fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

17 abr 2012

Palestra: O Esoterismo Moderno e Contemporâneo

As principais características do Iluminismo, movimento inspirado pelo humanismo dos artistas e pensadores renascentistas, influenciaram não só a cultura, a política, a ciência e a economia, mas também as formas religiosas e a maneira como as novas correntes e escolas esotéricas apresentaram em suas versões atualizadas a prisca teologia das místicos de todas as épocas.

Neste momento acontece a divisão da tradição esotérica ocidental em dois grandes ramos. O primeiro é a Teosofia, que enfatiza os conhecimentos esotéricos orientais, e o segundo é o Ocultismo, que mantém e expande as ciências herméticas ocidental. Mesmo utilizando elementos simbólicos e doutrinários distintos, ambas as linhagens se apoiam nos mesmos fundamentos esotéricos.

Assim, a perspectiva gnóstica e hermética segue seu curso entrando no mundo contemporâneo, marcado pelo individualismo, pela subjetividade e pela democracia. Estes elementos, em conjunto com a fragmentação das principais correntes do período anterior, como a Maçonaria, o Rosacrucianismo, o Espiritismo, o Espiritualismo, a Teosofia e o Ocultismo, dão origem à forma como o esoterismo contemporâneo se apresenta.

Múltiplas linhagens de iogues e budistas agrupam cada vez mais adeptos ao longo do século, preenchendo um espaço deixado pela rigidez e pela obsolescência dos dogmas afirmados pelas instituições cristãs. Através da integração mundial favorecida pela globalização, em diversas partes do planeta é possível encontrar a reintegração de princípios místicos orientais com práticas ocultistas e herméticas ocidentais mais tradicionais.

Esta palestra faz parte de um Ciclo de Conferências sobre o Gnosticismo e a Tradição Esotérica Ocidental, que está sendo realizado na UNIPAZ Paraná. Você pode conferir as informações gerais sobre este Ciclo clicando no artigo sobre o Gnosticismo e a Tradição Esotérica Ocidental ou na página do evento no Facebook.

Nela serão abordados os elementos herméticos presentes nas manifestações esotéricas durante o século XX, quando a integração das nações e das culturas determinou a formação de um um esoterismo múltiplo e extremamente diverso, cujos grupos representantes são marcados por uma independência doutrinária muito parecida com a do Gnosticismo dos primeiros séculos.

Informações essenciais sobre o evento:

DATA: 23 de abril de 2012 (segunda-feira).
HORÁRIO: início às 19:30h e término às 21:00h.
LOCAL: UNIPAZ Paraná.
ENDEREÇO: Rua Prudente de Moraes, 327 (mapa).
PROFESSOR: Giordano Cimadon.
TELEFONE: (41) 3027-6722 ou (41) 3018-0223.
ENTRADA FRANCA.

Deixe um Comentário