fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

28 abr 2011

A Bizarra e Misteriosa Bíblia do Diabo

Um monge beneditino condenado à morte por seus pecados decide escapar de seu terrível destino fazendo um pacto com Lúcifer, o anjo caído. Assim teria sido escrita a Bíblia do Diabo, o maior e mais misterioso manuscrito medieval, repleto de imagens satânicas e encantamentos atribuídos ao próprio demônio.

Em nenhum outro lugar do planeta existe um manuscrito como este. Ele reúne uma combinação única de textos, com ilustrações bizarras, e está até hoje envolto em mistérios assustadores, que fazem deste livro um objeto que inspira medo e fascinação. Por trás dele, uma das figuras mais temidas de todos os tempos: Lúcifer, o anjo caído de Deus.

Também conhecida como Codex Gigas (livro gigante), a Bíblia do Diabo é o maior manuscrito medieval do mundo.  Pesando aproximadamente 80 kilos e contendo mais de 300 páginas, o livro contém a Bíblia em latim e mais diversos outros textos, entre documentos históricos, ilustrações e um extenso formulário de magia.

São necessárias ao menos duas pessoas para carregar o livro, que possui 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura. Suas capas são feitas de madeira, revestidas em couro e recobertas por enfeites metálicos. As páginas são feitas de um pergaminho elaborado a partir da pele de jumento. Contam as tradições que foram necessários 160 animais para a confecção do livro.

O nome Bíblia do Diabo se deve à uma enorme ilustração do Diabo no interior do livro, bem como à lenda que envolve a sua criação. Seu escriba teria sido um monge que quebrou seus votos monásticos e, por este motivo, foi condenado à uma severa punição: ser murado vivo.

Para escapar deste trágico fim, o monge prometeu elaborar, em uma única noite, um livro que glorificaria para sempre o Mosteiro, uma vez que conteria a soma de todo o conhecimento humano. A noite já ia alta quando o monge percebeu que era impossível concluir tal tarefa em tão pouco tempo. Atualmente, cientistas estimam que seriam necessários ao menos 20 anos de trabalho ininterrupto para concluir o livro.

Foi então que o monge, aparentemente desiludido com a graça divina, recorreu à Lúcifer para que o ajudasse a terminar seu trabalho e salvar sua vida. Em troca, ofereceu sua alma ao anjo caído, que finalizou a obra naquela mesma noite. Como agradecimento, uma imagem do Diabo foi incluída em uma página inteira.

A intervenção de Lúcifer na confecção deste intrigante manuscrito continua sendo um mistério. Mesmo as mais cuidadosas análises da escrita utilizada no livro não são capazes de identificar qualquer perturbação no padrão uniforme do Codex. Em nenhum momento são verificados sinais de envelhecimento, doença ou estado de espírito do escriba, fazendo com que a lenda da ajuda diabólica continue sendo um dos maiores enigmas deste manuscrito.

16 Respostas

  1. Paulo Sérgio

    O grande enigma e porventura o maior problema para o homem é destrinçar o bem do mal, confundindo bem com mal e mal com bem, agindo em conformidade com algo que lhe parece bem mas na íntegra é mau ou vice-versa. O propósito luciferiano é intrínseco ao homem desde que ele começou a pensar e a fazer coisas pela sua própria iniciativa, agindo em conformidade com o seu ego opinativo em prol do seu poder egoico, molestando quem ele acha que não corresponde à bitola modelar na sua perspectiva ideológica. A Luta de egos permanecerá enquanto o homem não fôr autênticamente tolerante perante a diferença idiossincrática de cada qual, e nessa condição, nenhuma essência poderá desenvolver-se harmoniosamente enquanto opinar em função do seu olhar exclusivo, e de opiniões está o inferno cheio, inferno este criado pelo próprio homem aqui neste paraíso divino chamado Terra.

  2. Paulo de Tarso

    Saudações !

    Estou muito impressionado com esse livro !!!…
    É como diz o mestre Samael : De maldade o Diabo não tem nada !
    O interessante “a meu ver ” é que a fé desse monge foi maior para com Lúcifer do que para com Deus !

    Paz Inverencial !!!…

  3. Paulo Sérgio

    O mundo das opiniões oriundas do ego luciferiano tem, ao longo das várias centúrias, massacrado o homem de regulamentos “conventuais” em todos os géneros de “capelinhas”, erigidas por nomenclaturas sem preparação espiritual e destituídas de sentido ético, denegrindo os princípios que inicialmente nortearam a formação dessas instituições. O mesmo sucede nas religiões institucionalizadas como na Gnose, onde grupos utilizando essa designação desvirtuam os propósitos pretéritos do movimento, enredando-se em sofismas que desprestigiam o verdadeiro significado do termo gnóstico e põem em cheque a sua legítima condição de organismos benfazejos na libertação dos condicionalismos kármicos de cada Ser.

    A existência destes grupos, pouco honestos na divulgação dos temas que abordam, tem levantado um conjunto inusitado de contestações provenientes de vários sectores que não se cansam de bradar fortes críticas, por vezes injustas, ao movimento sem terem em conta a permanência, ainda, de alguns poucos centros válidos e íntegros na boa propagação dos assuntos relativos à Gnose e que continuam a ministrar, com toda a credibilidade, a sua prestimosa colaboração a quem os procura, no intuito de encontrar as respostas possíveis para os problemas emergentes neste período de transição entre duas eras.

  4. anne iç kadin

    ESSE NÃO FOI UM TRABALHO DE FÉ, NEM SE VALENDO DE DEUS OU LÚCIFER.

  5. Bento S.

    Realmente é muito triste ver que em um site que leva o nome de Gnóstico, ter apenas uma matéria sobre a Bíblia, e quando vemos é sobre “a Biblia do Diabo” ( ! ). Sem dúvida é um assunto que chama muita atenção, porém, na minha opinião, tal matéria não colabora em nada com o trabalho Gnóstico. O próprio V.M. Samael se abstinha de citar fontes ou nomes de livros ligados à magia negra, justamente para não aguçar a curiosidade do estudantado gnóstico para as obras negras. Com tanto assunto iluminado, tanto conteúdo sério para se falar, acho que não há necessidade de se fazer propaganda das “obras do diabo”. Aconselhamos ler o capitulo 33 do Livro “O Matrimônio Perfeito”. “Gnosis com Luz, é Gnosis com Cristo”

  6. Felizmente, como observa Max Heindel (1865-1919) no seu livro Teachings of an Initiate (7.ª ed. 1987), «os bons pensamentos são mais poderosos que os maus porque estão em harmonia com o rumo da evolução, e dia virá em que seremos capazes de controlá-los positivamente para ajudar a estabelecer no mundo uma paz estável e duradoura».

    Tal como sucede com os pensamentos, o mesmo ou mais ainda se aplica às palavras sendo elas escritas ou faladas :

    «Antes de falar sou senhor das palavras, mas depois que as pronuncio ou as escrevo, torno-me escravo delas».

    A palavra é em si mesma um poder; seja verbalizada ou escrita, então vamos cuidar do verbo, pois é CRISTO em substância e manifestação…

    http://paginasesotericas.tripod.com/logos_e_lithos.htm

    Luz, Paz e Amor…

  7. Aleson Alen

    Deus esta tão ligado a Lucifer que é igual ao simbolo Yin Yang Deus e Lúcifer se completam, pois as forças opostas são parte da mesma perspectiva divina.O livro é a prova disso se Deus tem uma biblia o senhor tambem tem .

  8. Christopher J.M. Bahr

    Muito interessante essa matéria vou procurar saber mais sobre a historia desse monge …

  9. Nilma Medeiros da Silva

    O ser humano é fraco, acho que o mudo é do Diabo e o céu é de Deus. Se Deus não ajuda, a pessoa tem que adorar o Deus que ajuda. Eu sou totalmente a favor do pacto; o pacto foi uma maneira que o homem descobriu de ser feliz.

  10. Olá Nilma,

    Esta visão de que o mundo é do Diabo e o céu é de Deus se aproxima muito dos princípios teológicos gnósticos. No entanto, é preciso entender melhor o que é este Diabo, Satanás, Demônio ou Lúcifer, para não ficar acreditando numa figura criada pelo Catolicismo e até tentando fazer algum tipo de “pacto” com ele. Se o Diabo católico não passa de uma ilusão, o pacto com ele não pode ser algo diferente disso. Então, o pacto não leva à felicidade, mas sim reforça o adormecimento da consciência.

    Abraços!

  11. Perla

    Olá, quero muito ler este livro mais não tenho dinheiro para comprar. Se possível você poderia mandar para mim o site para eu baixar o livro a biblia do diabo gratis agradeço muito. Grata, Perla.

  12. jardel

    Estou cansado de viver com tao pouco queria tanto que oque eu pedi para Lúcifer ele viesse e comprasse minha alma pq to querendo vender

Deixe um Comentário