fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

12 ago 2011

Mikao Usui

/
Publicado por
/
Comentários1

Mikao Usui, ou Usui Sensei, como é chamado por seus alunos no Japão, é o fundador do Sistema Usui de Reiki. Ele nasceu em 15 agosto de 1865, na aldeia de Yago, distrito de Yamagata, prefeitura de Gifu, Japão. Estudante aplicado devido ao seu ávido interesse em aprender, acabou viajando para a Europa e China com o objetivo de aprimorar sua educação.

Aos quatro anos de idade, Mikao Usui foi matriculado em um mosteiro budista Tendai. Entre suas áreas de estudo e interesse estão a medicina, as artes adivinhatórias, que na época eram consideradas habilidades preciosas, a psicologia e as teologias das diversas religiões mundiais. Ele também foi membro de um grupo esotérico chamado Rei Jyutsu Ka, cujos membros se dedicavam ao desenvolvimento de suas habilidades psíquicas.

Ele também estudou e praticou o Kiko, a versão japonesa do Qigong, uma disciplina curativa baseada no desenvolvimento e no uso da energia vital. O jovem Usui concluiu que um sistema de cura como este exigia que o praticante acumulasse sua energia vital para então esgotá-la durante os atendimentos. Àquela época ele já se perguntava se não haveria a possibilidade de desenvolver um trabalho de cura sem a necessidade do esgotamento da energia vital.

Como no Japão daquela época só os ricos podiam dar ao luxo de mandar seus filhos para a escola, acredita-se que Mikao Usui pertencia a uma família rica. Acabou se tornando Secretário de Shinpei Goto, Chefe do Departamento de Saúde e Bem-estar, e que mais tarde se tornou prefeito de Tóquio. As conexões feitas por Usui no desempenho desta função o ajudaram a se tornar um empresário bem sucedido.

A uma certa altura a vida pessoal e profissional de Usui começou a entrar em colapso. Contudo, uma vez que já era um espiritualista dedicado e sensível, Usui já havia passado algum tempo meditando em certos centros energéticos do Monte Kurama (Montanha da Sela de Cavalo). Na situação em que se encontrava, decidiu viajar novamente a este monte sagrado, onde ele decidiu realizar o treinamento Isyu Guo, um programa de aprimoramento espiritual de 21 dias de duração promovido pelo Templo Budista Tendai ali localizado.

Mikao Usui não buscava descobrir um novo método de cura, mas apenas para resolver seus próprios problemas pessoais. Não se sabe ao certo em que consistia este treinamento, mas é provável que o programa compreendesse jejum, meditação, cânticos e orações. Além disso, há uma pequena cachoeira no Monte Kurama, onde as pessoas ainda hoje costumam ir para meditar. Esta meditação é realizada em pé sob a cachoeira, permitindo que suas águas caiam sobre e fluam ao longo do topo da cabeça, uma prática destinada a ativar o chakra coronário.

Foi durante este treinamento Isyu Guo que um grande fluxo de energia Reiki entrou em seu chakra coronário. Isto potencializou enormemente as suas habilidades de cura, e então Mikao Usui percebeu que tinha recebido um novo dom maravilhoso, a capacidade de dar a cura a outros sem esgotar a sua própria energia.

Além desta experiência transformadora, contribuíram para a criação, a formação e o desenvolvimento do Reiki as idéias e conhecimento prévio assimilado por Usui a respeito de outros métodos e procedimentos de cura, tanto físicos como espirituais. Entre eles são citados a Medicina Tradicional Chinesa, bem como outros métodos de cura orientais, tais como o Qigong.

Ao aceitar a responsabilidade de praticar e ensinar esse novo dom, Mikao Usui criou, ainda em 1922, a Sociedade do Método de Cura Reiki Usui (Usui Reiki Ryoho Gakkai), que ainda existe em Tóquio, e também abriu uma clínica de Reiki. Além disso, Mikao Usui também desenvolveu o Reiki ao criar os vários níveis de treinamento e acrescentando três símbolos para a prática e o desenvolvimento de um método de sintonização.

Em setembro de 1923, um terremoto de 7.9 na escala Richter sacudiu as cidades de Tóquio e Yokohama, deixando cerca de 140 mil mortos, a maioria nos incêndios provocados pelos tremores. Por muito tempo foi considerado o maior desastre natural da história do Japão. O tremor foi tão forte que moveu a estátua de mais de 90 toneladas do Grande Buda de Kamakura. Mikao Usui e seus discípulos passaram a aplicar Reiki nos feridos da região. A demanda era tão grande que seu trabalho se tornou ainda mais conhecido.

Além disso, as habilidades de Mikao Usui como professor e terapeuta eram excepcionais, o que colaborou para que sua fama se espalhasse rapidamente por todo o Japão. Como o país passava por grandes transformações naquela época, especialmente a abertura aos costumes e às idéias ocidentais, e as mudanças políticas e religiosas, seus ensinamentos se tornaram popularem ao serem vistos como uma espécie de retorno aos antigos ideais e práticas espirituais.

Mikao Usui faleceu em 9 de março de 1926, aos 62 anos de idade. Ele está enterrado no Templo Saihoji Temple, em Suginami, uma das municipalidades de Tóquio. Mais tarde, seus estudantes e admiradores criaram e erigiram um enorme memorial próximo ao seu túmulo, com inscrições descrevendo sua vida e seu trabalho. A maioria das informações a respeito de Usui Sensei são derivadas de traduções deste memorial.

1 Resposta

Deixe um Comentário