fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

O Deus Exilado: Breve História de Uma Heresia

31 dez 2008

O Deus Exilado: Breve História de Uma Heresia

Quem assina esta obra literária é Marilia Fiorillo. Professora de História da Filosofia e Doutrinas Políticas na USP e doutora em História Social, Marilia revela em seu livro “O Deus Exilado: Breve História de Uma Heresia” fatos que a bíblia não conta.

Como ela mesma diz: “este livro é para gente desconfiada”. O Deus exilado apresenta ao leitor conhecimentos a muito tempo omitidos pela igreja. A obra é baseada em fatos encontrados nos manuscritos de Nag Hammadi. Considerada uma completa biblioteca gnóstica.

Bem recebida por teólogos e filósofos como Leonardo Boff e Luiz Felipe Ponde, a obra se mostra uma fonte de conhecimentos que vão iluminar o leitor sobre a verdade por trás das crenças.

Conheça um pouco mais a fundo a obra acessando o site www.record.com.br/odeusexilado e também a comunidade O Deus Exilado na rede social Orkut, onde acontecem promoções a fim de premiar os participantes com um exemplar do livro. O link você confere abaixo.

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=77990849

15 Respostas

  1. ELOISA

    Eu não li o livro, mas vou ler. Pela apresentação, a autora cita bem os cristão gnóstico, pessoa que queriam ser livres para chegar ao conhecimentos da natureza e de Deus. Bem como mostrando as varias formas do critianismo, e que como os homens tomaram como autoritarismo.Cometendo a HERESIA. No entanto, que Jesus não se dizia que era DEUS. Sim realmente, porque ele diz que é o caminho a verdade e a vida, ele é o nosso intermediário para se chegar a Deus.

  2. Jonaldo Alves Luiz

    Sinto a necessidade de ler e estudar um livro da Gnosis que ensina Quiromancia.

  3. Jonaldo,

    Existe um livro “da Gnosis” que ensina Quiromancia.

    Chama-se Quilogia Médica, de Arnold Krumm-Heller, porém é muito difícil de encontrar editado em português.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  4. A versão de que Jesus edificou a sua Igreja foi introduzida na Bíblia?

    No inicio do cristianismo, em cada localidade onde o Yehohanan que terminou virando “Jesus Cristo” era cultuado, existia algum: “Irmão Romano”, “Filémon”, “Bispo”, “Superintendente” ou “Ancião chefe”, sendo que a autoridade desses “Papas” primordiais NÃO era aceita por algumas Seitas existentes; e vários “Papas” foram tudo, menos abnegados, pois eles estariam comprometidos com algum poderoso IMPERADOR, e mais voltados para o dinheiro e o engodo, do que à pregação de alguma fé genuína…
    Até 189 d.C. (São Vitor I, o 14 Papa), a hoje chamada “Igreja Católica”, era apena uma “Cristandade”, ou seja, uma das diversas ramificações da antiga Seita “O CAMINHO”.
    E o famoso “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e os portais do Hades não prevalecerão sobre ela” não seria um ensinamento de quem se passou por “Mateus”, mas sim, uma estratégia que foi introduzida no Novo Testamento para fingir que Jesus fundou a “Igreja para todos”.

  5. muito interessante, mas eu n vou deixar de crer em algo bom para “tentar praticar e ajudar as pessoas ” p ficar com isso é muito obscura e se a bíblia n passa d um livro esse aí tbm n!, n é !!! porém somos democráticos, ou será q n!

  6. Caro leitor,

    A proposta do livro é trazer informações históricas a respeito da formação do Catolicismo e do Novo Testamento. Com isso, a autora obrigatoriamente aborda a versão dos vencidos da época, os gnósticos, e suas diferentes propostas de prática religiosa. Para desfrutar do conteúdo do livro não é necessário deixar de crer em nada.

    Abraços.

  7. Paulo Vieira

    Excelente livro !. Não sou “religioso” nem estudioso do assunto, porém, a escritora consegue abordar com extrema inteligência e fundamento científico oriundo de pesquisas bem consistentes, os aspectos históricos que dão base às suas conclusões e questionamentos. A leitura é extremamente interessante mesmo para um “leigo” como é o meu caso !.

  8. JONILSON DA SILVA LIMA

    O livro pode ter aspectos profundos,cientificos e ideológicos para armazenar todos os conteúdos da mentalidade humana, mas precisa descobrir a certeza do Deus que não é exilado, e sim um Deus onipresente que mostra sua realidade social,íntima e reciproca para com todos Amem.

  9. Eliane Lima,

    Gente, em que vcs creem afinal, em Deus ou em deuses? Cuidado para não serem enganados, pois tem um elemento aqui no mundo objetivado a destruir a raça humana e ele é chefe na arte de enganar!
    sei porque já fui enganada por ele. Mas descubri uma maneira de não ser mais!

  10. maria paula ricci

    boa tarde , vou ler para saber o que retrata , fui do Movimento Gnostico e infelizmente meu ego venceu e me afastei , hoje pulo de religiao em religiao e nunca mais me encontrei , ja decidi aceitar que fechei uma porta e que meu amanha sera para a barca de caronte , apenas luto por me transformar para conseguir ao menos ficar no purgatorio !!

Deixe um Comentário