão simplesmente porque ela não é capaz de levá-lo até lá. Apenas não esqueça que cada ferramenta possui sua própria utilidade, e o mau emprego de uma ferramenta pode, ao invés de ser útil, se converter num obstáculo.

11 Respostas

  1. Parabéns Giordano! Excelente texto meu amigo!Tem alguma relação com um certa conversa que tivemos com um ateu “gnostico”? ^^

  2. Olá Douglas, obrigado pelas palavras!
    O texto foi inspirado naquela conversa sim, mas também na interação com os alunos do Curso Online de Gnosis.
    Além disso, é um tema que eu considero muito importante e que ainda pode render muitas reflexões :)
    Abraços!

  3. nousvate

    Ola Giordano o tempo esta curto pra ti?
    Grande abraço.

    Em minha opinião, o conhecimento deve produzir lógica sobre as linhas dos discernimentos, e o discernimento vem com a vivencia conciliada ao certo processo QUE CONHECEMOS COMO EXPERIÊNCIAS, além disto, o tempo deixa de ser necessário, mas o discernimento sempre vai ter que existir e ai, que entra a lógica universal da razão pura, que é a gnose.

    Por tal motivo, a gnose e um conhecimento universal e perene, que ultrapassa as limitações da própria razão, a mesma que esta aprisionada ao um processo lógico e atrelado a um sistema de sustentabilidade,Por tal motivo gnose e sinônimo de liberdade, PORQUE ELA ULTRAPASSA A PROPRIA RAZAO SISTEMATICA.
    Paz.

  4. nousvate

    Ola Giordano?
    La vai um comentário grande..

    Caros amigos acredito plenamente que a experiência e um fenômeno ao qual tem infinitos níveis de realidades.

    As realidades são expressões de princípios que se associa a varias formas com infinitos meios e relações entre si próprios.

    Ou seja, existem infinitos mundos com infinitas realidades, o nosso cérebro e capaz de experimentar somente uma pequena parte de tais fenômenos expressivos que pairam dentro da criação.

    Nosso cérebro associa e se relaciona somente com as informações básica para sua sobrevivência física e energética dentro de sua estrutura molecular e atômica, e tudo que o cérebro possa vivenciar traz para seu núcleo cerebral ou faculdades uma harmonia entre os princípios básicos,e ele consegue atrair e harmonizar para seu núcleo, essa relações criando uma freqüência repetitiva e uma energia básica dentro do próprio centro intelectual , e esta força atrativa cria uma centro de gravidade que nos chamamos de experiência.

    Vejam que as experiências e um produto de repetições de realidade quanto mais vivenciamos algo mais experiente ficamos, há uma memória energética que alimenta as relações paralelas desses princípios Criando ai um ciclo de oitavas entre as próprias realidades.

    E daí que vem a lógica e as razoes dentro de nossa mente que nos tras o dicernimento da existência desse fenomenos dentro dos vários mundos que conseguimos criar as conexões e relações.

    O grande problema e que nossas capacidades facultativas não conseguem quebrar as barreiras das realidades e criamos uns ciclos viciosos e somente discernimos aquilo que já temos como pré-conceito da própria realidade que nos cera.

    As nossas experiências sempre gravitam em cima de nossa capacidade de se relacionar com os fenômenos que nos cercam e que nosso cérebro consegue processar.para nos este e o limite de tudo.

    O discernimento de tal ou qual fenômeno. E um processo de associações entre princípios ”e ai que nasce a experiência” as relações de nossa faculdade com os princípios da criação nos capacita a criar uma interatividade com os milhares de expressividade da própria criação que chamamos de realidade infinita.

    A gnose por ser um princípio universal ele se expressa em vários níveis e em vários mundos com infinitas expressões. E nossa percepção da gnose esta relacionada com nosso nível de capacidade de processar e compreender os fenômenos em ações dentro dos mundos que adentramos.

    Chega se um ponto que a gnose não pode ser expressa por linha geométrica do som “ou o próprio verbo” porque a gnose já e o verbo, quando chegamos a esta gnose somos como um artista e que sua linguagem e a própria verdade em movimento.

    Neste momento nossa vida e a melhor forma de se explicar nossa gnose particular, cada pessoa vive sua própria gnose dentro de sue próprio mundo e que tem sua própria definição por meio de seu próprio deus.

    Existe um nível de gnose que só nosso ser consegue compreender por causa das particularidades do ser, que são os doze apóstolos, o cristo íntimo etc
    Estes princípios trazem dentro de si faculdades cósmicas que consegue adentras em mundos que nosso cérebro neo e capaz.

    Paz .
    Grande abraço.

  5. Manuel Rodrigues

    Não entendi nada, sobre gnóstico,(acho que é so para intelectuais) hoje tenho 64 anos e quando tinha uns 16 anos fui num centro espirita de mesa branca que me disse que eu faltava na escola ou seja eu cabulava muito, e isto foi verdade, mas o interessante é que no dia seguinte comentei com uma secretária da empresa em que eu trabalhava mais velha do que eu a qual eu a admirava muito, (como todo jovem acha que os(as) mais velhos são muito inteligentes e nós por sermos de mais jovens não sabemos nada, então sempre acreditamos no que eles falam ,) e contei a ela o que se passou no centro espirita ao que ela me respondeu Manuel, vc não precisava ir no centro era só falar comigo que eu também te falava isto, era só EU LER TEU PENSAMENTO pois eu faço parte do movimento GNÓSTICO e apenas o que aconteceu foi que vc, por PENSAMENTO tansmitiu para o espírito que incorporou naquele centro espirita, que vc faltava muito na escola e ele simplesmente captou seu pensamento e disse para vc e todos que estavam na sala que vc faltava na escola,Como eu ão entendi nada dos comentarios acima sobre gnostico, estou relatando o que aconteceu comigo e se puderem me digam se movimento gnostico é so ler o pensamento dos outros. (já repararam que nos centros de mesa branca todo mundo sabe o que acontece com o outro, diferente de umbanda que vc fala sozinho com o SANTO eu acho mais legal pois ninguem sabe onde esta sua DOR e é só tomar um banho de arruda, ou matar uma galinha preta rsrsrs e pronto )
    Isto foi a 48 anos atrás mas nunca esqueci do que ela me disse e nunca esqueci este nome gnóstico, e agora lendo estes comentários e algumas coisas sobre gnosis e gnósticos percebi que NINGUÉM SABE NADA SOBRE O ASSUNTO pois ninguém é CLARO a falar sobre o assunto, eu por exemplo seguindo uma linha espiritual independente que aprendi no Gasparetto em São Paulo,digo que DEUS está em MIM não existe um DEUS superior e simplesmente MANDO o UNIVERSO fazer alguma coisa por mim e pronto, o que acho que também deverá uma mentira muito grande pois quando eu ESTIVER perdidão, sem sossego, sem dinheiro, f… da vida vou na igreja e vou ajoelhar lá no pé dos santos ou nos centros de mesa branca ou nos centros umbandistas como já fiz enumeras vezes, e percebo que não acontece nada o que acontece de verdade é que vc passou apenas a responsabilidade para JESUS ou para os SANTOS UMBANDISTAS, ou para a TERAPEUTA que só te escuta e não diz nada mas vc acha que esta sendo curado rsrsrs e com o tempo as coisas se resolvem pois nada dura mais do que tres dias,(modo de dizer) portanto com 64 anos descobri que na VERDADE NINGUÉM SABE P… NENHUMA.
    Desculpem mas se alguem quiser comentar o que escrevi esteja a vontade, por favor nao respondem que a felicidade esta dentro de mim e nao precisamos de nada externo que isto é o meu modo de vida hoje portanto eu já sei, ou me respondam que no fim do arco íris tem um pote de ouro,se tiver me digam o endereço por favor, ou me mandem um email para eu fazer uma ORAÇÃO e NÃO REPASSAR para mais niguem que depois de algumas horas eu vou receber uma noticia boa ou dinheiro JURO que faço a ORAÇÃO se NÃO tiver que repassar
    Abração a todos e numa corrente vamos desvendar juntos os mistérios da vida e daqui a uns 20 ou 30 anos devo morrer e não gostaria de morrer sem saber a verdade, para poder transmitir aos jovens qual a VERDADE que eles devem seguir, para que eles quando chegarem na minha idade NÃO sejam LEIGOS sobre as religiões ou filosofias de vida.
    Observação importante, acho que minha amiga secretária estava certa com a leitura de pensamentos, mas porque EU nao consigo ler o pensamento dos outros? será que apenas um curso online gnostico me leva a tanto conhecimento?
    Sou do Brasil mas moro atualmente em Angola, e aqui existe um povo muito sofrido e com pouca cultura porisso proliferam muitas igrejas evangelicas, e mutos catolicos praticantes, existem tambem muitas culturas com fetiches,
    e feitiçarias que ainda nao fui, mas quero dizer que quando se fala com qualquer um integrante destas religiões percebe-se claramente que estão dominados totalmente pelo medo de DEUS ou do DIABO,colocado na cabeça deles pelos padres, bispos ou feiticeiros, me lembra muito as igrejas que tem no brasil,principalmente em comunidades pobres, so que aqui onde moro por ser muito pequeno vc, ve isto muito constante a toda hora pois as igrejas estao por todos os lados. Aqui as igrejas tem muita força sobre os fiéis e eles acreditam muito na palavra dos padres e bispos.

    POR UM LADO ESTAS RELIGIÕES TIRAM MUITA GENTE DA DROGA, REATAM CASAMENTOS, MOSTRAM UM CAMINHO DO BEM.

    MAS ISTO ME ENTRISTECE MUITO POIS NAO CONSIGO PASSAR A VERDADE, POIS TAMBEM NÃO A CONHEÇO SIMPLESMENTE DIGO QUE DEUS SOU EU, DEUS É VC, DEUS ESTA DENTRO DE NÓS,às vezes tenho bronca dos mortos,PORRA eles podiam dizer alguma coisa como é a verdade do mundo e se ela exite, que merda eles abaixam nos santos da umbanda, da mesa branca e nao contam nada só falam da tua avó, que teu pai esta no ceu como um anjo, que vai te acontecer uma coisa boa, que alguem te fez mal mas a verdade ninguem diz.
    Agora, confesso que fui numa espirita umbanda, cigana quando perdi o emprego no BRASIL, e ela me disse que eu ia fazer uma viagem muito longa e é verdade vim trabalhar em Angola, e me disse mais coisas só conto para voces o final, se realmente acontecer ainda nao aconteceu mas em acontecento eu conto em outra oportunidade pois nao sei se vai ou nao acontecer AGUARDEM.
    E se isto realmente acontecer vou acreditar que a verdade está nos espiritos ou será que transmiti por pensamento para ela que eu vinha para Angola, mas como se eu nao sabia de nada, ou será que eu tinha captado isto pelo UNIVERSO e tranmiti para ela. VCS estão vendo que merda porisso NINGUEM SABE PORRA NENHUMA.

    A vcs jovens que estão lendo isto, quando vamos ficando mais velhos perdemos os medos de tudo e tambem perdemos a vergonha de nos expor falando o que bem entendemos pois descobrimos que nao existe ninguem superior a vc, que mande em nós, vc é livre e não deixe ninguem colocar na sua cabeça besteiras siga seu caminho pois ninguem vai te cobrar nada quando vc ficar velho nao tenha medo vc é vc. vão só te achar chato, careta eles nao sabem que vc já usou jeans da lewis, curtiu rock da pessada, foi em muita balada e que passou tudo por que eles passam e ainda vao passar, e nós velhos como nao temos PAPAS na lingua falamos tudo que vem na cabeça rsrsr

    Grande Abraço, esqueci de dizer sou Engenheiro Civil, Tecnólogo em Terraplenagem e Pavimentação, Eng. Operacional,pós graduado em Administração, e mais alguns conhecimentos tecnicos e espirituais no Gasparetto so não entendo de TEOLOGIA como vcs viram acima é muito confuso prefiro matematica e fisica ou que alguem com sabedoria universal me ajude a esclarecer qual é a VERDADE

    Há ia-me esquecendo com tudo o que eu escuto por ai e leio, tambem quis ser espirita de mesa branca pensando é claro em ter o poder de fazer consultas espirituais e me matriculei num curso e no primeiro dia uma das alunas perguntou para o professor espirita a pergunta caracteristica QUANTOS ESPIRITOS TEM PARA INCORPORAR e não é que ele respondeu que tinham 42 milhoes não tive duvida parei o curso na mesma hora e fui embora eu so queria aprender a fazer consultas espirituais nao queira ter tanto poder para saber quantos espiritos estão há espera para entrar no corpo de novo ser, esta foi muito para a minha cabeça.
    Abraços
    Reparem que tudo esta certo VC É NAO SE ACHA

  6. Panzo dos Santos

    Eu vivo em Angola e quero fazer parte desta sociedade e aqui não vejo nenhum templo o que faço? Ajudam – me
    vivo em Luanda

  7. es enteressante e pretendo aprofundar-me mas em estudo e obter muita compreençao, parabens por nos explicar, aos pocos chegaremos em entendimento, mas para isso vamos subindo degrau em degrau e mismo assim ainda teremos muito que aprender de nos mismos!

  8. Damaceno Maciel

    E um estudo muito profundo que
    me interessei e pretendo dar continuidade.

  9. Damaceno Maciel

    Moro em Conceição do Rio Verde estou a 200 km de lavras. Gostaria conhecer os membros de lá futuramente.

Deixe um Comentário