fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

17 out 2011

Comprar, Jogar Fora, Comprar (Documentário)

Com certeza você já pensou a respeito disso. Baterias que duram apenas alguns meses, impressoras programadas para um determinado número de impressões, lâmpadas que duram mil horas, automóveis que demandam constantes revisões, atualizações permanentes de softwares e hardwares. Apesar dos avanços em tecnologia, por que os produtos duram cada vez menos?

Filmado na Catalunha, França, Alemanha, EUA e Gana, este documentário realiza uma viagem através da história de uma prática empresarial que envolve a redução deliberada da vida de um produto para aumentar o seu consumo, como foi publicado em 1928 em uma influente revista norte-americana, o artigo “Um produto que não se desgasta é uma tragédia para os negócios”.

O documentário, dirigido por Cosima Dannoritzer e co-produzido pela TV espanhola, é o resultado de três anos de pesquisa, e nele encontramos imagens de arquivos pouco conhecidos que fornecem provas documentais e mostram as desastrosas consequências ambientais decorrentes dessa prática.

Também apresenta vários exemplos do espírito de resistência que está crescendo entre os consumidores e inclui a análise e a opinião dos economistas, designers e intelectuais que propõem alternativas para salvar o meio ambiente e a economia.

Uma pequena amostra do conteúdo deste documentário é a história da lâmpada como originária da Obsolescência Programada. Thomas Edison fez a sua primeira venda de lâmpadas em 1881. Elas duravam cerca de 1.500 horas. Em 1911, um anúncio na imprensa espanhola destacou os benefícios de uma marca de lâmpadas com um certificado de vida de 2500 horas.

No entanto, como é revelado pelo documentário, em 1924, um cartel que reúne os principais fabricantes na Europa e os Estados Unidos, chegaram a um acordo para limitar a vida útil de uma lâmpada em 1000 horas. O cartel foi chamado Phoebus e, oficialmente, nunca existiu.

Contudo, em Comprar, Jogar Fora, Comprar, conhecemos o documento que se tornou a pedra fundamental da obsolescência, e que ainda nos dias de hoje é aplicado para as recorrentes atualizações de produtos eletrônicos de última geração, como impressoras e iPods.

Ao longo da história da obsolescência programada, o documentário mostra um quadro geral da história da economia nos últimos cem anos e revela a mudança de atitude nos consumidores através do uso de redes sociais e da Internet. Apesar das boas notícias, vemos também que o descarte constante e em massa provoca graves consequências ambientais.

Assista abaixo ao documentário completo:
(narração e legendas em espanhol)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=YCuoS251ius]

Visite o Canal ECOMantiqueira.

Deixe um Comentário