fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

19 fev 2008

O Mistério do Manto da Virgem de Guadalupe

A aparição da Virgem de Guadalupe aconteceu em 9 de Dezembro de 1531, nas proximidades da Cidade do México, a então capital do portentoso e deslumbrante Império Asteca. A Virgem apareceu ao humilde índio Juan Diego e pediu a ele que informasse ao Bispo sua vontade de que fosse construído um Templo em sua homenagem no morro de Tepeyac.

O Bispo, ao ouvir o relato do índio, não lhe dá crédito e pede que traga uma prova da presença da Virgem. De imediato começa a crescer um jardim de rosas inóspedo e deserto morro de Tepeyac. O índio Juan Diego colhe estas rosas em seu manto e entrega ao Bispo como a prova requerida. Ao abrir o manto para entregar as flores, elas caem no chão e, no manto, aparece retratada milagrosamente a imagem de Maria.

O Bispo ordenou então que fosse construído o Templo dedicado a Virgem de Guadalupe, exatamente no Morro de Tepeyac, lugar onde ocorreram as aparições.

Na manhã do dia da aparição, 9 de Dezembro de 1531, ocorreu um Solstício de Inverno, símbolo cósmico da ressurreição do Sol, do retorno da vida. Neste Solstício a Terra começa a se aproximar novamente do Sol e, no hemisfério norte, o inverno começa a perder sua força e a luz solar chega ao planeta com maior intensidade. Para muitas culturas ao redor do mundo esta data é de maior importância, e o mesmo não era diferente para as culturas das Américas.

Também impressionante é a descoberta do doutor Juan Homero Hernández Illescas, que comprovou que no manto da Virgem de Guadalupe ficou reproduzido o mapa do céu no exato momento em que ocorreu a aparição, ou seja, na manhã do Solstício de Invierno de 1531.

Leia ainda:

O Santo Sudário e a Ressurreição de Jesus
A Mística e a Sensualidade do Seio de Maria
Os 7 Milagres Mais Impressionantes da Bíblia
O Segredo Perdido de Fátima
Evangelho Afirma que Jesus Não é Filho de Deus
Os 7 Santos Mais Durões do Catolicismo

Estão gravadas no manto as estrelas mais brilhantes das principais constelações visíveis desde o Vale de Anáhuac naquela madrugada de 9 de Dezembro de 1531. As estrelas estão agrupadas de forma impressionante, retratando com exatidão as constelações que testemunham a maravilha do acontecimento.

As informações foram retiradas do livro: “La Virgen de Guadalupe y Las Estrellas”, de Juan Homero Hernández Illescas, Mario Rojas e Enrique Salazar, publicado pelo Centro de Estudos Guadalupanos.

No manto, ao lado esquerdo da Virgem (à direita de quem a vê de frente) estão impressas as constelações do Sul:

virgemesqu.jpg

Quatro estrelas que fazem parte da Constelação de Ophiucus. Abaixo se observa Libra e à direita, o que parece ser a ponta de uma flecha, correspondente ao início de Scorpius. Ao meio estão assinaladas duas estrelas da constelação de Lupus e ao extremo de Hydra. Abaixo se evidencia Crux, e à sua esquerda aparece o quadrado ligeramente inclinado da constelação de Centaurus. Na parte inferior, solitária, resplandesce Sirius. No manto, ao lado direito da Virgem encontram-se as constelações do Norte:

virgemdire.jpg

No ombro, um fragmento das estrelas da constelação de Bootes; abaixo e à esquerda vem a constelação da Ursa Maior. Ao seu redor estão, à direita acima, os cabelos de Coma Berenices, à direita abaixo, Canes Venatici, è esquerda Thuban, que é a estrela mais brilhante da constelação de Draco. Abaixo de duas estrelas que formam a Ursa Maior, é possível ver outro par de estrelas da constelação de Auriga e ao oeste, abaixo, três estrelas de Taurus. Outras constatações aumentam ainda mais a relevância do Manto da Virgem de Guadalupe.

Quando se mede a temperatura da fibra de maguey utilizada para confeccionar o manto, constata-se que ela mantém uma temperatura constante de 36.6 graus, a mesma do corpo de uma pessoa viva.

Um dos médicos que analizou o manto colocou seu estetoscópio sobre a imagem do ventre da Virgem e encontrou batimentos que se repetem ritmicamente a 115 pulsações por minuto, igual a de um bebê no ventre materno.

O engenheiro José Aste Tonsman, do Centro de Estudos Guadalupanos do México, graduado em engenharia de sistemas ambientais pela Universidade de Cornell, estudou durante mais de vinte anos a imagem da Virgem, e divulgou os resultados de duas investigações em uma conferência, onde afirma que a fibra de maguey que constitui o manto não permanece consistente, em condições normais, por mais de 20 ou 30 anos. Contudo, depois de mais de 4 séculos a imagem de Maria permanece intacta, mesmo depois de ter permanecido mais de um século sobre uma parede húmida, entre a fumaça de milhares de velas, e manuseada por uma multidão de índios.

Em sua conferência, o doutor Aste afirmou que a imagem da Virgem não foi pintada por mãos humanas, já que não foram descobertos traços de tinta no manto. Quando aproximamos a vista a uns 10 centímetros da imagem, é apenas possível enxergar as fibras cruas de maguey. A esta distância as cores desaparecem. Uma emissão de raio laser foi lançada verticalmente sobre o manto e assim se detectou que a coloração não está nem na parte frental e nem no verso. As cores parecem flutuar sobre as fibras a uma distância de três décimos de milímetro, sem tocá-lo.

Em 1979 os norte-americanos Philip Callahan e Jody B. Smith estudaram a imagem com raios infravermelhos e foram surpreendidos pela ausência de vestígios de pintura.

Callahan e Smith mostraram ademais que a imagem muda ligeiramente de cor segundo o ângulo de visão, um fenômeno conhecido como iridiscência, uma técnica que não pode ser reproduzida com mãos humanas.

Aste Tosman recorda que Richard Jun, prêmio Nobel de Química, através de análises químicas, constatou que a imagem não possui corantes naturais, nem animais, nem muito menos minerais. Já que na época não existiam corantes sintéticos, a origem da imagem é inexplicável.

Por diversas vezes, ao longo dos séculos, foram pitadas figuras sobre o manto, que com o tempo desaparecem por completo, permanecendo apenas o desenho original, com suas cores vivas.

Estudos oftalmológicos realizados nos olhos de Maria detectaram que, ao serem aproximados de um foco de luz, a pupila se contrai, e ao ser retirado este foco de luz retirar la luz, torna a pupila a dilatar, tal como ocorre com um olho vivo. Seus olhos também apresentam refrações de imagem típicas de um olho humano.

O engenheiro Aste também investigou o enigma dos olhos da Virgem. O reflexo emitido pelos olhos da Virgem de Guadalupe é extamanete a cena na qual Juan Diego mostrava ao Bispo Juan de Zumárraga e aos presentes o manto com a misteriosa imagem, em 9 de Dezembro de 1531.

Seus estudos a respeito dos olhos da Virgem começaram em 1979. O pesquisador aumentou as íris dos olhos da Virgem até alcançar uma escala 2.500 vezes superior ao tamanho real e, através de procedimentos matemáticos e ópticos, conseguiu identificar doze pessoas impressas nos olhos.

Nestes mesmos olhos estão refletidas as testemunhas do milagre de Guadalupe, do momento em que Juan Diego mostrava o manto ao Bispo. Os olhos da Virgem contêm o reflexo que teria ficado impresso nos olhos de qualquer pessoa nesta posição.

Leia ainda:

O Santo Sudário e a Ressurreição de Jesus
Os 7 Milagres Mais Impressionantes da Bíblia
O Segredo Perdido de Fátima
Evangelho Afirma que Jesus Não é Filho de Deus
Os 7 Santos Mais Durões do Catolicismo

É possível identificar um índio sentado, que olha para o alto; o perfil de um ancião, com a barba branca e a pronunciadamente calvo, exatamente como o retrato do Bispo Juan de Zumárraga feito por Miguel Cabrera para representar o milagro; um homem mais jovem, provavelmente o intérprete Juan González; um índio con barba e bigode, que abre seu próprio manto ante o Bispo, sem dúvida Juan Diego; uma mulher de rosto escuro, uma serva negra que estaba a serviçoo do Bispo; um homem de traços espanhóis que olha pensativo cofiando a barba com a mão.

No centro das pupilas, a uma escala muito mais reduzida, é possível ver outra cena, totalmente independente da primeira. Trata-se de uma família indígena composta por uma mulher, um homem e algumas crianças. No olho direito aparecem outras pessoas de pé atrás da mulher.

No ano de 1791 foi derramado acidentalmente ácido mutiático sobre o lado superior direito do manto. Trinta dias depois, sem nenhuma espécie de intervenção, o tecido danificado se reconstituiu. O único sinal deste acidente é uma suave descoloração no local onde foi derramado o ácido.

No dia 14 de Novembro de 1921, Luciano Pérez, um anarquista espanhol, cometeu um atentado com explosivos contra o manto, destruindo tudo ao redor, inclusive uma pesada cruz de metal que havia ao redor. O manto permaneceu em perfeito estado de conservação.

175 Respostas

  1. Raquel

    Tbm conheci a historia de nossa senhora de guadalupe pela novena do pai eterno, gostei e fui pesquisar… A fe move montanhas, o que seria de nos sem fe

  2. dario mesquita

    Ontem, sexta-feira,11 Jan 13, entre 15 e 15:30 hs, estava deitado e vi o Manto Azul de Nossa Senhora e depois vi Nossa Senhora. O que significa ?

  3. alberto

    Falam que cientistas não identificaram o material, colocam até o nome da NASA na discussão, falar é fácil. Quero ver um artigo publicado em um períódico renomado, com os supostos cientistas afirmando isso.

  4. Alberto,

    Antes de exigir a publicação em “periódico renomado”, consulte as obras abaixo:

    – El Secreto de sus Ojos, de Jose Aste Tonsmann
    – La Virgen de Guadalupe y Las Estrellas, de Juan Homero Hernández Illescas

    Então, deixe-nos sua opinião aqui nos comentários.

  5. Aurelio,

    Não são chifres. São as ponta de uma Lua Crescente.

    A Virgem pisa sobre a Lua, representando a figura que aparece em Apocalipse 12:1: “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.”

    Cada religião oferece sua própria interpretação deste poderoso símbolo. Nós, os gnósticos, entendemos q

  6. FERNANDO FERREIRA NETTO

    Recentemente estive em Fatima (Portugal) e ouvi relatos de pessoas de lá sobre as aparições. Disseram que em determinado momento, diante de centenas de pessoas o sol moveu-se de um lado a outro no céu.
    Na época da aparição, minha avó morava a varios quilometros de distancia do local e me disse que lembra-se de um dia em que o sol se movia no ceú de forma estranha assustando a todos. Você tem alguma outra informação sobre esse fenômeno

  7. melina lubiana

    nossa estou impressionada com a historia dela!!!muito surreal!!!apaixonei!

  8. Manoel Theophilo

    Engraçado essa história fabulosa não ter sido capa da Scientific American, ganhado o Nobel nem sido comentário intenso nas rodas cientificas pelo mundo…

  9. DARCI CAUDURO

    Oi, Renato Neto, para quem não tem fé, nenhum argumento convence.
    Todos esses sinais do manto da virgem de Guadalupe, dão uma ideia das maravilhas do além, após esta vida terrena. Penso que depois dessa aparição, poderiam até serem dispensadas as outras. Mas Nossa Senhora, de certo, quer mostrar a riqueza de suas várias presenças entre os homens.

  10. RICARDO DA SILVA

    É impressionante a imagem da nossa senhora de guadalupe
    oro para ela todos os dias e peço pelo sucesso e proteção do meu filho
    quando fixo o olhar no manto dela da a impressão que ela mexe os olhos
    é impressionante a beleza dessa santa
    sem explicação
    e não sei como eu tenho uma imagem em tecido na minha casa – não lembro quem me mandou e até hoje mantenho colada no vidro da minha stante e a beijo todos os dias durante os 365 diasdo ano
    amém
    quem sabe um dia não vá conhece-la lá na cidade do méxico
    saúde e fé a todos
    ricarod da silva 03/03/2015

  11. Iva Soares

    Eu acredito fielmente em nossa mãe do céu, sinto sua presença em minha vida e sonho com o dia em que terei a honra e a felicidade de correr para seus braços e abraça-la.

Deixe um Comentário