Bem-vindo a Sociedade Gnóstica Internacional

16 mar 2013

Pistis Sophia | Seminário de Páscoa da IGB

Entre os textos mais importantes de toda a história do Gnosticismo Universal está a Pistis Sophia, um manuscrito de natureza valentiniana data do do século III, em cujas linhas um Jesus Cristo ressurrecto e transfigurado entrega aos seus discípulos mais adiantados uma ampla série do mais preciosos, tocantes e profundos ensinamentos gnósticos.

Segundo a narrativa do texto, ao longo de um período de onze anos iniciado com a ressurreição do Salvador do Mundo, o próprio Jesus Cristo ensina os Mistérios de Sophia, a personagem gnóstica que representa o Espírito Santo, a Grande Mãe e a própria Alma Humana, detalhando ainda seu processo de queda e ascensão através de uma série de potências cósmicas.

Não é uma tarefa fácil compreender num primeiro momento o seu fantástico conteúdo. Mesmo a sua simples leitura aparenta ser um fardo à maioria dos iniciantes do assunto.

Uma grande oportunidade de compreensão literal e esotérica de seus aspectos mitológicos e cosmológicos está na assistência à Missa Gnóstica, o principal ritual eclesiástico realizado pelos gnósticos contemporâneos.

Esta cerimônia de natureza pública que a Igreja Gnóstica oferece à humanidade que anseia pela experiência mística de um gnosticismo cristão tem sua estrutura fundamentada nas palavras deste autêntico evangelho gnóstico.

Outra excelente oportunidade é buscar a compreensão profunda destes ensinamentos gnósticos na gentil orientação que é oferecida pelos irmãos mais experientes, os quais após muita vivência prática, cerimonial e esotérica, são capazes de fornecer subsídios pedagógicos aos que conhecem pela primeira esta joia gnóstica.

Seguindo o exemplo dado há décadas por tantas outras instituições gnósticas espalhadas pelo planeta, e até mesmo pela própria Sociedade Gnóstica Internacional, que ainda no ano de 2005 realizou o 1º Encontro Nacional de Cultura Gnóstica para esmiuçar a temática apresentada pela Pistis Sophia, a Igreja Gnóstica do Brasil (IGB), uma das inúmeras instituições que se dedicam à difusão do conhecimento gnóstico, promoverá nos dias 29, 30 e 31 de março de 2013 um Seminário Especial em São Paulo para estudar estes mesmos mistérios contidos nesta obra.

De acordo com a página oficial do evento, o Seminário foi estruturado em conferências destinadas a elucidar toda a estrutura de Mundos, Esferas, Eons, Seres, Regentes e Arcontes da Cosmologia Gnóstica, dando a conhecer os 13 Eons, a descida, os arrependimentos e a ascensão de Pistis Sophia ao Eon 13. Os responsáveis pelo evento informam que serão fornecidas ainda explicações históricas amplas e detalhadas.

A divulgação do Seminário ainda é acompanhada pelo anúncio do lançamento de duas versões do livro Pistis Sophia pela EDISAW, a Editora ligada a IGB. A primeira versão será a já conhecida edição comentada por Samael Aun Weor, enquanto a segunda pretende ser uma tradução completamente nova, sem os comentários. Trata-se, de acordo com os responsáveis, de uma tradução direta do manuscrito copta, com base em fontes consagradas e originais.

Para que o evento tivesse o merecido alcance, foi produzido um belíssimo vídeo promocional do Seminário, que por sua alta qualidade permite antever o carinho com que o evento está sendo preparado. Os interessados em participar do evento podem acessar a página oficial do Seminário e obter maiores informações. Veja o vídeo abaixo, pois vale muito a pena:

6 Respostas

  1. GNIENOW

    gostaria de participar de uma missa gnostica estaria ao meu alcance ,abraço.

  2. Jayr Rosa de Miranda

    Olá Giordano,

    O artigo é muito interessante, mas fala que o seminário será realizado em março/2013 (passado) ou será em março/2014 (futuro). Como conheço a Pistis Sophia comentada por Samael (que considero o melhor trabalho sobre o assunto!), se o evento acontecer em 2014, certamente farei todo o esforço para estar presente.

    Com meu respeito ao seu trabalho.

    Jayr Miranda

  3. Olá Jayr,

    É uma satisfação receber sua mensagem em nosso site.

    Este seminário anunciado no artigo aconteceu em 2013. Os organizadores realizaram duas outras edições, uma em Belo Horizonte (MG) e outra em Juazeiro do Norte (CE), quando fizeram também o lançamento das duas obras relacionadas. Então, é provável que ainda realizem novamente em outras cidades o mesmo evento.

    Entre em contato diretamente com a IGB ou a EDISAW, e os irmãos que formam a equipe fornecerão informações sobre possíveis datas futuras em que poderão ser realizados novos seminários sobre o tema:

    http://www.edisaw.com.br/
    http://www.gnose.org.br/

    Receba o nosso abraço fraterno!

Deixe um Comentário