fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

Os 7 Melhores Filmes Sobre Extraterrestres

19 jun 2012

Os 7 Melhores Filmes Sobre Extraterrestres

Há uma infinidade de seres extraterrestres que emergem da imaginação e acabam parando nas telas do cinema, o que reflete o interesse da humanidade sobre este tema. Nos dias de hoje, parece não haver quem não tenha ouvido falar em extraterrestres, ou mesmo quem não tenha um relato de avistamento de naves e até contato direto com seres de outros planetas, galáxias e demais confins do universo.

Mas, como já é sabido, os registros destes avistamentos e contatos são bastante escassos, especialmente se forem desconsideradas as fotos e os vídeos em que não se pode diferenciar um disco voador de um balão de festa junina ou um extraterrestre de um animal selvagem. Como se isso não bastasse ainda existem as fraudes e os delírios, dificultando o trabalho de pessoas sérias dedicadas ao estudo do fenômeno.

Portanto, é raro haver um retrato falado de um extraterrestre. É aí que entra em cena a imaginação, criando formas a partir daquilo que conhecemos e daquilo que acreditamos conhecer sobre a vida fora da Terra. No cinema, alguns extraterrestres são parecidos com os humanos, outros totalmente diferentes e há ainda aqueles que conseguem assumir à vontade a forma que quiserem.

Há os bons, os maus e os feios, os inteligentes e compassivos, que se sacrificam para salvar a humanidade, e as máquinas de extermínio que gritam e babam enquanto dilaceram suas vítimas. Nesta lista dos 7 Melhores Filmes Sobre Extraterrestres, apresentamos alguns destes seres que cativaram os espectadores pela simpatia que transmitem ou pelo terror que provocam.

7. Alien, o Oitavo Passageiro

Num futuro próximo, durante seu retorno à Terra, a espaçonave comercial Nostromo intercepta o que parece ser um sinal de S.O.S. vindo de um planeta distante.

Então, a tripulação acorda de seu sono profundo e a nave pousa no planeta. Enquanto exploram o local, a equipe descobre uma nave abandonada e uma câmara onde existem milhares de ovos.

Um dos exploradores resolve se aproximar de um dos ovos, e um parasita que há ali dentro o ataca, deixando-o inconsciente. Ele é trazido de volta à Nostromo e a nave decola.

Depois de um tempo, o parasita morre e o hospedeiro acorda, aparentemente sem sequelas. Mas logo eles descobrem que uma criatura foi depositada em suas vísceras, e logo eclodirá para trazer o terror aos tripulantes.

Alien é um filme de 1979, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, John Hurt e Ian Holm, e figura entre um dos melhores filmes de todos os tempos. Seu título é uma referência ao antagonista principal, uma criatura extraterrestre de traços horripilantes e bastante agressiva, que espreita, persegue, ataca e mata a tripulação de uma espaçonave.

As feições da criatura Alien e os traços elementos que o acompanham são bastante únicos e originais, tendo sido concebidos pelo artista surrealista suíço H. R. Giger. O filme foi sucesso de público e crítica, recebendo diversas premiações e se tornando uma franquia de romances, quadrinhos, games e brinquedos, além de outros cinco filmes que giram em torno do medonho Alien, entre eles o filme Prometheus, que aborda a temática dos deuses astronautas.

6. O Dia da Independência

Às vésperas do dia da independência norte-americana, os sistemas de comunicação de todo o planeta entram em um caos devido à uma estranha interferência atmosférica.

Os militares descobrem que objetos gigantescos estão em rota de colisão com o planeta, e pensam ser meteoros. Mas, logo percebem que se trata de espaçonaves gigantescas, pilotadas por uma espécie alienígena.

Depois de algumas tentativas fracassadas de estabelecer comunicação com os extraterrestres, fica claro que eles estão preparando um ataque aos principais pontos da Terra em menos de um dis.

Quando várias cidades são atacadas, os sobreviventes se reúnem na famosa Área 51. Lá, eles elaboram um plano para combater os alienígenas e reconquistar, no dia 4 de julho, a sua independência.

Dirigido pelo alemão Roland Emmerich e estrelado por Will Smith, Jeff Goldblum e Bill Pullman, o filme foi idealizado como forma de questionar a crença na existência de vida extraterrestre. Além disso, ao invés de mostrar os alienígenas se escondendo no planeta Terra após uma viagem intergalática de sabe-se lá quanto milhões de anos-luz, o filme explora o lado agressivo dos alienígenas e o espírito libertário norte-americano.

Com isso, o Dia da Independência se transformou no primeiro de uma série de filmes que abordam desastres planetários provocados por alienígenas agressivos ou por cataclismos ambientais. Está entre uma das maiores bilheterias de todos os tempos, mas em termos técnicos acabou deixando a desejar.

5. Homens de Preto

O filme conta as aventuras cotidianas dos agentes especiais Kay e Jay, membros de uma organização ultra-secreta, cujo objetivo é monitorar a atividade de extraterrestres admitidos no planeta Terra.

Os dois Homens de Preto acabam se vendo envolvidos em uma trama armada por um terrorista intergalático que acaba de chegar à Terra para assassinar dois embaixadores de duas galáxias rivais.

Para prevenir uma verdadeira guerra entre mundos, os dois agentes precisam localizar o terrorista que pertence à uma raça semelhante a um inseto e impedir a destruição da Terra.

Lançado em 1997, Homens de Preto foi dirigido por Barry Sonnenfeld, e estrelado por Tommy Lee Jones, Will Smith, Linda Fiorentino e Vincent D’Onofrio.

Seu roteiro foi baseado da série de quadrinhos Homens de Preto, de Lowell Cunningham, publicado originalmente pela Marvel. Seu sucesso deu origem à uma série animada exibida entre 1997 e 2001, duas sequências cinematográficas, Homens de Preto 2 e 3. Ganhou um Oscar e foi indicado a outros dois.

Numa das cenas, a agência dos Homens de Preto revela que alguns alienígenas estão disfarçados como pessoas famosas, incluindo o produtor executivo do filme Steven Spielberg, o próprio diretor Barry Sonnenfeld, os atores Sylvester Stallone e Danny DeVito, e o cineasta George Lucas. Nos créditos finais do filme aparece uma frase avisando que os animais e alienígenas que aparecem no filme não foram mal-tratados durante as filmagens.

4. Enigma de Outro Mundo

Em meio ao imenso campo de neve que forma o continente antártico, cientistas e operários de uma base de pesquisa ficam chocados ao verem um helicóptero perseguindo e atirando em um cachorro.

O helicóptero é destruído, os passageiros são mortos, e o cachorro é levado para o interior da base. Lá, seus membros começam a se questionar sobre o que poderia estar acontecendo.

Eles percebem que o helicóptero veio de uma base norueguesa, e quando chegam até ela descobrem que foi totalmente destruía, além de um corpo humano estraçalhado, que trazem com eles para realizar estudos.

É quando o cachorro se transforma numa criatura horrorosa que ataca os pesquisadores. Eles tentam combatê-las, mas percebem que se trata de uma forma de vida alienígena que tem o poder de se transformar e assumir a aparência de qualquer pessoa.

A tensão fica mais forte quando percebem que não podem confiar em ninguém, já que qualquer um deles pode ser o alienígena. A paranóia está devidamente instalada e só será resolvida com o extermínio definitivo da criatura. Caso ela chegasse a atingir a civilização, toda a humanidade estaria em risco de extinção.

O filme de 1982 foi dirigido por John Carpenter, e estrelado por Kurt Russell. Trata-se de uma adaptação do conto Who Goes There?, escrito por John W. Campbell Jr. e que passou a fazer parte da Trilogia Apocalíptica de Carpenter, a qual é formada pelo Enigma de Outro Mundo, além de O Príncipe das Trevas e À Beira da Loucura.

3. Contato

A astrônoma Ellie Arroway sempre foi interessada na possibilidade de contato terras distantes, um interesse recebido em sua infância devido à influência de seu pai, que morreu quando ela tinha apenas noove anos de idade, deixando-a num orfanato.

Seu trabalho atual no monitoramento de vida extraterrestre é uma espécie de homenagem ao seu falecido pai. Mas quando ela perde o financiamento de sua pesquisa, Ellie e alguns colegas partem em busca de outras fontes de sustento para o projeto.

Então eles encontram ruídos vindos das vizinhanças da estrela Vega, mas a alegria de Ellie dura pouco tempo, pois políticos, militares, líderes religiosos e outros cientistas tentam tomar posse de seu trabalho.

Os ruídos são na verdade mensagens, e quando elas são decodificadas o projeto assume uma dimensão completamente nova, estimulando a busca de Ellie pela verdade. Ao seu lado está Palmer Joss, um teólogo famoso que se sente atraído pela sua capacidade intelectual e sua ânsia pela descoberta da verdade.

Dirigido por Robert Zemeckis e adaptado da novela de mesmo nome escrita por Carl Sagan, o filme de 1997 é estrelado por Jodie Foster, Matthew McConaughey, James Woods, John Hurt e Angela Bassett. A maioria das críticas foram positivas, e o filme recebeu vários prêmios, mas foi o centro de disputas entre a família de Carl Sagan, Francis For Coppola e a Warner Bros.

2. Contatos Imediatos de 3º Grau

O eletricista Roy Neary é uma dentre muitas pessoas que experimentou um contato imediato de primeiro grau, testemunhando OVNI’s voando através do céu noturno.

Depois desta vivência, ele passa a ser assombrado pela imagem do que parece ser uma montanha, que insiste em ficar em sua mente, e se torna obcecado em descobrir o que ela representa, prejudicando seu casamento.

enquanto isso, agentes do governo ao redor do mundo experimentar contatos imediatos de segundo grau, descobrindo evidências físicas de visitantes de outros mundos na forma de objetos militares que permaneceram desaparecidos por décadas e reapareceram no meio do nada.

Tanto Roy como os agentes seguem as pistas que receberam e acabam encontrando um lugar onde terão um contato direto, também conhecido como contato imediato de terceiro grau.

O filme lançado em 1977 foi escrito e dirigido por Steven Spielberg. É estrelado por Richard Dreyfuss, François Truffaut e Melinda Dillon. O projeto deste filme vinha sendo desenvolvido desde 1973 por Spielberg. O título é derivado da classificação de contatos com alienígenas proposta pelo ufologista J. Allen Hynek. Um contato de terceiro grau é aquele que denota observação humana de seres alienígenas.

1. E.T. o Extraterrestre

Durante uma visita noturna ao planeta Terra, um grupo de alienígenas botânicos é descoberto e tem suas atividades perturbadas por uma força policial.

Em sua partida apressada, um dos visitantes é deixado para trás. O pequeno alienígena está sozinho em um planeta estranho e tenta se esconder até encontrar a propriedade de uma família.

Para sua felicidade, ele logo encontra a companhia de Elliot, um menino de dez anos de idade que o descobriu por acaso, enquanto o E.T. procurava por comida num barracão da propriedade.

Enquanto o E.T. vai se acostumando com Elliot, seu irmão Michael e sua irmã Gertie, bem como com os trajes humanos que precisa vestir, os membros de uma força governamental realizam buscas dia e noite no entorno da área onde a nave tinha pousado.

A vontade de voltar para casa é grande para o E.T., e quando ele consegue se comunicar com seu povo para que venham buscá-lo, ele fica bastante doente, e Elliot também adoece. A situação fica ainda mais crítica quando a força governamental o encontra. Toda ajuda parece ser ineficaz, e não há nenhuma nave no horizonte.

Esta ficção científica de 1982 foi produzida e dirigida por Steven Spielberg, e estrelada por Henry Thomas, Dee Wallace, Robert MacNaughton, Drew Barrymore e Peter Coyote. E.T. foi baseado num amigo imaginário que Spielberg criou após o divórcio de seus pais em 1960. Trata-se de uma história atemporal de amizade, sendo considerado por muitos como o maior filme do gênero de todos os tempos.

32 Respostas

  1. Acho que seria extremamente válido citar o filme Intruders de 1992. Pra mim é de longe o melhor sobre o tema, aborda de um jeito muito diferente dos atuais; hoje em dia os filmes preferem passar uma imagem mais surreal, enquanto Intruders passa uma imagem muito clara e firme.

  2. Celo Gahan

    Eu retiraria “Contato”, “Homens de preto” e “Enigma de outro mundo” da lista e colocaria nela “Fogo no céu”, “Sinais” e “Guerra dos mundos”.

  3. Polêmico, hein Celo!

    Homens de Preto é até fácil de tirar, mas os outros dois, uhm… A qual dos Guerra dos Mundos você se refere? Valeu pelo comentário :)

    Abraço!

  4. Celo Gahan

    Giordano, me refiro ao “Guerra dos mundos” mais recente, com o Tom Cruise. Pra botar mais lenha nessa fogueira, ainda tem “Cocoon”, “Stargate”, “Predador” e “Batalha de Los Angeles”. rsrs… Abraço!

  5. Celo,

    Anotei todas as sugestões :) Quando estava elaborando a lista já vi que isa precisar elaborar mais uma duas ou três. Mas, com a ajuda de vocês fica bem mais bacana de fazer :) Semana que vem já entra a próxima. Só não garanto Batalha de Los Angeles, mas quem sabe Distrito 9 também não entra?

    Abração!

  6. Olá pessoal,

    Sugiro que acrescentem às suas listas:

    1º) UFO Incidente – (1975) – Versão cinematográfica do livro, com título em português, “Viagem Interrompida”. Pode ser baixado no Youtube em (http://www.youtube.com/watch?v=EH5YRtcgzQ4). Versão completa somente em inglês. Trata do Caso Barney e Betty Hill, o 1º caso bem documentado de abdução.

    2º) Estranhos Visitantes – Filme baseado no livro “Comunhão” onde o escritor Withley Strieber narra seu encontro com seres extraterrestres (http://youtu.be/mEKnb87exP8.

    3º) Contato do 4º Grau – Contatos de Quarto Grau é um thriller provocativo ambientado em uma pequena cidade do Alasca, onde misteriosamente desde a década de 60 todos os anos são registrados um grande número de desaparecimentos. Apesar das diversas investigações do FBI, a verdade nunca foi revelada. Quando a psicóloga Dr. Abigail Tyler (/Milla Jovovich/) começa a gravar suas sessões com pacientes traumatizados acaba descobrindo as mais perturbadoras evidencias de abduções alienígenas, jamais reveladas ao público. Veja os fatos documentados por filmagens reais e tire suas conclusões. (http://www.youtube.com/watch?v=dDQpsK7uKN4)

    4º) “V” – Seriado dos anos 80 (http://www.youtube.com/watch?v=DPLDT4JgmIY)

    5º) Falling Skies – É uma série nova e excitante da DreamWorks Television e do produtor executivo Steven Spielberg. Noah Wyle (Tom) é um ex professor universitário que se tornar líder de um grupo de civis que lutam contra uma força de ocupação alienígena. (http://www.youtube.com/watch?v=j23OBfig35g)

    Divirtam-se!

  7. Thiago

    Realmente Intruders e Fogo no Céu não podem ficar de fora. Até hoje tenho calafrios com esses filmes, que são baseados em fatos “reais”.

  8. Valéria Comerlatte

    Olá…uma sugestão,se me permite.O filme “Inimigo meu” é um serio candidato a entrar nesta segunda lista.Bjs.

  9. Adorei a sugestão Valéria.

    Vamos elaborar outra lista em breve, e este estará entre os selecionados, com certeza!

    Abraços e obrigado pela contribuição!

  10. Rogerio Sam

    Giordano e amigos do site: Não aguento mais procurar por um filme q nao sei o nome e ninguem conheçe. Vou descrever: Uma nave é abatida e o et é capturado então ele faz contato mental com um cara q mora proximo a área onde o et está. Os militares sem sucesso de comunicação com o alien, descobrem e buscam esse cara que raspa a cabeça para se familiarizar com o etzinho. Depois eles fogem e o cara o ajuda a voltar pra casa. Se puderem por favor me ajudem.

  11. Flavio

    cara, prometheus é um filme muito bom , eu garanto que vocês assistiram… vê se colaca ele na lista.

  12. Flavio

    vê se você sabe me dizer o nome do filme que o alienígena chega ou é encontrado numa especie de bola, e ele se comunica através de onda de rádio. também eles tentam abri a bola e conseguem, mas no final descobrem que não era para ter aberto e que o alienígena carrega uma doença, enfim eles são contaminados… sei que no final para não contaminar os outros humanos eles vão com o alienígena

  13. Yuri Pereira

    Só uma coisinha:
    Não é tão raro o contato com extraterrestres.
    Basta ler livros de sérios jornalistas e estudiosos do assunto, como por exemplo “UFOs, Espiritualidade e Reencarnação” de Marco Petit, para perceber a infinidade de casos bem comprovados que temos.
    Sugiro a leitura da revista UFO, a mais antiga (e pra mim a mais confiável) revista brasileira de Ufologia.
    Se quiserem saber mais sobre o assunto, e se eu puder ajudar, me mandem um e-mail: [email protected].

    Abraço a todos e bom filme! :D

  14. sandra

    OLÁ esqueceram area 51 ,vizinhos imediatos de terceiro grau , alien vs predador , guerra dos mundos com tom cruise , cocoon . vlw

  15. Greg

    Não sei se alguém já falou mas eu adorei aquele em que os ets habitam o fundo do oceano. Eu esqueci o nome… affz!

    Agora para mim o melhor de todos foi Contatos Imediatos do Terceiro Grau!

  16. Matheus

    Assitam Alien Abduction – Incident in Lake County de 1997!

    O mais insano de todos

  17. Anderson

    Ola, para mim no topo da lista está um filme que pouca gente conhece, è sandkings, que sobre uma base secreta americana que recebe material marciano para fazer esperiencias…

  18. junior piress

    gostaria de citar os seguintes:
    A série TAKEN, de Stevie Spilberger;
    2010, o ano em que faremos contato, de Stanley Kubrick;
    O dia em que a terra parou;
    Cocoon, de Stevie Spilberger;
    HANGAR 18;

    filmes muito bons e que podem fazer parte das próximas listas.

    grande abraço!

    acredito que esses filmes nos

  19. Wagner Teixeira da Silva

    Muito Hollywoodiano e desinformador. A Série V – Visitantes, Intruders, Taken, Area 51, Fogo no Céu e Contato de 4 Graus são mais realistas e se baseiam nas evidencias ufologicas já colhidas. O resto é pragmatismo, medo e entretenimento barato com mega produções.

Deixe um Comentário