Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

48 Leis que regem a Terceira Dimensão

Home Fóruns [FÓRUM] Outras Escolas 48 Leis que regem a Terceira Dimensão

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Alexandre Rodrigues da Conceição 3 anos, 1 mês atrás.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12022

    boa noite, giordano!

    estava lendo sobre as leis que regem cada nível de consciência. aqui na terra, terceira dimensão, estamos regidos por 48 leis, certo? qual seriam elas?

    procurei na internet mas so achei o livro “48 leis de poder”, um livro maquiavélico horroroso! nada a ver com o que buscamos. vc sabe me esclarecer?

    muito grata!

    paz inverencial!

    abraços!

    #12023

    Giordano Cimadon
    Moderador

    Oi Monnica, tudo bem?

    Excelente pergunta, a grande maioria dos estudantes gnósticos já se fez esse questionamento.

    Quando se fala em “48 Leis”, é necessário compreender que esta ideia está inserida em uma Cosmologia Esotérica, e que ela não se refere a 48 Leis que podem ser enumeradas, identificadas e relacionadas com Leis como as Leis da Física/Química (Gravitação Universal, Três Leis do Movimento, Leis da Eletrólise, e outras), ou como as Leis Espirituais, (Eterno Retorno, Lei do Três, Leis do Sete, e outras).

    A ideia das “48 Leis” faz parte do esquema cosmológico esotérico do Raio da Criação, um diagrama que representa o lugar que a Terra e a Alma Humana ocupam no Universo, ajudando na compreensão dos esforços que precisamos realizar para que possamos realizar a Grande Obra. Este esquema foi criado por G. I. Gurdjieff com oito níveis, e o Mestre Samael expandiu este modelo para sete níveis, ou Sete Ordens de Mundos, sendo que a última Ordem (abaixo identificada como sendo correspondente aos Infernos) está estratificada em 9 subníveis.

    1. Absoluto (1 Lei)
    2. Todos os Mundos (3 Leis)
    3. Todos os Sóis (6 Leis)
    4. O Sol (12 Leis)
    5. Todos os Planetas (24 Leis)
    6. Terra (48 Leis)
    7. Infernos (96 Leis)

    Os subníveis em que se estratifica a Sétima Ordem de Mundos são regidos por 96 a 864 Leis. São os Mundos Inferiores, para onde vão os fragmentos da Alma que não se livrou dos Eus Psicológicos.

    Em suma, este esquema serve pra gente ver e compreender que quanto mais longe estamos do Absoluto (de Deus como fonte de nossa Chispa Divina, de nosso Ser), maior o número de Leis que nos governam. Quanto mais longe de Deus, mais Leis nos governam e mais mecânica é a nossa vida, mais estamos sujeitos à inconsciência. Este mesmo esquema, quando associado à proposta do Grande Arcano, indica que se queremos escapar desta mecanicidade devemos criar o corpo astral (com o qual podemos nos mover conscientemente no mundo de 24 Leis, menos mecânico), em seguida o corpo mental (com o qual podemos nos mover conscientemente no mundo de 12 Leis, menos mecânico ainda) e depois o criar o corpo causal (com o qual podemos nos mover conscientemente no mundo de 6 Leis, muito menos mecânico). Em seguida, podemos encarnar as 3 Leis (a Mãe kundalini, o Cristo e o Pai).

    Então, este é um modelo matemático que explica nosso distanciamento da divindade. Como fala em Leis, pensamos que se tratam de Leis que podem ser identificadas e listadas. Mas não há nenhuma correlação necessária. Houve até quem escrevesse um livro a esse respeito, e não é o livro que você cita (As 48 Leis do Poder). O livro ao qual me refiro se chama “Leyes de Dioses, Mundos, Hombres y Bestias”, é de autoria de Ernesto Barón, mas no nosso ponto de vista é um livro que se equivoca porque esquece da natureza esotérica da cosmologia do Raio da Criação.

    É isso Monnica, obrigado pela sua pergunta!

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

    #12039

    Muito bom!!

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.