Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

A Verdadeira ou Equivocada Humildade

Home Fóruns [FÓRUM] Psicologia Gnóstica A Verdadeira ou Equivocada Humildade

Marcado: ,

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #11935
    Igor Brito
    Membro

    Boa tarde.

    Estive refletindo nos últimos dias sobre a virtude da humildade e lembrei de uma senhora que sempre me fala sobre isso. Seu nome é Semirama (nome fictício) e segundo ela para ser humildes devemos nos humilhar para as pessoas ricas. Depois de sermos humilhados por um rico podemos ganhar uma recompensa, como uma quantia em dinheiro, um emprego ou algum bem material. Quanto mais humildes formos maior será a probabilidade de ganharmos alguma vantagem material. Dessa forma estaremos cultuando a virtude da humildade.

    Acho esse conceito um pouco equivocado, mas gostaria de sber o posicionamento da SGI sobre este caso. E também saber como seria a verdadeira humildade?

    #12005
    Giordano Cimadon
    Moderador

    Olá Igor,

    Estamos de acordo contigo; o conceito está equivocado.

    Aquele que se humilha querendo obter vantagens materiais o faz movido pela COBIÇA, e este defeito psicológico lhe trará apenas mais e mais miséria, jamais abundância. Além disso, aquele que pretende ser humilde, mas o faz com objetivos egoístas, jamais pode ser humilde de verdade.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

    #12013
    Vivaldi Cunha Filho
    Participante

    Olá a todos.

    Querendo ensaiar a participação neste fórum venho postar um pequeno comentário sobre esta questão: há uma grande distância entre Humildade (uma Virtude) e humilhação, que não passa de uma ação nefasta do ego. Humildade consiste na aceitação das condições da vida tal como elas se apresentam, o que pode ocorrer mesmo em condições bastante favoráveis.
    Abraço fraterno,
    Vivaldi.

    #12015
    Giordano Cimadon
    Moderador

    Querido Vivaldi,

    Obrigado pela sua participação e pela excelente reflexão a respeito do tema!

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

    #13407
    lucasmoniz
    Participante

    Neste caso cabe ao “rico” o fato de tentar ser humilde perante alguém que se humilha. Acredito que o que possa ser entendido seria a questão da servidão como humildade, servindo ao próximo independente de bens materiais e de algum retorno.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.