fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

Santa Sara: a Filha de Jesus Cristo e Maria Madalena

18 abr 2023

Santa Sara: a Filha de Jesus Cristo e Maria Madalena

Contam as antigas lendas francesas relacionadas à descendência de Jesus Cristo e Maria Madalena que durante a perseguição aos cristãos primitivos ocorrida nos anos seguintes à crucificação, alguns dos discípulos do Grande Kabir e pessoas próximas ao Divino Casal fugiram da Judeia em um barco e chegaram à costa sul da Gália, atual França.

Naquela modesta embarcação usada para a fuga pelo mar Mediterrâneo estavam os irmãos Lázaro, Maria Madalena e Marta, juntamente com a mãe dos apóstolos João e Tiago, chamada Maria Salomé, acompanhados ainda por Maria de Cleofas, a tia de Jesus, e Maximin d’Aix, um dos setenta e dois discípulos de Jesus Cristo e famoso evangelizador da região francesa de Aix-en-Provence.

Além de todos estes personagens muito conhecidos, participava desta jornada uma jovem de pele morena, supostamente vinda do Alto Egito para servir à tia de Jesus como aia.

Seu nome era Sara, que atualmente vem sendo identificada na literatura que trata da descendência familiar de Jesus Cristo como sendo sua filha com Maria Madalena.

Esta tradição ressurgiu com força na década de 1980, graças à obra O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, dos escritores Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln.

Nos últimos anos, as teorias sobre os frutos da união matrimonial celebrada entre Jesus e sua principal discípula vêm ganhando cada vez mais força no imaginário popular graças à publicação de novos romances históricos baseados nas ideias que acabaram sendo popularizadas pelo escritor Dan Brown.

Alguns autores mais recentes que aproveitam o sucesso do bestseller O Código Da Vinci e a ideia que identifica o Santo Graal com o Sangue Real dos herdeiros do Salvador e sua esposa redimida sugerem que Santa Sara, a menina egípcia que acompanhou os familiares e discípulos de Jesus Cristo na embarcação rumo às terras francesas, era na verdade a filha do divino casal da Galileia.

Este é o caso do livro A Mulher com o Vaso de Alabastro: Maria Madalena e o Santo Graal, escrito por Margaret Starbird e publicado em 1993, contendo a ideia de que Santa Sara é a filha de Jesus e Madalena, e que este fato seria a autêntica fonte da lenda associada com a mística de Saintes-Maries-de-la-Mer.

Como já mencionamos acima, a tradição local afirma que a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer foi o porto onde os familiares e discípulos de Jesus desembarcaram de sua fuga pelo Mediterrâneo.

No barco estavam as chamadas Três Marias, Maria Madalena, Maria Salomé e Maria de Cleofas, as três mulheres que primeiro testemunharam a tumba vazia de Jesus, e cujas relíquias são o foco de devoção de peregrinos.

Assim que Jesus foi crucificado, as Três Marias e sua comitiva teriam partido da cidade egípcia de Alexandria acompanhadas de seu tio, José de Arimateia. As lendas francesas sustentam que a embarcação chegou ao território que hoje corresponde ao sul da França, onde havia uma fortaleza chamada Oppidum-Ra.

O local passou logo a ser conhecido como Notre-Dame-de-Ratis, pois Ra se tornou Ratis (que em latim significa algo como “navegar”), para mais tarde tornar-se Notre-Dame-de-la-Mer, e no século XIX, Saintes-Maries-de-la-Mer.

Margaret Starbird afirma que o nome Sara significa “princesa” em hebraico, um forte indicativo de que ela seria a descendente esquecida do “sang réal”, o sangue real do Rei dos Judeus. O esquecimento de Sara teria sido consequência da supressão que o Catolicismo Romano realizou sobre a veneração e a devoção ao Sagrado Feminino, resultando num desequilíbrio espiritual da doutrina cristã.

Para a autora, o Cristianismo Primitivo incluía a celebração do chamado Hierosgamos, que significa “casamento sagrado”, a união sexual divina e divinizante, o mesmo Sacramento da Câmara Nupcial dos antigos gnósticos, e o Grande Arcano dos gnósticos contemporâneos, tal como foi ensinado por Samael Aun Weor em sua extensa obra.

Esta celebração oferecia um modelo arquetípico do noivo (Jesus Cristo) e da noiva (Maria Madalena), ensinando a metafísica da união do Espírito Puro (Real Ser Interior) com a Alma Arrependida (que vai sendo liberta dos Eus Psicológicos), e a ciência da união sexual entre homem e mulher. Este último corresponde à mescla inteligente do erótico com o sagrado, um ato religioso capaz de converter seus adeptos em deuses, ou seja, de levá-los à união com a Divindade para conhecer seus Mistérios.

Este modelo de unidade conciliadora da dualidade acabou sendo perdido logo nos primeiros séculos do Cristianismo, uma verdadeira tragédia espiritual que acabou excluindo as lideranças femininas, o que era muito comum no tempo dos primeiros discípulos de Jesus. A autora insiste que tal parceria sagrada é universal e apenas reflete aquela existente em outras regiões do planeta, em contextos religiosos muito anteriores ao daquele em que se formou a religião do Cristo.

Nos dias atuais, para o bem da retomada do equilíbrio de gêneros na religiosidade cristã e a revisão da importância da sexualidade para uma espiritualidade conciliadora do humano com o divino, Santa Sara converteu-se em um instrumento de oposição aos velhos padrões autoritários e de rigidez hierárquica, onde o masculino impera à força e às cegas sobre o feminino por puro medo de perder seu poder e de ser tragado pela sensualidade que secretamente deseja.

E para o esoterismo gnóstico, Santa Sara representa o fruto maravilhoso deste casamento divino que acontece no interior de cada discípulo que celebra o Hierosgamos, que recebe o Sacramento da Câmara Nupcial, e que opera com o Grande Arcano ensinado pelo Gnosticismo nos dias atuais. Este fruto é a alma cristificada, livre de toda amarra psicológica, das ilusões e dos apegos, pronta para experimentar a GNOSIS e com ela a VERDADE.

138 Respostas

  1. Que lendas francesas ? poderia cita-las bem como a época a qual figuram ? Alem desses ‘rumores’ gozam essas lendas de alguma origem em fonte primaria a ser citada ?

  2. Olá Alexander,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Antes de mais nada, esclareça-se que lendas não são rumores, exceto para aqueles que desejam desmerecê-las quando estas se opõem aos seus dogmas.

    Estas lendas são muito comuns no sul da França, onde as ouvimos em diversas ocasiões, especialmente na região do delta do rio Ródano, local em que até os dias de hoje são muito populares as histórias a este repeito. Para encontrar fundamentos históricos, procure inicialmente pelas obras do escritor e jornalista Michel Droit, do escritor Bart McDowell, do orientalista Frans de Ville, entre outros.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  3. Maíve

    Talvez, quando entendermos o não tempo, as várias dimensões do universo e tantas outras coisas, seja mais fácil aceitarmos idéias tão contrárias às que nos foram ensinadas. Ainda bem que temos a eternidade. Eu, particularmente gosto de ler e ouvir sobre “lendas” ou podemos dizer ” outras verdades”?

  4. Oi Maíve,

    Mesmo que não sejam fatos, se é que no fundo não são, as lendas contêm muita sabedoria, pois em geral são elaboradas para que cumpram propósitos educativos.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  5. Mirian L. Mazzaferro

    Bravo giordano…Santa Sara é a principal ligação nossa com o sagrado Feminino.
    Com que nome este livro foi editado no Brasil? Preciso encontrá-lo.
    Um Abração

  6. Oi Miriam,

    O nome em português é: Maria Madalena e o Santo Graal, a Mulher do Vaso de Alabastro.

    Obrigado pelas tuas palavras!

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  7. Anafelipe

    Ola bom adorei o blog. E a pouco mais de 3 meses li estorias sobre sang real e sagrado feminino. No começo fiquei meio assustada. Mais agora n consigo para de estudar tudo isso as vezes fico na duvida se devo acreditar ou n mais sempre me vejo acreditando coda dia mais. Queria uma aula mais detalhada. Bom se quiser esclarecer essa historia estarei a dispocição acho que ja sabe como me encontrar. Espero anciosa a resposta de alguem muito proximo. Bay bay.

  8. luiz cezar

    sou historiador e fico fascinado com essas histórias e com livros ditos apócrifos, evangelhos que não entraram na bíblia!é fantástica essa interrogação sobre a verdadeira história de Jesus?

  9. Com certeza Luiz,

    Especialmente porque nos faz refletir sobre a natureza mística de Cristo que, segundo os gnósticos, pode ser encarnado em todo aquele que viva a GNOSIS através dos 3 Fatores de Revolução da Consciência.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  10. Renan

    Muito Bom do texto ,

    Sou católico, porém descobrir certas coisas lendo o livro o código .V , então cheguei até aqui, porém queria saber se existi ainda alguém com o tal ” sangue real ” ? alguém alguma vez descobriu quem ou qual família e descendente de tal ?

    Att,

    renan

  11. Renan,

    É dito que os Merovíngios são descendentes do SangReal, mas em todo caso o que realmente importa é que este símbolo perpetua um conhecimento esotérico, acessível aos indivíduos de consciência desperta.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  12. daiane

    Eu acho isso tudo uma grande mentira!!!Nao existem provas ou nenhuma citacao na biblia que relate essa mentira!!!!

  13. Daiane,

    Não é mentira, é mito e tradição, e serve muito bem ao seu propósito. É insensato usar a Bíblia como referência para refutar esta história, já que a Bíblia está incompleta.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  14. jaciara arruda dos santos

    eu adorei as suas palavras por favor me esplique mais por favor tenho muita vontade de aprender mais se vc se enteresar em comversa com migo esse é meu facebook [email protected]

  15. A REVOLTA CATÓLICA COM O SAGRADO FEMININO,TERIA ALGUMA RELAÇÃO COM O CASO DE SALEM,OU O LIVRO CÓDIGO DA VINCI SÓ FEZ UMA ASSOCIAÇÃO ?

  16. VITOR,

    Penso que os eventos não estão diretamente relacionados, mas ao longo da história vemos o catolicismo se pronunciar – às vezes de forma violenta – contra aquilo que rejeita, que não compreende ou que percebe como uma ameaça.

    Hoje em dia não é diferente, pois o Gnosticismo continua sendo perseguido ideologicamente através de uma retórica que ainda pretende desfigurá-lo.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  17. maria salete teixeira fontenelle

    “…NÃO É MENTIRA, É MITO E TRADIÇÃO”. CORRETÍSSIMO,MAS NAÕ É CORRETO SUGERIR SITUAÇÕES HIPOTÉTICAS COMO SE FOSSEM VERDADES COMPROVADAS.
    COMO SABEMOS, “HIPÓTESE É UMA COISA QUE NÃO É, MAS A GENTE FINGE QUE SEJA PARA VER COMO SERIA SE FOSSE.”
    É PRECISO TER CUIDADO COM O QUE SE PENSA, SE SENTE , SE DIZ E SE FAZ.
    CORDIALMENTE, SALETE

  18. Salete,

    Não estamos falando de hipóteses, nem de verdades comprovadas.

    O texto começa: “Contam as antigas lendas francesas…”, você chegou a ler?

    Seguindo sua definição, os dogmas cristãos é que são hipóteses, e não as lendas e mitos da tradição esotérica.

    Nesse sentido, devolvo a você, intacta e sem uso, a sua própria sugestão de que se tenha cuidado com o que se pensa, se diz e se faz.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  19. maria salete teixeira fontenelle

    PS. GOSTARIA DE SABER EM QUE SENTIDO A PALAVRA “MODERAÇÃO” FOI USADA. COMO SABEMOS, AS PALAVRAS ADQUIREM SIGNIFICADOS DIVERSOS , DE ACORDO COM O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDAS. OBRIGADA, SALETE

  20. Salete,

    Todos os comentários do site são moderados automaticamente, sem distinguir os inteligentes dos medíocres. Necessitam aprovação para serem publicados.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  21. Lise Sangalli

    Olá Giodano,

    Minha duvida eh um pouco mais intrigante.. E puxo ela pro lado do espiritismo, pois já fui em algumas palestras de centro espirita e se essas lendas são verdadeiras mesmo pode haver reencarnação ou seja uma nova passagem pela terra de Jesus, Maria Madalena e Santa Sara, bom os nomes que a biblia cita, por que as vezes isso me passa pela cabeça e queria perguntar.

  22. Oi Lise,

    É possível sim, pois mesmo as almas perfeitas voltam à existência para ajudar as demais à alcançarem a perfeição.

    Obrigado pelo seu interessante comentário :)

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  23. Dora Nunes Moraes gomes.

    SABE SR. GIORDANO, CONCORDO PLENAMENTE COM O SR. QUANDO FALA QUE A BÍBLIA ESTÁ INCOMPLETA,ONDE ESTÁ O VERDADEIRO EVANGELHO DO CRISTO? O QUAL ELE MESMO ESCREVEU? POR QUE O VATICANO NÃO COLOCOU NO LIVRO SAGRADO? DE QUE ELES TEM TANTO MEDO? QUE O CRISTIANISMO ACABE? PORQUE O EVANGELHO DO CRISTO CONTA AS VERDADES, QUE O VATICANO ESCONDE DO MUNDO A ZILHÕES DE ANOS? NÃO PRECISA ELES TEREM MEDO, ATÉ PORQUE AS ABOBRINHAS CONTADAS POR ELES, FORAM MUIIITOOO!!! BEM CONTADAS. VENHO DE UMA FAMÍLIA CATÓLICA MAS NÃO SOU PRATICANTE A MUIIITO TEMPOOO!!! NÃO TENHO CONFIANÇA, FICO ENOJADA COM ESTA PEDOFILIA DENTRO DESTA IGREJA QUE ATÉ OS PAPAS ABANDONAM POR VERGONHA!.. SEM CONTAR COM OS QUE SÃO GAYS! CONDENARAM TANTO M.MADALENA E HOJE SE PROLIFERANDO DE GAYS E PEDOFILIA ABSURDA!! M. MADALENA NUNCA FOI PROSTITUTA ELA FOI UMA GRANDE SACERDOTISA SEGUIDORA DO CRISTO,É QUE NAQUELA ÉPOCA A IGREJA NÃO ADMITIA QUE AS MULHERES TOMASSEM FRENTE AOS HOMENS DAI APROVEITARAM A MÁ FAMA E CONDENARAM A POBRE MARIA. HOJE A IGREJA PAGA COM A MÁ FAMA E A VERGONHA DOS DESATINO DE ALGUNS QUE SE DIZEM PADRES. E QUE SÃO MUITOOOOS! SE NÃO TÊM COMPETÊNCIA PARA SEREM PADRES, POR QUE ENTRAM? POR ISTO É QUE A IGREJA PERDE FIES CADA VEZ MAIS. DE DOIS MILHÕES NÃO QUE DIZER QUE TODOS SÃO CATÓLICOS PRATICANTES, MUITOS SÃO APENAS CURIOSOS. SE COLOCAR UMA IGREJA E UMA DANCETERIA COM TUDO QUE OS JOVENS GOSTAM, QUAL DAS DUAS CASAS FICARÁ MAIS LOTADA?

  24. Realmente Dora,

    Qual casa ficará mais lotada?

    O que nos leva a pensar sobre a responsabilidade que as pessoas têm nesse processo.

    Bastou substituir um “papa nazista” por um “papa pop” para que as multidões voltassem a olhar com simpatia para aquilo que nem sabem direito o que significa.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  25. Hoje navegando pela net deparei com os livros de gnóstico que fala da vida de jesus e Maria Madalena, historia dela na França me apaixonei por Maria Madalena e quero conhecer este lugar maravilhoso.

  26. Maria Olinda,

    O sul da França é um lugar maravilhoso, não deixe de fazer sua viagem à terra dos Cátaros e de Maria Madalena.

    Qual é o livro que você leu?

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  27. Eloá

    Olá, tudo bem?
    Me interessei pelo assunto. Trata-se de lendas francesas, mas há algum relato ou prova concreta sobre o assunto? Muito obrigada.

  28. Eloá

    Eu queria conversar, trocar ideias com o moderador ou administrador desse site, sou muito interessada pelas histórias bíblicas, e também por aquelas que foram banidas da Bíblia (apócrifos). Não conheço ninguém que posso falar a respeito… conhecimento pra mim é tudo, tenho muita fé em Deus, mas em provérbios mesmo afirma: “Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.” Pv 13:16

  29. luciano

    SOU UM ESTUDIOSO DA BIBLIA E RELIGIOES EM GERAL, MAS NAO SOU PRATICANTE DE NENHUMA CRENÇA, ACHO INTERRESANTES ASSUNTOS ASSIM, QUE PODEM APRESENTAR POSSIBILIDADES DE HISTORIAS,LENDAS,TRADIÇOES QUE ENVOLVEM AS MESMAS PESSOAS OU PERSONAGEM EM LOCAIS DIFERENTE, AO CASO DE SARA ASSIM DITO NESTE TEXTO QUE GOSTEI BASTANTE, PODERIA SER SIM FILHA DE JESUS, POR QUAL MOTIVOS ELE NAO TERIA UMA FAMILIA COM MULHER E FILHO, DEFINIRCE UM SACERDOTE DE UAM RELIGIAO, ACREDITO DIFICULDADE DE ACONSELHAR UMA CRISE FAMILIAR, SEM TER UMA FAMILIA, OU REALIZAR UMA SERIMONIA DE CASAMENTO SEM AO MENOS TER CASADO, IR SE CONFESAR SOBRE PECADO DE TRAIÇAO, ADULTERIO, SE NA VERDADE NUNCA SE RELACIONOU COM UMA OUTRA PESSOA, ACREDITO SIM NESTA IPOTESE DE JESUS TER SIDO PAI E TER SUA CONVIVENCIA COM MADALENA, SO ASSIM REALMENTE ELE SABERIA COMO ACONSELHAR UM RELACIONAMENTO QUE NAO ANDA BEM OK POIS NINGUEM PODE OFERECER O QUE NAO TEM.

  30. JOSÉ LUIS FONSECA

    SOU CONVICTO QUE ELES ERAM MARIDO E MULHER, E TB TIVERAM FILHOS, O QUE NÃO TIRE NENHUM POUCO O SEU MERITO COM FILHO DE DEUS, AFINAL QUAL O PROBLEMA ACIMA DE QUALQUER COISA ELE ERA UM HOMEM,SALVO UM HOMEM ALEM DO SEU TEMPO MAS ERA, COMO TAMBÉM NAO VEJO PECADO NENHUM EM PROSTITUIÇÃO, PARA MIM ISSO FOI INVENTADO PARA QUE AS MULHERES NAO SE PROSTITUICEM, PARA NAO TEREM DINHEIRO, E AUTOMATICAMENTE CONTINUAREM SUBMISSAS E DEPENDENTES DOS, HOMENS COMO ATÉ POUCO TEMPO A MULHER,NAO PODIA VOTAR, TRABALHAR FORA EM FIM, NAO TEM NADA A VER PORQUE AS MULHERES QUE SE PROSTITUEM NAO FORÇAM O CARA A FICAR COM ELAS E ELES QUE VEM ATRAS.

  31. candida batista

    triste lenda! ainda bem que se trata de uma lenda, pois Jesus demonstrou todo o seu amor de pai para com uma filha excluida e marginalizada da epoca não e´diferente de hoje, em que vivemos numa sociedade machista que so´a mulher peca. No entanto Jesus apareceu a ela primeiro que privilégio não? O amor de DEUS E´INCONDICIONAL portanto Jesus não casou se com Maria Madalena ok?

  32. MARGARETE M. DE OLIVEIRA ABREU

    Nossa, assunto muito intrigante, eu estou bastante interessada neste assunto, esses mistérios dizem muito sobre o cristianismo e nossas crenças, tenho procurado este livro da Stairbird, mas esta esgotado em todas as livrarias. Também gostaria que você falasse, se ja leu ou ouviu algo sobre, o livro O cristo dos pagãos, que também me interessei e vou comprar. Obrigada

  33. Marques

    São os inimigos do Senhor Jesus Cristo que inventam esses besteirol, e fazem partes da descendência da serpente…

  34. Olá Marques,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Somos sim os inimigos do “Nosso Senhor Jesus Cristo dos Olhos Azuis e Eunuco”, e certamente descendentes e adoradores da serpente, tal como nossos antepassados, os gnósticos Naassenos e Ofitas, ou como o próprio Cristo revelado em João 3:14.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  35. RODRIGO BERNARDES

    GOSTEI MUITO DA LENDA, MAIS FIQUEI INTRIGADO, SE FOR COMPROVADA A EXISTENCIA DOS HERDEIROS DE CRISTO, COMO FICARIA O MUNDO DAI PRA FRENTE, JA ESTAO ACONTECENDO GUERRAS, DESASTRES ECOLOGICOS, SERÁ Q ISSO NAO ESTA ACONTECENDO POR Q O HOMEM QUER SABER DEMAIS E SER IGUAL OU SUPERIOR A DEUS??

  36. M.Dora.

    A Santa Sara-tamar, ela não é muito lembrada pela história porque as perseguições ao povo d’O Caminho começaram pra valer quando atingiu a maioridade. Ela foi obrigada a ensinar em segredo e foi o que fez, até o dia da sua morte. segundo algumas coisas que estive lendo sobre ela, ano de nascimento e morte são desconhecidos (causa da morte desconhecida) todos os seguidores de Jesus foram perseguidos pela SANTA IGREJA CATÓLICA, ISTO QUANDO ELA NÃO MATAVA QUEIMADOS, COMO FIZERAM COM OS POVOS CÁTAROS, OUTROS ERAM VIOLENTADOS E DECAPITADOS OUTROS TINHAM OS OLHOS ARRANCADOS. QUEM TEM OLHOS PARA VER QUE VEJAM, PARA AQUELES QUE PODEM OUVIR QUE OUÇAM. Não é Sr. GIORDANO? O SENHOR DEVE CONHECER ESTAS FRASES, POIS NÃO? COMO DIZ O SENHOR, ABRAÇOS FRATERNOS. E para vocês que são ateus não duvidem, pesquisa é a melhor coisa para quem quer aprender.

Deixe um Comentário