Bem-vindo a Sociedade Gnóstica Internacional

5 mar 2013

Carlos Castañeda e as Lendas da Selva (Documentário)

Ainda na década de 1960, o enigmático Carlos Castañeda quebrou as barreiras da Antropologia Moderna ao estudar de perto os antigos rituais mágicos dos índios norte-americanos. Suas emocionantes aventuras deram origem a uma nova perspectiva espiritual e permitiram que ele declarasse a si mesmo como sendo um autêntico xamã.

Com o resultado destas experiências e sua popularização através de inúmeros livros que parecem mesclar vivências pitorescas com realismo fantástico, nos dias de hoje Castañeda é visto como sendo um dos principais precursores do movimento da Nova Era., tendo inspirado toda uma geração na busca por uma espiritualidade sem fronteiras.

Carlos Castañeda ficou famoso após a publicação do seu livro, A Erva do Diabo, em que entregava os ensinamentos de seu mestre, o índio yaqui Don Juan.

Seu livro o lançou ao sucesso instantâneo, estimulando milhares de pessoas ao redor do mundo a empreenderem viagens ao México em busca da iluminação.

A revista TIME apelidou Castañeda de “Mestre da Nova Era”, mesmo que paralelamente o autor tivesse conseguido um doutorado em Antropologia na Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Por outro lado, não foram poucos os seus críticos. Houve um jornalista que afirmou muito tempo depois da publicação de seus primeiros trabalhos que Castañeda havia falsificado seu trabalho de campo, inventando todo o seu conteúdo. Suas aventuras com don Juan não seriam mais que um produto de sua imaginação.

Este documentário produzido pela BBC para a série Tales From the Jungle investiga a controvérsia que foi provocada pela publicação dos livros de Castañeda, assim como se dedica a conhecer as práticas dos índios yaqui da atualidade com a ajuda de David Shorter, que esteve por vários anos trabalhando entre eles no México.

Assista abaixo às 6 pates do documentário completo:
(legendado em português)

2 Respostas

  1. daniel claudio de oliveira

    tenho 44 anos e comecei com castanheda com 18 anos-uma estranha realidade- Eu vivo até hoje na maneira do Guerreiro, como um caminho de coração…hoje possuo conhecimento física quântica e posso assegurar que é tudo valido até hoje o que aprendi dos ensinamentos de D.juan Matos!! E esse documentario foi feito para denegrir castanheda, porque ele nos ensinou a sermos LIVRES e responsáveis pelo nosso destino. E os senhores do mundo não gostam muito dessa ideia do “gado” ser LIVRE, sacaram eh eh eh

  2. Luiz Pater

    Os Livros do Castaneda são extraordinários.A Realidade contida neles emana da Ressonância Arquetípica que pode provocar no Ser Interior de quem que lê. Possuem aspectos alegóricos e um “sumo vital”, totalmente afinado com a Gnose, a Sofia Perenis, A Essencia Comum de toda verdadeira Religião,como: O Universo ViVo- O Intento, O Ponto de Aglutinação, alteração de estados de Consciência alterando as possibilidades cognitivas(Ver), a prisão autoreflexiva(Matrix, Maya), a Luta contra o ego e o contato com o Eu Superior (Baghavat Gita),A Lembrança da Morte, As Práticas da Ética, Filosofia e Estética do Guerreiro.Muito bem escritos e com fino senso de humor.Tanto que nortearam a busca deste que agora escreve para ser encontrado por um Mestre/Caminho, pelo qual agradeço a cada respiração.

Deixe um Comentário