Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

Rosacruz e Samael

Home Fóruns [FÓRUM] Outras Escolas Rosacruz e Samael

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12033

    Gostaria de saber se as escolas da rosa cruz tem algo contra a gnose de Samael, ou se Samael tem algo contra Rosa Cruz.
    Gratidao

    #12038

    Oi Cláudia,

    Samael não tinha nada contra rosacruzes, pelo contrário, ele próprio foi rosacruz, antes de tomar seu próprio caminho. Foi da Fraternitas Rosacruciana Antiqua, ordem fundada por Arnold Krumm Heller (V.M. Huiracocha) e que encontra-se ativa até os dias atuais.
    Samael pronunciou-se também a respeito da Amorc em seu segundo livro, “A revolução de Belzebu”. Esta sim, ele afirmou que tratava-se de uma instituição que ensinava práticas perniciosas aos seus estudantes, iniciando-os em magia negra.
    Abs.

    #12059
    renatakavinne123
    Participante

    Boa tarde!!!

    Conheço pessoas pertencentes à AMORC e tenho certeza que se tivessem envolvimento com magia negra, sairiam na mesma hora. São pessoas a quem confio e que só praticam o bem.
    Estou ingressando agora na Gnosis para estudar seus mistérios e fico preocupada com esse tipo de discurso.
    Perdoe-me o desabafo, mas não suporto filosofias, ideologias que falem mal de outras. Eu já fico com antena bem ligada quanto a isso.
    Abraços fraternos.
    Renata

    #12060
    Giordano Cimadon
    Moderador

    Olá Renata,

    Muito obrigado pela sua mensagem.

    Aproveito este tópico para esclarecer algumas questões, pois este é um assunto complexo e que vem sendo o centro de entendimentos e posturas equivocadas há quase 70 anos. Samael Aun Weor realmente afirma que existe magia negra na AMORC, e esta afirmação foi feita durante a década de 1950 em vários livros.

    E ao fazê-lo, ele indica sua razão fundamental: afirma que se trata de uma organização que vende iniciações. Todas as demais afirmações decorrem desta, pois é o entendimento dos gnósticos de todos os tempos que a iniciação não é algo que possa ser comprado. A iniciação é algo que o Espírito recebe nos templos dos mundos superiores como fruto dos trabalhos que realiza em conjunto com a Alma para a sua Realização íntima. Estes trabalhos se realizam aqui mesmo, na vida ordinária e comum, eliminando nossos defeitos psicológicos, transmutando as energias criadoras e amando a humanidade.

    Este ponto deve ficar bem claro.

    Trata-se de um conjunto de críticas semelhante às que Jesus fez em relação aos escribas, fariseus e doutores da lei, e que estão registradas nos Quatro Evangelho do Cristianismo. Jesus os critica duramente, assim como fez Samael Aun Weor, e assim como fizeram muitos outros Mestres, pois a missão de um Mestre não é apenas indicar o caminho que conduz à Luz, mas também alertar sobre o caminho que conduz às Trevas.

    Assim sendo, é importante que se diga que estas afirmações/críticas de Samael Aun Weor não fazem do Gnosticismo uma “ideologia que fala mal das outras ideologias”. Pelo contrário, o Gnosticismo se fundamenta na Gnosis, o fenômeno de conhecimento direto, experimental e mística que a Alma tem do Espírito, sua origem, para que assim escape das ilusões e do sofrimento. E nas palavras do próprio Samael Aun Weor, “a Gnosis é a chama de onde surgem todas as religiões, filosofias, escolas”, e “todas as religiões são pérolas unidas no colar da divindade”.

    Esclarecer quais são as práticas e posturas que levam a Alma ao distanciamento do Espírito não é um delito.

    Jesus não cometeu delito ao apontar a hipocrisia e o perjuro dos doutores da lei, dos fariseus e dos escribas. Na época sim, foi considerado um criminoso, mas é isso que acontece com todo aquele que diz a Verdade.

    Não é demais concluir esta minha reflexão afirmando que as críticas feitas por Samael Aun Weor às práticas da AMORC não justificam, em nenhuma hipótese, a propagação de uma cultura de rivalidade entre filosofias. Críticas são apreciações racionais, e não emocionais. Assim devemos recebê-las.

    Mais uma vez obrigado pela sua mensagem.

    Espero ter colaborado com o entendimento desta questão.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

    #12062
    renatakavinne123
    Participante

    BOM DIA!!

    COMO NUNCA FUI MEMBRO ROSACRUZ NÃO POSSO AFIRMAR SE TEM MAGIA NEGRA OU NÃO,E ACREDITO QUE SOMENTE AS PESSOAS QUE LÁ ESTÃO PODEM DIZER ISSO COM PROPRIEDADE. E COMO JÁ DISSE ANTES, TENHO CERTEZA QUE PESSOAS DE MINHA CONFIANÇA NÃO PERMANECERIAM LÁ PELO FATO DE TEREM CRENÇAS DE QUE O MAL NÃO LEVA A LUGAR NENHUM, CERTO?! EXISTE A LEI DO RETORNO QUE É UM PRINCÍPIO NATURAL BÁSICO. VC COLHE O QUE PLANTA. SE PLANTAR O MAL, VAI COLHER O MAL E SE PLANTAR O BEM, VAI COLHER O BEM. A RECÍPROCA É VERDADEIRA.
    VEJO PESSOAS QUE LA´FREQUENTAM COM SAÚDE, PAZ E PROSPERIDADE, COM ALGUMAS MAZELAS DA VIDA, QUE CLARO, SÃO SERES HUMANOS, AFINAL, QUAL SER HUMANO QUE NÃO TEM ALGUMA MAZELA?! SE NÃO TIVESSE, JÁ TERIAM PARTIDO PARA OUTRA DIMENSÃO ESPIRITUAL E NÃO PRECISARIAM ESTAR AQUI PARA APRENDER. ENTÃO SERÁ QUE ESSAS PESSOAS PRATICAM MAGIA NEGRA?? MEU CARO, SEI QUE SÓ O FATO DE VOCÊ PENSAR MAL, FALAR MAL E DESEJAR O MAL A ALGUÉM, DE FORMA CONSCIENTE OU INCONSCIENTE, JÁ É UMA MAGIA NEGRA PODEROSA E NEM PRECISA ESTAR NA ROSACRUZ. NÓS MESMO ÁS VEZES FAZEMOS ISSO, E MUITAS VEZES SEM SER INTENCIONAL, PORTANTO FICO PREOCUPADA SIM COM ALGUNS DISCURSOS.
    COMO JÁ DISSE ANTES, ESTOU COMEÇANDO AGORA NOS ESTUDOS DA GNOSIS, E SE ME INTERESSAR, VOU ESTUDAR OS LIVROS AOS POUCOS DO SAMAEL PARA TENTAR ENTENDER O QUE ELE QUER DIZER, MAS COMO SOU UMA PESSOA DE MENTE ABERTA, NÃO FICO COM PRECONCEITO SOBRE AS FILOSOFIAS E RELIGIÕES DE MODO GERAL, EU PROCURO ENTENDER O QUE É PASSADO E PRATICAR PARA TIRAR MINHAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES E VOU SABER FILTRAR SE É MAGIA NEGRA OU NÃO, PORQUE MAGIA NEGRA NÃO É POSITIVO E O MEU ÍNTIMO SER SABE DISSO.
    AS RELIGIÕES, FILOSOFIAS, DOUTRINAS, ESCOLAS INICIÁTICAS NÃO PRECISAM MENCIONAR OUTRAS CRITICANDO-AS PARA SE MANTEREM COMO ABSOLUTAS. NA HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES AS RELIGIÕES SURGIRAM, ALGUMAS DECAÍRAM E OUTRAS SE MANTIVERAM. CADA UMA TEM A SUA IMPORTÂNCIA, CADA UMA TEM A SUA MISSÃO.
    O MEU OBJETIVO AQUI NÃO É IMPOR O QUE EU PENSO, E SIM APENAS DEBATER.
    AGRADEÇO TAMBÉM PELA SUA MENSAGEM.
    ABRAÇOS FRATERNOS.

    RENATA

    #12063
    Giordano Cimadon
    Moderador

    Renata,

    Muito obrigado pela sua mensagem.

    Penso ter deixado clara a questão do que seja magia negra na visão do Gnosticismo.

    Entretanto, falta dizer algumas coisas:

    – Não queremos convencer ninguém de nada. Não queremos que as pessoas pensem como nós apenas porque afirmamos esta ou aquela ideia. Sua decisão de estudar e investigar antes de formar conceitos é, em nossa visão, uma atitude muito inteligente, digna de ser imitada pelos gnósticos.

    – Não estamos fazendo julgamentos das pessoas que você conhece e em quem deposita sua confiança, não nos atreveríamos a isso porque não as conhecemos e porque não confundimos questões filosóficas com questões pessoais.

    – estamos de acordo contigo quando diz que pensar mal, falar mal e desejar o mal para alguém já é um ato de magia negra, e vamos além para afirmar que isso está em total sintonia com o que o Gnosticismo afirma ser magia negra.

    Enfim, acredito que estamos de acordo.

    Bons estudos!

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

    #12064
    renatakavinne123
    Participante

    OLÁ, MAIS UMA VEZ!

    GOSTEI DE CONVERSAR COM VOCÊ! É UMA PESSOA ESCLARECIDA E QUE ESCUTA AS PESSOAS!
    OBRIGADA! VOU ESTUDAR SIM, E COM CERTEZA VOU TRAZER AS MINHAS DÚVIDAS!

    ABRAÇOS FRATERNOS!
    RENATA

    #12065
    Giordano Cimadon
    Moderador

    Renata,

    Estaremos sempre à disposição!

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

    #12173

    Sou Rosacruz (não ativo no momento) e posso afirmar que a AMORC é uma Instituição que prega o amor entre cada ser humano. Lá sequer discutimos sobre religião ou outras escolas dogmáticas pelo simples fato de que, acreditamos que a verdade não esteja num único local; frase dita por um pensador :””Toda verdade é relativa e essa é a única verdade absoluta”; e foi justamente por essa questão que fui estudar a Gnose – nunca houve um parecer contrário da Organização a se estudar outras escolas filosóficas ou dogmáticas. Creio eu, que em cada local encontramos uma parte que completa a outra e assim caminha a vida. Aprendi e aprendo muito na AMORC tal qual, aprendi e aprendo muito na GNOSE.

    Também, não gosto de criticar essa ou outra Instituição porque vai contra meus princípios (acima de tudo) e porque estamos recheados de exemplos mudo afora do quanto essas ações oneram um preço muito caro e que a humanidade vem pagando o preço. Se somos aquilo que pensamos acreditamos naquilo que pensamos também, e por acreditar no AMOR fico com ele e deixo que ele me conduza seja através da AMORC, da Gnose e porque não de ambas.

    Paz Inverencial e Paz Profunda

    #13415
    osvaldonc
    Participante

    Bom dia!
    É prazeroso e gratificante estar aqui. Sou ex estudante Rosa Cruz e tambem lá aprendi muito e parei os estudos por me sentir sozinho e não ter com quem dividir perguntas e angustias; naquele tempo internet era uma coisa muito inicial e esta facilidade de comunicação não existia. Conheci a GNOSIS acidentalmente e fui imediatamente capturado por identificar em seus ensinamentos o que sozinho ja pratico a muito tempo e compactuo com essas ideias.
    Espero que tenham paciência com este jovem (embora velho) aprendiz.
    Quero muito interagir e humildemente aprender com vocês. Elevar minha consciência e, algum dia, se conseguir esse privilégio, ver a face do criador.
    Muita paz e um fraterno abraço a todos.

    #13416

    Seja bem-vindo osvaldonc!

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.