fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

28 set 2010

Charles Webster Leadbeater

Um dos mais antigos e proeminentes membros da Sociedade Teosófica, o clarividente Charles Webster Leadbeater foi um dos mais importantes autores do Ocultismo, tendo versado sobre a anatomia oculta do ser humano, o esoterismo das antigas religiões e os poderes ocultos. Junto com James Ingall Wedgwood, foi fundador da Igreja Católica Liberal.

Nascido na Inglaterra em 1854, ainda durante a infância sua família foi abalada pela morte de seu pai e pela falência do banco em que os recursos financeiros estavam depositados. Após concluir o ensino médio, Leadbeater precisou trabalhar para sustentar a si e a sua mãe. Desta forma, tornou-se um autodidata em vários ramos do conhecimento, especialmente astronomia e línguas estrangeiras.

Sob influência familiar, Leadbeater foi ordenado sacerdote anglicano em 1879. Era um ministro ativo, excelente professor e uma liderança entre os jovens. Poucos anos mais tarde, entra em contato com as experiências paranormais do espiritualista escocês Daniel Dunglas Home, quando desperta seu interesse pelo espiritualismo.

Logo conhece a obra de Alfred Percy Sinnett, eminente autor teosofista, e foi assim como se aproximou do Ocultismo, até ingressar na Sociedade Teosófica em 1883. Já no ano seguinte Leadbeater conhece pessoalmente Madame Blavatsky, quem o aceita imediatamente como seu discípulo. Leadbeater então abdica do sacerdócio, rompe seus laços com a Inglaterra e segue Blavatsky para a Índia.

Dotado de faculdades psíquicas em desenvolvimento, Leadbeater começa a servir de mediador para as cartas dos Mahatmas tibetanos que instruíram Madame Blavatsky. Mais tarde passa a ser visitado por estes Mestres Espirituais, para receber conhecimento sobre os Mundos Invisíveis e treinamento no domínio de suas faculdades espirituais.

Seu retorno à Inglaterra acontece em 1889, para servir como tutor de George Arundale e Curuppumullage Jinarajadasa, dois destacados discípulos da Sociedade Teosófica que mais tarde se tornariam Presidentes Internacionais da Sociedade Teosófica. Ambos estudaram em Cambridge, graças aos esforços de Leadbeater que, mesmo à beira da miséria, foi capaz de encontrar recursos para tal.

Ainda naquele tempo, a Inglaterra era a maior potência mundial, tanto nos campos militar e econômico, quanto nos aspectos culturais, intelectuais e espiritualistas. Então, a Sociedade Teosófica contava com membros ilustres, com os quais conviveu Leadbeater. Entre eles havia o cientista William Crookes, o naturalista Alfred Russel Wallace, o poeta Edwin Arnold e o primeiro-ministro William Ewart Gladstone.

Suas investigações clarividentes foram vastas e cobriram um grande número de temas e fenômenos. Numa longa e produtiva parceria com a também teosofista Annie Besant, Leadbeater investigou a organização do cosmos, os primórdios da raça humana, a química oculta e a constituição dos elementos, e manteve visitas frequentes aos Mestres e Adeptos através da faculdade do desdobramento astral.

Um dos acontecimentos mais relevantes na vida de Leadbeater foi a descoberta, em 1909, de Jiddu Krishnamurti. Assim como muitos teosofistas, Leadbeater aguardava pela descoberta de um indivíduo que serviria como veículo para a manifestação do Instrutor do Mundo, a encarnação de Maitreya, que traria um novo ensinamento espiritual revolucionário para a humanidade. Krishnamurti ficou sob os cuidados de Leadbeater por alguns anos, no entanto mais tarde negou ser ele o indivíduo predestinado a cumprir tal missão.

Em 1915, Leadbeater foi viver na Australia, país que se tornou um importante centro de atividades teosofistas devido à sua presença. Ali se tornou Presidente da Igreja Católica Liberal, e escreveu seu Livro de Liturgia, em uso até os dias de hoje, e que consistiu numa cuidadosa revisão da Liturgia Católica Romana da época. Este trabalho foi precedido pelo estudo clarividente dos sacramentos da Igreja Católica, trabalho que resultou na publicação do livro A Ciência dos Sacramentos.

Entres os mais importantes clarividentes contemporâneos, Leadbeater assumiu papel fundamental na divulgação desta faculdade psíquica e das experiências obtidas através de seu intermédio. Suas obras continuam sendo importante referência no assunto, bem como sua exploração do aspecto oculto dos sacramentos e suas observações a respeito da Gnosis e do Cristianismo Esotérico.

11 Respostas

  1. Paulo Sérgio

    Belíssimo texto este, vejo que vão progredindo, lentamente, divulgando profusa informação e biografias
    que sustentam, com exemplaridade, o vosso contributo gnóstico.

    Abraço fraterno
    Paulo Sérgio

  2. Paulo Sérgio

    Já agora, aproveito, Giordano, para vos dizer que prefiro o vosso site anterior da Associação de Filosofia e Cultura Gnóstica, não apenas pelo grafismo e ex-libris, mas por toda a apresentação que o caracteriza e que o revelou pela Net.

    Abraço fraterno
    Pauló Sérgio

  3. Thaís

    Boa noite!

    Como faço para fazer parte da Sociedade Gnóstica Internacional?
    Agradeço a atenção.

    Um abraço fraterno

    Thaís

  4. Ma.Cecilia Coutinho

    Apenas expressando meu entusiasmo…

    C.W. Leadbeater contribuiu consideravelmente para a abertura da espiritualidade, utilizando uma linguagem acessível e didática. Seus livros são essenciais para quem inicia seus estudos e para quem já tem uma boa bagagem, afinal é sempre bom revisar o que aprendemos.

    “O Plano Astral”, “O Plano Mental”, “Auxiliares Invisíveis”, “Os Chakras”, “Os Mestres e a Senda” são apenas algumas indicações.

  5. Olá Paulo,

    Obrigado pelo cumprimento ao nosso antigo site. Temos muito carinho por ele, e foi difícil tomar a decisão de substituí-lo pela atual plataforma. Mas acreditamos que este novo formato permite uma interação mais ampla com o público, atendendo melhor à sua demanda.

    Receba nosso abraço fraterno.

  6. Para os interessados em ampliar a compreensão do exercício litúrgico gnóstico, recomendamos ainda “A Gnose Cristã” e “A Ciência dos Sacramentos”. Além disso, são duas obras que refletem uma parte da vida e dos esforços deste grande Mestre que não é muito conhecida pela maioria de seus admiradores.

  7. Paulo Sérgio

    Olá Giordano,

    Acredito que sim apesar de continuar a gostar mais do grafismo do site anterior, até pelo seu nome de Associação de Filosofia e Cultura…., todavia, reconheço que este vosso novo “site” demonstra novas formas de apresentação, mais cuidada e com melhores critérios de distribuição dos temas e controle na avaliação dos comentários. O caminho faz-se caminhando, continuem, só vos desejo os melhores resultados, tendo em conta também a qualidade dos temas publicados.

    Abraço fraterno
    Paulo Sérgio

  8. Guilherme

    Fantástico! Não sabia quão importante Leadbeater é na história do esoterismo!

    Me instigou a procurar material dele e saber mais :)

    Valeu Gio

Deixe um Comentário