fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

15 fev 2008

O Homem Mais Feliz do Mundo

/
Publicado por
/
Comentários14

Matthieu Ricard tem 60 anos, trabalha como tradutor do Dalai Lama para o francês e é considerado o Homem Mais Feliz do Mundo. Nascido em Paris e filho do filósofo Jean-François Revel, Matthieu trilhou carreira científica até completar sua tese de doutorado em Genética Molecular pelo Instituto Pasteur, em 1972, quando decidiu trocar a vida acadêmica pela vida monástica budista.

Destacado membro do Mind and Life Institute Matthieu colabora com a integração entre cientistas e budistas através de encontros e pesquisas. Em um dos experimentos desta natureza, a participação de Matthieu serviu para mostrar que o treino através da meditação pode determinar alterações impressionantes nos níveis de felicidade.

Matthieu RicardEle e outros monges praticantes contabilizaram cerca de 10.000 horas de meditação, as quais resultaram na constatação empírica de que todos experimentaram níveis altíssimos de emoções positivas no córtex pré-frontal esquerdo, que é associado à felicidade.

O lado oposto, que por sua vez corresponde aos pensamentos negativos, ficou inativo.

Estudos similares comprovaram que mesmo os novatos na prática da meditação conseguiram experimentam um aumento considerável no nível de felicidade.

Contudo, o desempenho do monge Matthieu Ricard impressionou os cientistas. Ele, no entanto, afirma calmamente: “A felicidade é uma habilidade que pode ser conquistada através de algum tempo e de algum esforço.”

No vídeo abaixo Mattheu Ricard fala sobre a felicidade e como cada um de nós podemos alcançá-la através dos preceitos da meditação e do budismo. A palestra foi realizada na Conferência Anual da TED (Technology, Entertainment, Design), em Fevereiro de 2004.

14 Respostas

  1. CLENILSON VIEIRA DE OLIVEIRA

    acredito que todos somos capazes de ser felizes, basta querer

  2. Nada tão inspirador, como constatar a chegada de uma nova era de Consciência e Paz, irradiantes, para cada membro desta nova humanidade! Deixo aqui, um link pessoal perfeitamente sintonizado ao Lama, com a permissão da SOCIEDADE GNÓSTICA: alquimiadaluz.com Obrigado…

  3. katia de Cássia Pires

    Olá,

    Adoro as obras de Matthieu Ricard, já li várias e acho que ele é um dos homens mais sábios cujo autores de livros já li. O que mais me encantou foi A Fortaleza de Neve, já li uma vez e estou lendo pela segunda vez com a nova edição da Ediouro, no livro está gravado dedicado as iniciais KP, juro que sem pretensão alguma, acho que foi dedicado a mim, só faltou a letra C para ficar mais perfeito. De qualquer forma, brincadeiras à parte, sou espírita e este conto espiritual é uma viagem ao mundo mais real imaginário. Adorei e adoro os trabalhos de Matthieu Ricard.
    KCP.

  4. Publiquei esses vídeos legendados em Português, os quais, encontrei no You Tube. Acrescentei o link dessa página para destacar mais informações a respeito de Matthieu Ricard. Que todos os seres possam se beneficiar. Muito obrigado. Mãos em Prece.

    Manoel

  5. Cinthia Vitor

    Por favor, vocês poderiam me enviar os dois vídeos pelo e-mail [email protected] (Palestra do Dr. Matthieu Ricard, sobre a Felicidade), pois não consegui acessar nesta página.

    Grata
    Cinthia Vitor

  6. Olá Cinthia,

    O link está quebrado, pois o vídeo foi retirado do youtube.

    ——————————————

    EDIÇÃO (em 21.07.2013): substituímos o vídeo do YouTube pelo do TED.

  7. Marcos Nunes

    Bom dia, não estou conseguindo encontrar o livro “O homem mais feliz do mundo” do autor Matthieu Ricar, qual é a editora?
    abraço, Marcos

  8. Mary Lea

    Interessante!!! Homem tão feliz assim. Descobri hoje e agora vou me inteirar +. ACHEI GENIAL!!!! Ser feliz é TUDO! Parabéns Matthieu Ricard.

Deixe um Comentário