fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

O Evangelho de Judas (Documentário)

12 set 2007

O Evangelho de Judas (Documentário)

O Evangelho de Judas é um Evangelho Gnóstico que contém importantes conversas entre Jesus e seu discípulo Judas Iscariotes. Descoberto em 1970 no deserto do Egito, o Evangelho de Judas foi escrito antes do século II e traz uma nova visão deste discípulo de Jesus e também da Doutrina Cristã Primitiva.

Ao contrário dos evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João), que apresentam Judas como o traidor de Jesus que o entregou às autoridades para ser crucificado, este Evangelho mostra que as ações de Judas foram feitas seguindo instruções dadas pelo próprio Cristo.

Mais que isso, o Evangelho de Judas fornece indícios de que Jesus teria planejado o curso dos eventos que levaram à sua morte. Apenas Judas sabia deste plano, pois teria sido o único a conhecer a verdadeira palavra, ao contrário dos demais apóstolos. Para boa parte dos gnósticos antigos, o Corpo era uma espécie de prisão do Espírito. Desta forma, Judas teria apenas auxiliado a alma de Jesus a se libertar de suas restrições físicas.

Interessante para os gnósticos que desejam conhecer mais a respeito de suas raízes através de uma fonte que não seja de seus históricos opressores. Recomendado para os iniciantes da Gnosis, já que apresenta, ainda que de forma breve e superficial, alguns dos principais conceitos da Teologia Gnóstica.

Este documentário é fruto do esforço de uma equipe internacional de cientistas e especialistas, que trabalharam durante muitos anos para autenticar, conservar e traduzir o texto original, recebendo o apoio da Fundação Maecenas de Arte Antiga e o Instituto Waitt para Descobertas Históricas.

Assista abaixo ao documentário completo:
(dublado)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=1NE-Uuj_fM4]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=YgKlr1vZ4uk]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=m0-kGriHSK0]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mRSMs8M07os]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gYJibWuxXxk]

6 Respostas

  1. JETHRO

    Se alguém tiver algum contato com o (removido por solicitação do usuário) favor descrever estou a sua procura, serve e-mail, telefone, etc…

  2. Jofran Quadros

    Não querendo jogar ãgua fria na crença de ninguem, mas acho uma coisa gritante alguem querer afirmar, que por dá um sentido em uma passagem da bíblia que Jesus Cristo já tinha seu destino traçado e que Judas era apenas um contribuinte desse processo, não imaginam os crentes desse desfecho que não precisaria Judas ter aceitado moedas para entregar Jesus ou beija-lo para identificar, já que Jesus era conhecido pelos que iriam julga-lo, ou mesmo o fato das moedas queimarem suas mãos e em seguida seu enforcamento. Me desculpem mas acho tudo isso loucura, eu ainda estou vivo e não senti a força descumunal e destruidora do hérculobus previsto para 29 de junho de 1999, por Samael e Robalu.

  3. Rogério

    Este documentário é raro de se encontrar na internet, pena que a primeira parte não está no ar, mas mesmo assim,é um achado precioso ! Seria interessante baixá-los e disponibiliza-los via Google Drive antes que censurem e deletem os videos neste site, acredito que o primeiro video já foi censurado pelo Youtube,o que é uma lástima. Eu já tinha visto em espanhol… O Samael, por mais boa vontade que tinha, sucumbiu ao seu próprio ego; o ser humano é falível, é inevitável cometer-se erros nesta vida e neste mundo, ele foi apenas um lutador como todos nós na batalha inglória da existencia. A Gnose do Samael tem trechos de contradições e paradoxos, batendo de frente com alguns preceitos da Gnose dos primórdios, em algumas obras ele refuta o Demiurgo mas em outras ele diz que o ama e está a seu serviço, fez uma salada confusa de preceitos gnósticos.Porém, Samael tem alguns ponto positivos, o de difundir a gnose, mesmo que truncada, no continente sul americano para os temos modernos.Sobre Hercólubus e Rabolu, Hercólubus existe mas o Rabolu errou como errou Samael e erramos todos nós, o ser humano parece que nasceu para errar e tentar consertar seus erros….quando dá tempo…

  4. Joao Danilo Stegel Junior

    Algum tempo atrás já havia me perguntado sobre isto, mas por achar ofensivo não me manisfestei. Se Cristo sábia qual seria seu fim e mesmo assim seguiu sua jornada até o calvário, ciente de sua morte, então ele não comete suicídio?

Deixe um Comentário