fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

21 maio 2011

Palestra: As Origens Gnósticas da Cabala

Muito embora a Cabala Judaica e o Cristianismo Gnóstico sejam consideradas duas tradições místicas distintas, estes dois movimentos compartilham conceitos e inspirações fundamentais. Suas estruturas filosóficas e teológicas, em determinado momento de seu desenvolvimento histórico, receberam forte influência do pensamento grego.

Por um lado, pensadores sustentam que o Gnosticismo teria recebido forte influência do misticismo judaico, juntamente com a perspectiva cristã nascente e a mentalidade platônica. Por outro, muitos estudiosos das religiões afirmam que a Cabala, tal como a conhecemos nos dias de hoje, não passa de mais uma forma de expressão dos preceitos gnósticos universais.

Ao estudar estes dois sistemas religiosos verificamos que algumas de suas noções fundamentais são praticamente idênticas, apesar das aparentes diferenças. Entre estas noções estão as concepções de um Deus Imanifestado e Absoluto, fonte e destino final de tudo o que existe, de um sistema cósmico emanado por este mesmo Deus, e de um caminho de retorno à este Deus.

A palestra desta segunda-feira, dia 23 de maio de 2011, apresentará os paralelos entre estas duas magníficas tradições espirituais, propondo a reflexão sobre a universalidade de certos conhecimentos de origem anímica que o ser humano é capaz de experimentar.

Informações essenciais sobre o evento:

DATA: 23 de maio de 2011 (segunda-feira).
HORÁRIO: início às 19:30h e término às 20:30h.
LOCAL: Lumisial Gnóstico Pistis Sophia de Curitiba.
ENDEREÇO: Rua Marechal Deodoro, 252, cj. 301 (mapa).
PROFESSOR: Giordano Cimadon.
TELEFONE: (41) 3024-3717.

ENTRADA FRANCA.

Participe e traga seus amigos.

Deixe um Comentário